UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Princípios em Psicologia e Processos Educacionais - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Princípios em Psicologia e Processos Educacionais

0-17559

4

80


EMENTA

História da Psicologia em ambientes formais e informais de educação. Processos educacionais: aspectos técnicos, éticos, estéticos, políticos, funções, métodos e tendências. Processos psicológicos em ensino/aprendizagem e psicomotricidade.


OBJETIVO GERAL

Projetar procedimentos para intervenção em processos educacionais de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos psicológicos em foco na intervenção a ser realizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar a reflexão sobre problemas, objetivos, procedimentos e ferramentas para intervenção psicológica na área da educação; Estabelecer relações entre processos psicológicos e as dificuldades encontradas na prática educacional; Apresentar as principais variáveis que mais frequentemente dificultam ou impedem o sucesso escolar de modo geral; Apresentar conceitos, teorias, ferramentas e procedimentos que possibilitem intervir na escolha de carreira e no projeto de vida na área da educação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Psicologia Educacional e Escolar: História e desafios atuais

12

2

Princípios, conceitos, fundamentação teórica e ética profissional em Psicologia
Escolar e Educacional.

8

3

Educação inclusiva

8

4

A psicologia aplicada no contexto educacional

36

5

Projeto de vida e escolha de carreira no contexto educacional.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminários sobre a atuação da psicologia escolar e educacional na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e ensino superior.


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Leitura dirigida - LD.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre conhecimentos teóricos e práticos em Psicologia educacional e da aprendizagem, propondo intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas, além de conhecer a realidade profissional da Psicologia em Educação por meio de entrevistas.

HABILIDADES

Utilizar na prática conceitos sobre psicologia escolar, educacional, da aprendizagem em variados âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor intervenções; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de planejar uma intervenção.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas;

OUTRAS

Atividade Prática Extraclasse: Seminário sobre a atuação da psicologia escolar e educacional na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e ensino superior.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5

x

x

x

1.5

09/06/2025

Avaliação 01 – Prova

1,2,3,4

x

x

x

2.0

06/05/2025

x

13/05/2025

Avaliação 02 – Estudo de caso

1,2,3,4,5

x

x

x

2.5

08/04/2025

x

15/04/2025

Avaliação 03 – Seminários

4

x

x

x

3.0

18/03/2025

Avaliação 04 – CHA- Autoavaliação

1,2,3,4,5

x

x

x

1.0

30/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves (org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. v.1, 288p. (Série ABEP formação). ISBN 9788580401288.

2

OLIVEIRA, Marta Kohl de; SOUZA, Denise Trento R.; REGO, Teresa Cristina (org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. 287 p. (Teorias & tendências). ISBN 85-16-03475-5.

3

COLL, Cesar; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesus; MORAES, Daisy Vaz. Desenvolvimento psicológico e educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 470 p. (Psicologia Evolutiva) ISBN 853630227-5


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARGENTI, Patrícia Wolffenbüttel; ESCOTT, Clarice Monteiro. A formação em psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional: uma construção teórico-prática. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2001.

2

CARO, Sueli M. P.; GUZZO, Raquel S. L. Educação social e psicologia. São Paulo: Alínea, 2004.

3

CATANIA, A. Charles; SOUZA, Deisy das Graças de. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

4

ARAÚJO, Aloísio C. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011.

5

STERNBERG, Robert J.; BORGES-OSÓRIO, Maria Regina. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

obs:Avaliação Integrativa: avaliação interdisciplinar, na perspectiva operatória e individual, cujo conceito numérico será registrado em todas as disciplinas em que o(a) aluno(a) esteja matriculado (a).

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