PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Wander Galvão Lopes Fernandes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fundamentos Sócio Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I |
0-19431 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Emergência e institucionalização do serviço social no Brasil de 1930 a 1950. Serviço social do pós- guerra ao início dos anos de 1980. Movimento de reconceituação na América Latina e no Brasil. Modernização do serviço social brasileiro: as propostas de Araxá e Teresópolis. Expressões da questão social, demandas e respostas profissionais da época. |
OBJETIVO GERAL |
Construir junto ao acadêmico a compreensão sobre os processos sócio históricos que ocorreram entre os anos de 1930 a 1950 e o comportamento do Serviço Social no seu desenvolvimento teórico-metodológico. Além do processo e as interfaces do Movimento de Reconceituação na América Latina e no Brasil. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Oportunizar ao aluno condições para a compreensão da trajetória histórica da profissão nos contextos brasileiro e latino-americano; - Oferecer ao aluno elementos para a compreensão das diferentes propostas teórico-metodológicas do Serviço Social entre os anos de 1930 a 1950, bem como a trajetória do pós-guerra ao início da década de 1980; - Analisar coletivamente o processo de organização política da categoria profissional dos assistentes sociais correlacionando-a com os acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira da época; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
O debate sobre a institucionalização do serviço social no Brasil entre os anos de 1930 a 1950; |
20 |
2 |
• Movimento de Reconceituação na América Latina e Brasil; |
26 |
3 |
• A perspectiva marxista e as construções teórico-metodológicas do Serviço Social. |
20 |
4 |
Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte atividade complementar - Prática Extraclasse. |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
Estratégias:AEX, ARM, ET, SE, TG, TI, TIG. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. Habilidade (psicomotora) – organização e apresentação de trabalhos. |
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ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa. |
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OUTRAS |
Agilidade, Espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professore e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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|
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Avaliação I – Seminário Temático |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Estudo Dirigido |
1 |
x |
|
x |
1.0 |
A definir |
|
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||||
Prova Escrita |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação II – Seminário Temático |
2 |
x |
|
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Escrita |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Filme/Documentário e análise crítica |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento et al. Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social (contemporâneo). Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028852. |
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2 |
IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico - metodológica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 400 p. ISBN 978-85-249-1706-6. |
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3 |
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social: identidade e alienação. 16. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 165 p. ISBN 9788524903519 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BATISTONI, Maria Rosângela. O Movimento de Reconceituação no Brasil: O Projeto Profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais (1964-1980). Revista Em Pauta. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. |
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2 |
DURIGUETTO, Maria L.; REZENDE, Juliano Z. Movimentos Sociais e Serviço Social: a virada de 1979. In: Revista Temporalis, Ano 19, no 38, p. 11-23, jul/dez, 2019. |
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3 |
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 13a ed. São Paulo: Cortez Editora, p. 127-275, 2009. |
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4 |
PADRÓS, Enrique Serra. América Latina: Ditaduras, segurança nacional e terror de Estado. História & Lutas de classes. N. 4. 2017. América Latina Contemporânea. |
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5 |
YAZBEK, Maria Carmelita. Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos e as Tendências Contemporâneas no Serviço Social. GUERRA, Yolanda et al. (Orgs.). Serviço Social e seus fundamentos: conhecimento e crítica, Campinas: Papel Social, p. 47-84, 2018. |
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obs: As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). |
Para a atenticação do plano de ensino |
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