PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Anne Caroline da Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Fenomenológica |
0-20228 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Contexto histórico e filosófico da fenomenologia. Pensadores, conceitos e contribuições para a área da psicologia. Psicologias fenomenológicas: psicologia humanista, psicologia existencialista, psicodrama, Gestalt terapia, Daseinsanalyse. |
OBJETIVO GERAL |
Avaliar contribuições da história, método e conhecimento da Fenomenologia junto à Psicologia |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Caracterizar o desenvolvimento da Fenomenologia considerando seus determinantes históricos, sociais e científicos; Examinar os principais conceitos, métodos de intervenção e produção de conhecimento da Psicologia a partir da Fenomenologia, considerando seus principais pensadores; Analisar tendências atuais de intervenção e pesquisa em Psicologia a partir da Fenomenologia; Avaliar os cuidados éticos na atuação profissional a partir do conhecimento produzido em Psicologia na perspectiva Fenomenológica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Contexto histórico e filosófico da Fenomenologia |
10 |
2 |
Pensadores, conceitos e contribuições para a área da Psicologia: |
18 |
3 |
Psicologias Fenomenológicas: |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Entrevista Fenomenológica: Filme se Enlouquecer não se apaixone |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EF – Entrevista fenomenológica. MAC - Mapeamento Conceitual; SE – Seminário; SP – Semana da Psicologia. SI – Seminário Inclusão MC- Mostra Cientifica |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da psicologia da saúde; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados. |
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HABILIDADES |
Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas e nos campos de prática; Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à Psicologia Fenomenológica. Aplicação coerente e efetiva do método fenomenológico. Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa. |
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ATITUDES |
Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E, também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades. |
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OUTRAS |
Trabalhos que forem totais ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
16/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 1 – Prova |
1 |
x |
x |
x |
3.0 |
06/05/2025 |
x |
20/05/2025 |
||||
Avaliação 2- Entrevista Fenomenológica |
2 |
x |
x |
x |
2.5 |
27/05/2025 |
x |
10/06/2025 |
||||
Avaliação 3 – Seminário de discussão casos |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
24/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 4 – Atividades realizadas durante o semestre em sala |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
24/06/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CERBONE, David R. Fenomenologia. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 292p. ISBN 9788532643742. |
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2 |
GOTO, Tommy Akira. Introdução à psicologia fenomenológica: a nova psicologia de Edmund Husserl. São Paulo: Paulus, 2009. 254p. ISBN 9788534929042 |
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3 |
PEIXOTO, Adão José. Fenomenologia: diálogos possíveis. Goiânia: PUC -Goiás, 2011. 215p. ISBN 9788575165102 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
AUGRAS, Monique. O ser da compreensão: fenomenologia da situação de psicodiagnóstico. 13.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. 96 p. ISBN 9788532608857 |
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2 |
BACELLAR, Anita. A psicologia humanista na prática: reflexões sobre a abordagem centrada na pessoa. Palhoça: UNISUL, 2009. 233p. ISBN 9788586870903 |
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3 |
BRUNS, Maria Alves de Toledo. Psicologia e fenomenologia: reflexões e perspectivas. Campinas: Alínea, 2007. 157p. ISBN 8575160613 |
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4 |
DEPRAZ, Natalie. Compreender Husserl. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. 127p. ISBN 142.7 |
|||||||||||
5 |
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. 3.ed. São Paulo: Loyola editora, 2012. 247p. ISBN 9788515029013 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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