PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Glaucia Machado Moreira Domingues |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Princípios em Psicologia Clínica |
0-17567 |
9º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Surgimento da clínica. Psicologia clínica em diversos contextos. Método clínico de pesquisa e tratamento. Abordagens em Psicologia Clínica. |
OBJETIVO GERAL |
- Elaborar procedimentos de intervenção em processos psicoterapêuticos, fundamentados em conceitos, princípios e conhecimentos teóricos e práticos, visando a construção de uma base sólida para a prática clínica |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Descrever o surgimento da Psicologia Clínica - Compreender a Psicologia Clínica e possibilidades de atuação em diferentes contextos sociais e institucionais. - Identificar as abordagens psicoterápicas - Compreender método clínico de pesquisa e tratamento - Analisar as fases, objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica. - Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado à prática clínica - Empregar formas de registro em processos psicoterapêuticos |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Surgimento da Psicologia Clínica e possibilidades de atuação em diferentes contextos sociais e institucionais. |
12 |
2 |
Etapas do processo psicoterapêutico. |
4 |
3 |
Compreender método clínico de pesquisa e tratamento |
12 |
4 |
Objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica. |
8 |
5 |
Registro em processos psicoterapêuticos e condições éticas |
8 |
6 |
Compreender método clínico de pesquisa e tratamento |
8 |
7 |
Abordagens em Psicologia Clínica |
24 |
8 |
Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado à prática clínica |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Leitura dirigida - LD. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre o conhecimentos teóricos e práticos ligados as suas práticas clínicas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilizar na prática conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas; |
|||||||||||
OUTRAS |
Atividade Prática Extraclasse: visita técnica a clínica psicológica, além de observações a atendimentos clínicos no SE (Serviço escola). |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
todas |
x |
x |
x |
1.5 |
10/06/2025 |
|
|
||||
Atividade de estudo de caso |
todas |
x |
x |
x |
1.5 |
27/05/2025 |
x |
03/06/2025 |
||||
Apresentação Artigo |
|
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Mini Escrito |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
29/04/2025 |
|
|
||||
Referencial Teórico |
|
|
|
|
3.0 |
17/06/2025 |
|
|
||||
Seminário das Abordagens |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CORDIOLI, Aristides Volpato; GREVET, Eugenio Horacio (org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715284. |
|||||||||||
2 |
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Gestalt-terapia: refazendo um caminho. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1985. 140 p. ISBN 8532302246 |
|||||||||||
3 |
AGUIRRE ANTÚNEZ, Andrés Eduardo; SILVA, Nara Helena Lopes Pereira da. Consultas terapêuticas on-line na saúde mental. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555762327. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AFFONSO, Rosa Maria Lopes (org.). Ludodiagnóstico: investigação clínica através do brinquedo. Porto Alegre: ArtMed, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788536326962. |
|||||||||||
2 |
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico, v.5: edição revisada e ampliada. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536307787. |
|||||||||||
3 |
LIPP, Marilda E. Novaes. Psicoterapias breves: nos diferentes estágios evolutivos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. 273p. ISBN 9788580400038 |
|||||||||||
4 |
LUCCA, Fernando J. de. A estrutura da transformação: teoria, vivência e atitude em Gestalt-terapia à luz da sabedoria organística. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2012. 253p. ISBN 9788532308047 |
|||||||||||
5 |
MARRA, Marlene Magnabosco; COSTA, Liana Fortunato. Temas da clínica do adolescente e da família. São Paulo: Ágora, 2010. 239p. ISBN 9788571830691 |
|||||||||||
6 |
PAYÁ, Roberta. Intercâmbio das psicoterapias. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732130. |
|||||||||||
7 |
RIBEIRO, Jorge Ponciano. Conceito de mundo e de pessoa em gestalt-terapia: revisitando o caminho. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2011. 125p. ISBN 9788532307187 |
|||||||||||
8 |
WRIGHT, Jesse H et al. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715420. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |