UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicopatologia da Infância e Adolescência - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Estela Maris Camargo Bernardelli


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicopatologia da Infância e Adolescência

0-20225

4

80


EMENTA

Perspectivas teórico-clínicas da infância e adolescência. Critérios de (a)normalidade na infância e

adolescência. Avaliação clínica e psicopatológica. Quadros clínicos da infância e adolescência.

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Compreender os quadros clínicos da infância e adolescência a partir das diferentes perspectivas teóricas, critérios de (a)normalidade e de avaliação psicopatológica de forma articulada com o perfil profissiográfico do curso..

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as principais perspectivas teórico-clínicas na compreensão da psicopatologia da infância e adolescência; - Conhecer critérios de (a)normalidade na infância e adolescência; - Compreender processos para realização de diagnóstico psicopatológico; - Identificar quadros clínicos da infância e adolescência


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

PERSPECTIVAS TEÓRICO-CLÍNICAS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
1.1 Fundamentos históricos e o processo evolutivo na compreensão da infância e adolescência
1.2 Psicopatologias da infância e adolescência em diferentes perspectivas teórico-clínicas

24

2

CRITÉRIOS DE NORMALIDADE: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
2.1 Delimitação e critérios do normal e patológico

12

3

AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOPATOLÓGICA
3.1 Princípios gerais do diagnóstico psicopatológico
3.2 Avaliação psicopatológica – entrevista psicológica, de anamnese, entrevista com os pais, entrevista lúdica diagnóstica
3.3 O exame do estado mental

20

4

QUADROS CLÍNICOS
4.1 Nosologia psiquiátrica
4.2 Características clínicas dos transtornos mentais: transtornos do neurodesenvolvimento, espectro da esquizofrenia, transtornos depressivos e bipolaridade, transtornos de ansiedade, traumas e estressores, obsessivos compulsivos, transtornos alimentares, somáticos, de eliminação, disforia de gênero, disruptivo, de controle dos impulsos e da conduta, abuso e negligência infantil, suicídio e autolesão

24

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: TIG - Unidade 1 EX – Unidade 3 SE – Unidade 4


Estratégias:AEX - aula expositiva TIG - trabalho integrado em grupo ED - estudo dirigido SE - Seminário EX - exercício de fixação


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os estudantes deverão ao final do semestre dominar recursos para identificar os diferentes tipos de patologia, critérios de normalidade e elaborar avaliação psicopatológica de acordo com os recursos instrumentais disponíveis.

HABILIDADES

Os estudantes serão avaliados por demonstrar conhecimento adquirido no semestre letivo através de situações problemas propostos em seminários, estudo dirigido, trabalho em grupo e avaliação integrativa.

ATITUDES

O estudante deverá valorizar e respeitar o professor e os colegas no contexto da sala de aula, trabalhar em equipe e ter comprometimento e pontualidade na execução e entrega de diferentes atividades propostas pelo professor.

OUTRAS

Considerando que para aprovação na disciplina o acadêmico deverá comprovar 75% de frequência, fica estabelecido que a aferição desta se dará através chamada pessoal realizada durante a realização da aula, com a sua imediata disponibilização no sistema.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

1.5

09/06/2025

TIG -Trabalho integrado em grupo

01

2.0

10/03/2025

EX -exercício de fixação (casos clínicos)

03

3.0

09/05/2025

x

30/05/2025

SE - Seminário (Transtornos mentais DSM -5)

04

3.5

06/06/2025

x

20/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DUMAS, Jean E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788536325644.

2

ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista. Psiquiatria da infância e da adolescência: casos clínicos. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582710302.

3

MANUAL diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM 5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p. ISBN 978-85-8271-088-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista; PADOVANI, Carolina Rabello. Neuropsicologia na infância e na adolescência: casos clínicos em psicopatologias. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555763263.

2

BASTOS, Claudio Lyra. Manual do exame psíquico: uma introdução prática à psicopatologia. 4. Rio de Janeiro: ThiemeBrazil, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788554652197

3

DUMAS, Jean E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788536325644.

4

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: ArtMed, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788536307756.

5

WHITBOURNE, Susan Krauss; HALGIN, Richard P. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. ISBN 9788580554861.

obs: 1 - Será ignorado qualquer contato realizado com o professor por meio de redes sociais, ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a) exclusivamente via e-mail institucional (estela.bernardelli@uniplaclages.edu.br), ou diretamente com a secretaria acadêmica e/ou coordenação do curso. 2 - As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas pela Coordenação. Não será aceita justificativa fora da Resolução nº 619/2024 da Universidade. A presença será analisada todos os dias, ao término da aula, mediante chamada nominal a ser lançada simultaneamente no portal acadêmico. 3 - A aferição da presença será realizada pelo professor diretamente no portal acadêmico, no início ou final da aula. Acadêmicos(as) que não estiverem presentes no momento da chamada terão a falta registrada, independentemente do horário de entrada e/ou saída da sala de aula.

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