UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Técnicas de Entrevista e Psicodiagnóstico - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Priscila Schneider


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Técnicas de Entrevista e Psicodiagnóstico

0-20224

4

80


EMENTA

Entrevista como método de coleta de dados. Processo psicodiagnóstico. Técnicas e instrumentos

no contexto do diagnóstico psicológico. Triagem e avaliação psicológica de crianças, adolescentes,

adultos e idosos. Ética no processo psicodiagnóstico. Relatório de avaliação psicológica,

devolutiva e registro documental. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com

o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Identificar e aplicar diferentes tipos de entrevistas, técnicas e instrumentos de modo coerente e ético, a fim de construir e fornecer diagnóstico psicológico a quem de direito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Caracterizar, planejar, estruturar, realizar e avaliar diferentes tipos de entrevistas, a fim de coletar dados especialmente para triagem e psicodiagnóstico; Caracterizar, planejar e realizar psicodiagnóstico e indicar condutas terapêuticas adequadas a cada caso; Discriminar e aplicar técnicas e instrumentos no contexto do psicodiagnóstico psicológico; Realizar triagem e psicodiagnóstico de crianças, adolescentes, adultos e idosos; Aplicar as diretrizes éticas no processo de entrevista e psicodiagnóstico; Elaborar documentos resultantes de avaliação psicológica, em conformidade com os modelos técnicos e princípios éticos estabelecidos junto ao Conselho Federal de Psicologia.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Entrevista como método de coleta de dados

- Tipos de entrevista, seus objetivos e estrutura, indicações e contraindicações
- Atitudes do entrevistador e cuidados éticos
- Técnicas de entrevista em diferentes contextos de avaliação e intervenção psicológica

16

2

Processo psicodiagnóstico

- Fundamentos do psicodiagnóstico;
- Caracterização do processo psicodiagnóstico;
- “Queixa”, “problema”, “demanda” e necessidades de avaliação de pacientes;
- Etapas da realização do psicodiagnóstico.

16

3

Técnicas e instrumentos no contexto do diagnóstico psicológico

- Os testes e as técnicas objetivas e projetivas;
- Recursos e procedimentos clínicos do processo psicodiagnóstico;
- Critérios para escolha dos instrumentos coerentes com o processo psicodiagnóstico em cada caso.

12

4

Triagem e avaliação psicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos

- Especificidades da triagem e avaliação psicológica de crianças e adolescentes;
- Especificidades da triagem e avaliação psicológica de adultos e de idosos.

12

5

Ética no processo psicodiagnóstico

- A relação psicólogo-cliente no processo psicodiagnóstico;
- Cuidados éticos fundamentais no psicodiagnóstico;
- Princípios e normas éticas estabelecidas em resoluções do Conselho Federal de Psicologia relacionadas a entrevista e ao psicodiagnóstico.

12

6

Registro documental, devolutiva e documentos psicológicos
- Registro documental;
- O término do processo psicodiagnóstico e a devolutiva;
- Atestado e Laudo Psicológico;
- Relatório Psicológico¬¬;
- Declaração e Parecer.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação na Semana da Psicologia; Estudo de Textos; Construção de estudos de caso e laudo.


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação no local de estágio; OR – Orientações dos grupos de estágio; SE- Seminário sobre atividades de estágio; Trabalho em grupo; SI – Simulação; DG – Dinâmica de Grupo; EM - Estudo com auxílio de mídias (vídeos ou filmes).


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca das técnicas de entrevista e psicodiagnóstico; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados.

HABILIDADES

Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas e nos campos de prática; Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à construção das técnicas de entrevista e psicodiagnóstico. Observações consistentes dos processos psicológicos em foco. Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa.

ATITUDES

Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. A não citação e indicação de referências bibliográficas nos trabalhos acadêmicos caracteriza plágio. As normas para apresentação de trabalhos acadêmicos nessa disciplina é ABNT.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5,6

x

x

x

1.5

11/06/2025

Entrevista (simulação)

1

x

x

x

2.0

05/03/2025

Estudo de caso 1

2,3,5

x

x

x

2.0

16/04/2025

x

30/04/2025

Estudo de caso II

4,5,6

x

x

x

21/05/2025

x

04/06/2025

Prova

5,6

x

x

x

2.0

18/06/2025

participação, compromisso e ética das atividades teórico-práticas

1,2,3,4,5,6

x

x

x

0.5

25/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico -V. 5.ed.rev. e ampl. São Paulo: Artmed, 2003. 677 p. ISBN 8573077220

2

HUTZ, Claudio Simon et al. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed, 2016. 1 recurso online. (Avaliação psicológica). ISBN 9788582713129.

3

COSTA, Gleison Gomes da et al. Técnica de entrevista e aconselhamento psicológico. Porto Alegre: SAGAH, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786556903460.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BLEGER, José; MORAES, Rita Maria. Temas de psicologia: entrevista e grupos. 2.ed. 3.tir. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 137 p. (Psicologia e pedagogia) ISBN 8533608772

2

AFFONSO, Rosa Maria Lopes. Ludodiagnóstico: investigação clínica através dp brinquedo. Porto Alegre: Artmed, 2012. 269p. ISBN 9788536326955.

3

MACEDO, Mônica M. Kother; CARRASCO, Leanira Kesseli. (Con)textos de entrevista: olhares diversos sobre a interação humana. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 285 p. ISBN 8573963816

4

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha Avaliação Psicológica. 3.ed. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. 2022.

5

ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. Recurso online.

obs:CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 31, de 15 de dezembro de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Estabelece diretrizes para realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, Regulamenta o sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 13, de 15 de junho de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 06, de 29 de março de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 12ª REGIÃO. Comissão de Orientação e Fiscalização. Elaboração de Documentos Psicológicos. Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019. AGOSTO/2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 30 de março de 2009. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 21 de julho de 2005. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CONSELHO DE PSICOLOGIA CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Prêmio Profissional: Avaliação Psicológica direcionada as Pessoas com Deficiência. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Revista Diálogos Ano 15 N° 10, de Maio de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha Avaliação Psicológica. 3ª Ed. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática