PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Aline Batista Bernardi, Joseane de Oliveira Luz, Luciana Genuino Machado, Jaiane Freitas Branco |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio em Psicologia Social e Comunitária I |
0-17560 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processsos sociais e comunitários. |
OBJETIVO GERAL |
Intervir sobre processos psicológicos constituintes de processos sociais e comunitários em diferentes tipos de situações, de forma a resolver as necessidades dessas comunidades, de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão e relevante para a sociedade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
– Realizar caracterização institucional e diagnóstico das necessidades psicossociais, com intuito de conhecer profundamente a instituição, público alvo atendido e suas necessidades. – Planejar intervenções psicossociais para resolução dos problemas sociais identificados, explicitando as etapas, os procedimentos, os recursos humanos e os materiais necessários para modificar as variáveis envolvidas, utilizando os fundamentos teóricos e metodológicos da Psicologia Social Comunitária. – Intervir por etapas, de acordo com as características dos processos sociais e comunitários e das pessoas neles envolvidas, de acordo com o planejamento realizado. – Registrar sistematicamente as intervenções de forma ética e científica; e avaliar continuamente a intervenção sobre processos sociais e comunitários de forma a garantir ou melhorar o grau de sua eficiência e de sua eficácia como profissional psicólogo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Inserção dos alunos nos Locais de Estágio |
20 |
2 |
2. Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários. |
30 |
3 |
3. Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários. |
15 |
4 |
4. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários. |
15 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Atividades desenvolvidos no campo de estágio |
Estratégias:AL - Acompanhamento dos alunos aos locais de estágio OG - Orientação em grupo RSL - Reunião com supervisores locais de estágio OPC - Observação participante de campo. REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio REQ - Reunião com equipes de trabalho dos locais de estágio |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliação sistemática da elaboração e uso de conceitos teóricos necessários para a atuação no decorrer do estágio. Reflexão e avaliação teórico-metodológica da atuação do Psicólogo com foco em Processos Sociais e Comunitários. |
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HABILIDADES |
Capacidade de trabalhar em equipe, expor verbalmente as propostas de intervenção, avaliação de facilidades e dificuldades encontradas na atuação profissional e propor alternativas. Uso adequado dos conceitos e técnicas de intervenção psicológica. |
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ATITUDES |
Compromisso ético com o trabalho desenvolvido, postura profissional junto às equipes dos locais de estágio, aos usuários dos serviços e aos colegas de estágio. |
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OUTRAS |
Descrição das Estratégias: AED - aula expositiva dialogada ADT - análise e discussão de textos TG - trabalho em grupo (atividade extraclasse)* ED - estudo dirigido (atividade extraclasse)* TE – trabalho escrito AI – avaliação individual AI - avaliação integrativa *Atividades Práticas Extraclasse: são todas as atividades de estudos determinadas e supervisionadas pelo professor no plano de ensino, que deverão conter conteúdos relacionados à disciplina, tais como trabalhos individuais ou em equipes; desenvolvimento de projetos; atividades técnicas, de extensão e de pesquisa. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 – Supervisão no local de estágio |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
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Avaliação 02 – Estágio e Orientações de Estágio |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 03 – Diários de Campo |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 04 – Relatório Parcial de Estágio ou Artigo Parcial |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BERNARDES, Lúcia Helena Garcia. Subjetividade: um objeto para uma psicologia comprometida com o social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 178 p. (Coleção Histórias da Psicologia no Brasil) ISBN 9788573965414 |
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2 |
CRUZ, Lílian Rodrigues da. O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. 239p. ISBN 9788532643971 |
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3 |
GUZZO, Raquel Souza Lobo; LACERDA JUNIOR, Fernando. Psicologia Social para América Latina: o resgate da psicologia da libertação.. 2. Campinas Alinea 2011 ISBN 978-85-7516-461-7 |
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4 |
CAMPOS, Regina Helena de Freitas (org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 143 p. (Coleção psicologia social). ISBN 978-85-326-1644-9. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006. 254 p. ISBN 8587103318 |
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2 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família. Brasília: CFP, 2010. Disponível em: http://crepop.pol.org.br/novo/wp-content/uploads/2011/01/ReferenciaAtua%c3%a7%c3%a3oVarasF amilia.pdf |
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3 |
ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas.. 1. Curitiba CRV 2014 ISBN 978-85-444-0000-5 |
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4 |
NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção Psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiência práticas.. São Paulo Vetor 2010 ISBN 9788575853429 |
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5 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo no CRAS/SUAS. Brasília: CFP, 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-no-cras-suas/ |
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6 |
AMORIM, Flávia Zaratini; ISABEL Jéssica Gabriella de Souza; SAADALLAH, Isabel Márcia Mansur.O fazer da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social. Belo Horizonte. Conselho Regional de Psicologia. CRP. Minas Gerais. 2019. |
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7 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). CREPOP - Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no âmbito das medidas socioeducativas. Brasília: CFP, 2O21. |
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8 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). CREPOP - Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) na gestão integral de riscos, emergências e desastres. Brasília: CFP, 2O21. |
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obs:1. Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. 2. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. 3. Outras bibliografias podem ser indicadas ao longo do semestre. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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