PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Luciana Genuino Machado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia de Grupos e Equipes |
0-20226 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Concepções de grupos e equipes em teorias psicológicas. Processos grupais e dinâmicas de grupo. Interação, organização e comunicação verbal e não verbal de grupos. Técnicas de intervenção do psicólogo. Aspectos éticos nas técnicas grupais. |
OBJETIVO GERAL |
Caracterizar e avaliar processos grupais de acordo com os conceitos e princípios sobre funcionamento desses tipos de processos e projetar possíveis formas de intervenção para aperfeiçoamento desses processos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Avaliar definições sobre o que constitui dinâmica de grupo como fenômeno e técnica de trabalho em Psicologia; - Caracterizar a dinâmica dos processos de interação entre participantes em pequenos grupos; - Caracterizar as formas de organização, de comunicação verbal e não verbal de grupos pequenos; - Caracterizar funções, regras, procedimentos e complexidade modalidades de técnicas de dinâmica de grupo; - Avaliar funções, características, finalidades e possibilidades de uso de dinâmicas de grupo como instrumento de atuação do psicólogo em diferentes contextos; - Definir os principais conceitos envolvidos em dinâmicas de grupo e identificar os fenômenos correspondentes; - Especificar procedimentos básicos para lidar com os processos grupais comuns em dinâmica de grupo. - Refletir sobre os aspectos éticos nas técnicas grupais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
CONCEITOS EM DINÂMICA DE GRUPO E O PROCESSO GRUPAL |
12 |
2 |
COMPORTAMENTO INTRA E INTERGRUPAL |
24 |
3 |
DINÂMICAS GRUPAIS – TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO DO |
28 |
4 |
ASPECTOS ÉTICOS NAS TÉCNICAS GRUPAIS (no decorrer |
12 |
5 |
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; ED - Estudo Dirigido; OG – Observação de grupo SE - Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; ET – estudo de texto; RE - relatórios. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliação por meio de atividades em sala de aula, avaliação escrita, estudos dirigidos, elaboração e apresentação de trabalhos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão avaliados os seguintes domínios: busca e uso do conhecimento científico, organização de trabalhos escritos, apresentação estruturada e articulada com a realidade estudada. |
|||||||||||
ATITUDES |
Será avaliado a responsabilidade, senso crítico, investigativo, postura ética, respeito ao professor e aos colegas. Também a assiduidade, pontualidade, criatividade, interesse, autonomia. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa2 |
1,2,,3,4,5 |
x |
x |
x |
1.5 |
09/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01 - Prova Objetiva discursiva. |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
03/04/2025 |
x |
10/04/2025 |
||||
Avaliação 02 - Palestra |
3,4,5 |
x |
x |
x |
1.5 |
08/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação 03- Portfólio |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
3.0 |
06/06/20225 |
x |
12/06/2025 |
||||
Avaliação 04 – Aplicação Dinâmica |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
20/02/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FERNANDES, Waldemar José; SVARTMAN, Betty; FERNANDES, Beatriz S. Grupos e configurações vinculares. Porto Alegre: Artmed, 2003. 303 p. ISBN 8536301139 |
|||||||||||
2 |
MILITÃO, Albigenor; MILITÃO, Rose. S.O.S. dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, 2005. 176 p. ISBN 8573032391 |
|||||||||||
3 |
SILVA FILHO, Luis Altenfelder. Doença mental , um tratamento possível: psicoterapia de grupo e psicodrama. São Paulo: Ágora, 2011. 303p. ISBN 9788571830684 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HALLAK, Rodrigo Telles Pires; CARVALHO, José Luis Felicio. Dinâmicas de grupo e gerenciamento de impressões: estudo sobre auto-apresentação na seleção de estagiários e trainees. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v.13, n.29 , p. 243-275, jan. 2011. |
|||||||||||
2 |
LIMA, Lauro de Oliveira. Dinâmicas de grupo na empresa, no lar e na escola: grupos de treinamento para a produtividade. Petrópolis: Vozes, 2005. |
|||||||||||
3 |
LOPES, Fellype Rodrigues Freitas; FIGUEIREDO, Adriana Maria de; COSTA, Ana Luiza LEITE; NASCIMENTO, Gustavo Ferreira do; SILVA, Lucas Leandro Araújo; NASCIMENTO, Renato Gomes de Souza. Experiência educativa com grupos de atenção à criança em Mariana-MG. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.1 sup. , p. 178-182, jan. 2012. |
|||||||||||
4 |
YALOM, Irvin D. Psicoterapia de grupo: teoria e prática. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. |
|||||||||||
5 |
YOZO, Ronaldo Yudi. 100 Jogos para grupos: Uma abordagem psicodrámatica para empresas escolas e clínicas. 9.ed. São Paulo: Ágora, 1995. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |