PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Joseane de Oliveira Luz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Princípios em Psicologia Social e Comunitária |
0-17558 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Histórico, fundamentos e conceitos da psicologia social e comunitária no Brasil e América Latina. Pesquisa, diagnóstico e intervenções psicossociais em comunidade. Práticas e discursos contemporâneos da psicologia social e comunitária. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os principais fatores da história, princípios e aspectos metodológicos da Psicologia Social e Comunitária. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer conceitos da Psicologia Social e Comunitária para possibilitar a identificação dos fenômenos psicossociais nas relações individuo/grupo em diferentes contextos sociais, comunitários e institucionais; - Identificar e avaliar de forma crítica e reflexiva as possibilidades de atuação e intervenção profissional do psicólogo no âmbito social e comunitário; - Conhecer as práticas e discursos centrais e contemporâneos em Psicologia Social e Comunitária; - Investigar contribuições recentes da pesquisa em diferentes áreas para a atuação dos psicólogos sociais em processos comunitários; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I |
20 |
2 |
Unidade II |
20 |
3 |
Unidade III |
28 |
4 |
Unidade IV |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI n. 447, de 10/11/2020, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho Integrado e em Grupo (Seminários e Estudo de Caso); Estudo Dirigido (Mini Escrito). |
Estratégias:Aula Expositiva e Dialogada; Roda de Conversa; Trabalho de Grupo e Trabalho Individual; Recursos Audiovisuais; Estudos de caso; Estudo dirigido. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual dos tópicos centrais; capacidade de estabelecer relações e comparações sobre os conteúdos abordados; diálogo teórico-prático. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de trabalhar em grupo. Capacidade de sintetizar e refletir os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo. |
|||||||||||
ATITUDES |
Postura ética e comprometida com as atividades e com os pares. Frequência, pontualidade e participação nas aulas. Entrega das atividades propostas nos prazos estabelecidos. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 – Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.5 |
16/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação 2 – Mini Escritos |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
14/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação 3 - Seminários/Estudos de Casos |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
1.5 |
09/04/2025 |
|
|
||||
Avaliação 4 - Referencial Teórico do Relatório/Pré-Projeto |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
22/05/2025 |
x |
18/06/2025 |
||||
Avaliação 5 - Avaliação Escrita Objetiva individual (Prova) |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
05/06/2025 |
x |
28/05/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CAMPOS, Regina Helena de Freitas (org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 143 p. (Coleção psicologia social). ISBN 978-85-326-1644-9. |
|||||||||||
2 |
JACQUES, Maria da Graça Corrêa; STREY, Marlene Neves; BERNARDES, Nara Maria Guazzelli; GUARESCHI, Pedrinho A.; CARLOS, Sérgio Antônio; FONSECA, Tânia Galli. Psicologia social contemporânea: livro - texto. 8. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. 262 p. ISBN 8532679746 |
|||||||||||
3 |
LACERDA JUNIOR, Fernando; GUZZO, Raquel de Souza Lobo (orgs). Psicologia & Sociedade: interfaces no debate sobre a questão social. 1. Campinas Alinea 2011 ISBN 978-85-7516-391-7 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LANE, Sílvia Tatiana Maurer; SAWAIA, Bader Burihan. Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Educa, 1995. 168 p. ISBN 852830071 |
|||||||||||
2 |
NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção psicossocial: Aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010. 202p. ISBN 9788575853429. |
|||||||||||
3 |
PINCOLINI, Ana Maria Frachi. Psicologia que sobe morro e desce ladeira: vinhetas não(@p1) clínicas de atuação da psicologia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Curitiba: Appris, 2021. |
|||||||||||
4 |
ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006. |
|||||||||||
5 |
SAWAIA, Bader Burihan; FREITAS, Maria de Fátima Quintal de; GUARESCHI, Pedrinho A.; LANE, Sílvia Tatiana Maurer; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2002 |
|||||||||||
6 |
CRUZ, Lilian Rodrigues da; GUARESCHI, Neuza. O Psicólogo e as Políticas de assistência social. Petrópolis: Vozes, 2012. |
|||||||||||
7 |
ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas. 1 Ed. Curitiba, PR: CRV, 2014. |
|||||||||||
obs:1. Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. 2. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. 3. Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. 4. Outras bibliografias poderão ser indicadas ao longo do semestre. 5. Como instrumento didático pedagógico será construído coletivamente um Contrato Pedagógico da Turma. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |