UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Princípios em Psicologia nas Organizações de Saúde - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Aline Batista Bernardi


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Princípios em Psicologia nas Organizações de Saúde

0-17557

4

80


EMENTA

História e evolução do Sistem Único de Saúde e Psicologia Hospitalar. Níveis de complexidade de atenção em saúde. Equipe de saúde e interdisciplinaridade. Aspectos psicológicos do paciente em organizações de saúde, acompanhantes e familiares.


OBJETIVO GERAL

Conhecer e estabelecer os procedimentos para intervenção psicológica em processos de organizações de Saúde alinhados aos conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos em foco na intervenção a ser realizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer a evolução histórica e as principais contribuições da Psicologia em Organizações de Saúde tendo em vista o avanço na contribuição para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão. - Caracterizar os níveis de complexidade da atenção em saúde; - Observar e identificar fenômenos existentes no processo saúde-doença e na interação com o ambiente e pessoas, exercendo autonomia na forma de organização e adaptação através de suas interações; - Identificar e aplicar conceitos básicos, método de investigação, intervenção e recursos instrumentais apoiados na atuação ética e no cuidado da Psicologia.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceitos e contextualização da saúde e saúde mental no Brasil
Sistema Único de Saúde (SUS): Diretrizes e Setores de Atenção
Níveis de atenção em saúde no Brasil: atenção primária, secundária e terciária.
Conceitos de saúde e doença.

20

2

Psicologia da Saúde X Psicologia Hospitalar
Compreender o papel do Psicólogo nos diversos contextos da saúde.
Papel do Psicólogo no hospital e nos diversos dispositivos de saúde

20

3

Psicologia na saúde:
Modalidades de atuação do psicólogo na área da Saúde na atenção primária, secundária e terciária.
Panorama atual – conceito de clínica ampliada, matriciamento, acolhimento e humanização dos processos.

16

4

Processo saúde doença e as contribuições da intervenção da Psicologia:
Avaliação de demandas, identificação de variáveis determinantes, planejamento de condições necessárias para cada etapa de intervenção, aplicação da intervenção, e avaliação contínua.
Equipe multiprofissional, interdisciplinaridade e Saúde Coletiva.

12

5

Questões éticas na Psicologia da Saúde:
Procedimentos de registros sistemáticos do psicólogo, de forma ética e cuidadosa.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho Integrado e em Grupo Visitas Técnicas.


Estratégias:Descrição das Estratégias: Aula expositiva dialogada; Atividades Práticas Extraclasse; Estudo de Caso; Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Mapeamento Conceitual; Palestra; Seminário; Trabalho em Grupo; Trabalho Integrado e em Grupo; e Trabalho Individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre os conhecimentos teóricos e práticos ligados às suas práticas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas.

HABILIDADES

Utilizar na prática conceitos sobre saúde mental, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas.

OUTRAS

Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

1.5

16/06/2025

Avaliação Escrita Objetiva e individual (Prova)

1,2,3

x

x

x

1.5

19/05/2025

x

23/06/2025

Seminário / Estudo de casos

4

x

x

x

1.5

A definir

Mini escritos

1,2,3,4,5

x

x

x

2

A definir

Fundamentação Teórica do Relatório de Estágio ou do Artigo

1,2,3,4,5

x

x

x

3

31/03/2025

x

26/05/2025

Participação e assiduidade (Conhecimentos, habilidades e atitudes).

1,2,3,4,5

x

x

x

0.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANGERAMI - CAMON, Valdemar Augusto; TRUCHARTE, Fernanda Alves; KNIJNIK, Rosa Berger; SEBASTIANI, Ricardo Werner. Psicologia hospitalar: teoria e prática. 2.ed.rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 106p. ISBN 978522107940

2

ISMAEL, Sílvia Maria Cury. Temas de prevenção, ensino e pesquisa que permeiam o contexto hospitalar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 242 p. (Coleção Especialização em Psicologia Hospitalar) ISBN 8573964863

3

PAULON, Simone; NEVES, Rosane. Saúde mental na atenção básica: a territorialização do cuidado. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2013. 151p. ISBN 9788520504550


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAPTISTA, Makilim Nunes; BAPTISTA, Rosana Righetto Dias; BAPTISTA, Adriana Said Daher. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788527733557.

2

FERREIRA NETO, J.L. & KIND, L. Promoção de Saúde: Práticas grupais na estratégia Saúde da Família. São Paulo: Hucitec/ Minas Gerais: FAPEMIG, 2011.

3

ZURBA, Magda do Canto. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. 236p. ISBN 9788562946134

4

FERREIRA NETO, João Leite; KIND, Luciana. Promoção da saúde: práticas grupais na estratégia saúde da família. São Paulo: Editora Hucitec, 2011. 181p. ISBN 9788579701160

5

SPINK, Mary Jane. A psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 239 p. ISBN 9788573965353

obs:

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