PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Aline Batista Bernardi |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Princípios em Psicologia nas Organizações de Saúde |
0-17557 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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História e evolução do Sistem Único de Saúde e Psicologia Hospitalar. Níveis de complexidade de atenção em saúde. Equipe de saúde e interdisciplinaridade. Aspectos psicológicos do paciente em organizações de saúde, acompanhantes e familiares. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer e estabelecer os procedimentos para intervenção psicológica em processos de organizações de Saúde alinhados aos conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos em foco na intervenção a ser realizada. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer a evolução histórica e as principais contribuições da Psicologia em Organizações de Saúde tendo em vista o avanço na contribuição para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão. - Caracterizar os níveis de complexidade da atenção em saúde; - Observar e identificar fenômenos existentes no processo saúde-doença e na interação com o ambiente e pessoas, exercendo autonomia na forma de organização e adaptação através de suas interações; - Identificar e aplicar conceitos básicos, método de investigação, intervenção e recursos instrumentais apoiados na atuação ética e no cuidado da Psicologia. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceitos e contextualização da saúde e saúde mental no Brasil |
20 |
2 |
Psicologia da Saúde X Psicologia Hospitalar |
20 |
3 |
Psicologia na saúde: |
16 |
4 |
Processo saúde doença e as contribuições da intervenção da Psicologia: |
12 |
5 |
Questões éticas na Psicologia da Saúde: |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho Integrado e em Grupo Visitas Técnicas. |
Estratégias:Descrição das Estratégias: Aula expositiva dialogada; Atividades Práticas Extraclasse; Estudo de Caso; Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Mapeamento Conceitual; Palestra; Seminário; Trabalho em Grupo; Trabalho Integrado e em Grupo; e Trabalho Individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre os conhecimentos teóricos e práticos ligados às suas práticas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. |
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HABILIDADES |
Utilizar na prática conceitos sobre saúde mental, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. |
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ATITUDES |
Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas. |
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OUTRAS |
Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.5 |
16/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação Escrita Objetiva e individual (Prova) |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
19/05/2025 |
x |
23/06/2025 |
||||
Seminário / Estudo de casos |
4 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Mini escritos |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Fundamentação Teórica do Relatório de Estágio ou do Artigo |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
3 |
31/03/2025 |
x |
26/05/2025 |
||||
Participação e assiduidade (Conhecimentos, habilidades e atitudes). |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto; TRUCHARTE, Fernanda Alves; KNIJNIK, Rosa Berger; SEBASTIANI, Ricardo Werner. Psicologia hospitalar: teoria e prática. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 106p. ISBN 978522107940 |
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2 |
ISMAEL, Sílvia Maria Cury. Temas de prevenção, ensino e pesquisa que permeiam o contexto hospitalar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 242 p. (Coleção Especialização em Psicologia Hospitalar) ISBN 8573964863 |
|||||||||||
3 |
PAULON, Simone; NEVES, Rosane. Saúde mental na atenção básica: a territorialização do cuidado. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2013. 151p. ISBN 9788520504550 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BAPTISTA, Makilim Nunes; BAPTISTA, Rosana Righetto Dias; BAPTISTA, Adriana Said Daher. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788527733557. |
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2 |
FERREIRA NETO, J.L. & KIND, L. Promoção de Saúde: Práticas grupais na estratégia Saúde da Família. São Paulo: Hucitec/ Minas Gerais: FAPEMIG, 2011. |
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3 |
ZURBA, Magda do Canto. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. 236p. ISBN 9788562946134 |
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4 |
FERREIRA NETO, João Leite; KIND, Luciana. Promoção da saúde: práticas grupais na estratégia saúde da família. São Paulo: Editora Hucitec, 2011. 181p. ISBN 9788579701160 |
|||||||||||
5 |
SPINK, Mary Jane. A psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 239 p. ISBN 9788573965353 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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