PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Luciana Genuino Machado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Princípios em Psicologia e Processos Educacionais |
0-17559 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
História da Psicologia em ambientes formais e informais de educação. Processos educacionais: aspectos técnicos, éticos, estéticos, políticos, funções, métodos e tendências. Processos psicológicos em ensino/aprendizagem e psicomotricidade. |
OBJETIVO GERAL |
Projetar procedimentos para intervenção em processos educacionais de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos psicológicos em foco na intervenção a ser realizada. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar a reflexão sobre problemas, objetivos, procedimentos e ferramentas para intervenção psicológica na área da educação; Estabelecer relações entre processos psicológicos e as dificuldades encontradas na prática educacional; Apresentar as principais variáveis que mais frequentemente dificultam ou impedem o sucesso escolar de modo geral; Apresentar conceitos, teorias, ferramentas e procedimentos que possibilitem intervir na escolha de carreira e no projeto de vida na área da educação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Psicologia Educacional e Escolar: História e desafios atuais |
12 |
2 |
Princípios, conceitos, fundamentação teórica e ética profissional em Psicologia |
8 |
3 |
Educação inclusiva |
8 |
4 |
A psicologia aplicada no contexto educacional |
36 |
5 |
Projeto de vida e escolha de carreira no contexto educacional. |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminários sobre a atuação da psicologia escolar e educacional na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e ensino superior. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Leitura dirigida - LD. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre conhecimentos teóricos e práticos em Psicologia educacional e da aprendizagem, propondo intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas, além de conhecer a realidade profissional da Psicologia em Educação por meio de entrevistas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilizar na prática conceitos sobre psicologia escolar, educacional, da aprendizagem em variados âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor intervenções; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de planejar uma intervenção. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas; |
|||||||||||
OUTRAS |
Atividade Prática Extraclasse: Seminário sobre a atuação da psicologia escolar e educacional na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e ensino superior. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
1.5 |
09/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01 – Prova |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
06/05/2025 |
x |
13/05/2025 |
||||
Avaliação 02 – Estudo de caso |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2.5 |
08/04/2025 |
x |
15/04/2025 |
||||
Avaliação 03 – Seminários |
4 |
x |
x |
x |
3.0 |
18/03/2025 |
|
|
||||
Avaliação 04 – CHA- Autoavaliação |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
1.0 |
30/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves (org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. v.1, 288p. (Série ABEP formação). ISBN 9788580401288. |
|||||||||||
2 |
OLIVEIRA, Marta Kohl de; SOUZA, Denise Trento R.; REGO, Teresa Cristina (org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. 287 p. (Teorias & tendências). ISBN 85-16-03475-5. |
|||||||||||
3 |
COLL, Cesar; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesus; MORAES, Daisy Vaz. Desenvolvimento psicológico e educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 470 p. (Psicologia Evolutiva) ISBN 853630227-5 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARGENTI, Patrícia Wolffenbüttel; ESCOTT, Clarice Monteiro. A formação em psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional: uma construção teórico-prática. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2001. |
|||||||||||
2 |
CARO, Sueli M. P.; GUZZO, Raquel S. L. Educação social e psicologia. São Paulo: Alínea, 2004. |
|||||||||||
3 |
CATANIA, A. Charles; SOUZA, Deisy das Graças de. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. |
|||||||||||
4 |
ARAÚJO, Aloísio C. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011. |
|||||||||||
5 |
STERNBERG, Robert J.; BORGES-OSÓRIO, Maria Regina. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. |
|||||||||||
obs:Avaliação Integrativa: avaliação interdisciplinar, na perspectiva operatória e individual, cujo conceito numérico será registrado em todas as disciplinas em que o(a) aluno(a) esteja matriculado (a). |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |