UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia de Grupos e Equipes - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia de Grupos e Equipes

0-20226

4

80


EMENTA

Concepções de grupos e equipes em teorias psicológicas. Processos grupais e dinâmicas de grupo.

Interação, organização e comunicação verbal e não verbal de grupos. Técnicas de intervenção do

psicólogo. Aspectos éticos nas técnicas grupais.


OBJETIVO GERAL

Caracterizar e avaliar processos grupais de acordo com os conceitos e princípios sobre funcionamento desses tipos de processos e projetar possíveis formas de intervenção para aperfeiçoamento desses processos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Avaliar definições sobre o que constitui dinâmica de grupo como fenômeno e técnica de trabalho em Psicologia; - Caracterizar a dinâmica dos processos de interação entre participantes em pequenos grupos; - Caracterizar as formas de organização, de comunicação verbal e não verbal de grupos pequenos; - Caracterizar funções, regras, procedimentos e complexidade modalidades de técnicas de dinâmica de grupo; - Avaliar funções, características, finalidades e possibilidades de uso de dinâmicas de grupo como instrumento de atuação do psicólogo em diferentes contextos; - Definir os principais conceitos envolvidos em dinâmicas de grupo e identificar os fenômenos correspondentes; - Especificar procedimentos básicos para lidar com os processos grupais comuns em dinâmica de grupo. - Refletir sobre os aspectos éticos nas técnicas grupais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

CONCEITOS EM DINÂMICA DE GRUPO E O PROCESSO GRUPAL
1.1 Fundamentos teóricos dos grupos
1.2 Concepções de grupo
1.3 Estrutura e composição dos grupos

12

2

COMPORTAMENTO INTRA E INTERGRUPAL
2.1 Vínculos
2.2 Resistência
2.3 Papéis
2.4 Liderança
2.5 Comunicação
2.6 Ansiedades
2.7 Mecanismos de defesa
2.8 Identificações
2.9 Insight
2.10 Elaboração

24

3

DINÂMICAS GRUPAIS – TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO DO
PSICÓLOGO
3.1 Grupos comunitários
3.2 Grupos na educação/escola
3.3 Grupos na saúde
3.4 Grupos em organizações de trabalho
3.5 Grupos nos esportes
3.6 Práticas de Dinâmica de Grupo (no decorrer disciplina)

28

4

ASPECTOS ÉTICOS NAS TÉCNICAS GRUPAIS (no decorrer
disciplina)

12

5

Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos
cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Construção de um
portfólio de dinâmicas aplicadas pelos colegas– 4h

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; ED - Estudo Dirigido; OG – Observação de grupo SE - Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; ET – estudo de texto; RE - relatórios.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação por meio de atividades em sala de aula, avaliação escrita, estudos dirigidos, elaboração e apresentação de trabalhos.

HABILIDADES

Serão avaliados os seguintes domínios: busca e uso do conhecimento científico, organização de trabalhos escritos, apresentação estruturada e articulada com a realidade estudada.

ATITUDES

Será avaliado a responsabilidade, senso crítico, investigativo, postura ética, respeito ao professor e aos colegas. Também a assiduidade, pontualidade, criatividade, interesse, autonomia.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa2

1,2,,3,4,5

x

x

x

1.5

09/06/2025

Avaliação 01 - Prova Objetiva discursiva.

1, 2, 3

x

x

x

2.0

03/04/2025

x

10/04/2025

Avaliação 02 - Palestra

3,4,5

x

x

x

1.5

08/05/2025

Avaliação 03- Portfólio

1,2,3,4,5

x

x

x

3.0

06/06/20225

x

12/06/2025

Avaliação 04 – Aplicação Dinâmica

5

x

x

x

2.0

20/02/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FERNANDES, Waldemar José; SVARTMAN, Betty; FERNANDES, Beatriz S. Grupos e configurações vinculares. Porto Alegre: Artmed, 2003. 303 p. ISBN 8536301139

2

MILITÃO, Albigenor; MILITÃO, Rose. S.O.S. dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, 2005. 176 p. ISBN 8573032391

3

SILVA FILHO, Luis Altenfelder. Doença mental , um tratamento possível: psicoterapia de grupo e psicodrama. São Paulo: Ágora, 2011. 303p. ISBN 9788571830684


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HALLAK, Rodrigo Telles Pires; CARVALHO, José Luis Felicio. Dinâmicas de grupo e gerenciamento de impressões: estudo sobre auto-apresentação na seleção de estagiários e trainees. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v.13, n.29 , p. 243-275, jan. 2011.

2

LIMA, Lauro de Oliveira. Dinâmicas de grupo na empresa, no lar e na escola: grupos de treinamento para a produtividade. Petrópolis: Vozes, 2005.

3

LOPES, Fellype Rodrigues Freitas; FIGUEIREDO, Adriana Maria de; COSTA, Ana Luiza LEITE; NASCIMENTO, Gustavo Ferreira do; SILVA, Lucas Leandro Araújo; NASCIMENTO, Renato Gomes de Souza. Experiência educativa com grupos de atenção à criança em Mariana-MG. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.1 sup. , p. 178-182, jan. 2012.

4

YALOM, Irvin D. Psicoterapia de grupo: teoria e prática. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

5

YOZO, Ronaldo Yudi. 100 Jogos para grupos: Uma abordagem psicodrámatica para empresas escolas e clínicas. 9.ed. São Paulo: Ágora, 1995.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática