PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Estela Maris Camargo Bernardelli |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicopatologia da Infância e Adolescência |
0-20225 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Perspectivas teórico-clínicas da infância e adolescência. Critérios de (a)normalidade na infância e adolescência. Avaliação clínica e psicopatológica. Quadros clínicos da infância e adolescência. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os quadros clínicos da infância e adolescência a partir das diferentes perspectivas teóricas, critérios de (a)normalidade e de avaliação psicopatológica de forma articulada com o perfil profissiográfico do curso.. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar as principais perspectivas teórico-clínicas na compreensão da psicopatologia da infância e adolescência; - Conhecer critérios de (a)normalidade na infância e adolescência; - Compreender processos para realização de diagnóstico psicopatológico; - Identificar quadros clínicos da infância e adolescência |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
PERSPECTIVAS TEÓRICO-CLÍNICAS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA |
24 |
2 |
CRITÉRIOS DE NORMALIDADE: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA |
12 |
3 |
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOPATOLÓGICA |
20 |
4 |
QUADROS CLÍNICOS |
24 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: TIG - Unidade 1 EX – Unidade 3 SE – Unidade 4 |
Estratégias:AEX - aula expositiva TIG - trabalho integrado em grupo ED - estudo dirigido SE - Seminário EX - exercício de fixação |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os estudantes deverão ao final do semestre dominar recursos para identificar os diferentes tipos de patologia, critérios de normalidade e elaborar avaliação psicopatológica de acordo com os recursos instrumentais disponíveis. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Os estudantes serão avaliados por demonstrar conhecimento adquirido no semestre letivo através de situações problemas propostos em seminários, estudo dirigido, trabalho em grupo e avaliação integrativa. |
|||||||||||
ATITUDES |
O estudante deverá valorizar e respeitar o professor e os colegas no contexto da sala de aula, trabalhar em equipe e ter comprometimento e pontualidade na execução e entrega de diferentes atividades propostas pelo professor. |
|||||||||||
OUTRAS |
Considerando que para aprovação na disciplina o acadêmico deverá comprovar 75% de frequência, fica estabelecido que a aferição desta se dará através chamada pessoal realizada durante a realização da aula, com a sua imediata disponibilização no sistema. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
|
|
|
|
1.5 |
09/06/2025 |
|
|
||||
TIG -Trabalho integrado em grupo |
01 |
|
|
|
2.0 |
10/03/2025 |
|
|
||||
EX -exercício de fixação (casos clínicos) |
03 |
|
|
|
3.0 |
09/05/2025 |
x |
30/05/2025 |
||||
SE - Seminário (Transtornos mentais DSM -5) |
04 |
|
|
|
3.5 |
06/06/2025 |
x |
20/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DUMAS, Jean E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788536325644. |
|||||||||||
2 |
ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista. Psiquiatria da infância e da adolescência: casos clínicos. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582710302. |
|||||||||||
3 |
MANUAL diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM 5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p. ISBN 978-85-8271-088-3. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista; PADOVANI, Carolina Rabello. Neuropsicologia na infância e na adolescência: casos clínicos em psicopatologias. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555763263. |
|||||||||||
2 |
BASTOS, Claudio Lyra. Manual do exame psíquico: uma introdução prática à psicopatologia. 4. Rio de Janeiro: ThiemeBrazil, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788554652197 |
|||||||||||
3 |
DUMAS, Jean E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788536325644. |
|||||||||||
4 |
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: ArtMed, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788536307756. |
|||||||||||
5 |
WHITBOURNE, Susan Krauss; HALGIN, Richard P. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. ISBN 9788580554861. |
|||||||||||
obs: 1 - Será ignorado qualquer contato realizado com o professor por meio de redes sociais, ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a) exclusivamente via e-mail institucional (estela.bernardelli@uniplaclages.edu.br), ou diretamente com a secretaria acadêmica e/ou coordenação do curso. 2 - As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas pela Coordenação. Não será aceita justificativa fora da Resolução nº 619/2024 da Universidade. A presença será analisada todos os dias, ao término da aula, mediante chamada nominal a ser lançada simultaneamente no portal acadêmico. 3 - A aferição da presença será realizada pelo professor diretamente no portal acadêmico, no início ou final da aula. Acadêmicos(as) que não estiverem presentes no momento da chamada terão a falta registrada, independentemente do horário de entrada e/ou saída da sala de aula. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |