UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Estágio em Organizações de Saúde I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Vivian Fatima de Oliveira, Paulo Zulmar Panatta, Anne Caroline da Silva, Glaucia Machado Moreira Domingues, Maria Dulce de Franca, Estela Maris Camargo Bernardelli, Priscila Schneider


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio em Organizações de Saúde I

0-17561

4

80


EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em organizações de saúde.


OBJETIVO GERAL

Intervir sobre processos psicológicos de organizações de Saúde, de forma a atender suas necessidades de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar necessidades e possibilidades de atuação profissional do psicólogo no âmbito de uma organização de Saúde; - Planejar intervenção na organização de Saúde, explicitando etapas, procedimentos, recursos humanos e materiais necessários para modificar variáveis envolvidas na situação objeto de intervenção; - Intervir e registrar sistematicamente informações e indicadores relevantes relacionados à situação objeto da intervenção; - Avaliar o conjunto dos trabalhos de intervenção em organizações de Saúde realizados, considerando os segmentos e aspectos envolvidos em uma interação sistêmica de uma organização de saúde.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Diagnóstico e Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral.
1.1. Roteiro de Inserção nos Locais de Estágio
1.2. Fichas de Registro
1.3. Levantamento de necessidades da população-alvo
1.4. Projeto de Intervenção;

30

2

2. Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral.
2.1. Apresentação do Projeto para as equipes
2.2. Realização das Intervenções nos Locais de Estágio

30

3

3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral.
3.1. Avaliação do processo de estágio
3.1.2. Avaliação das atividades realizadas;
3.1.3. Avaliação dos discentes e docentes;
3.1.4. Avaliação dos locais de estágio.- Necessidades junto às redes de atenção à saúde.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Textos; Construção de diários de campo, projeto e relatório de intervenção.


Estratégias:PIP: Prática de Intervenção Psicológica; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação no local de estágio; OR – Orientações dos grupos de estágio; SE- Seminário sobre atividades de estágio; PN- Problematização de notícias de saúde; Trabalho em grupo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Diários de Campo – entregues semanalmente; Nos diários os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Relatório de Estágio – ao final do semestre (elaboração acompanhada ao longo do semestre) - os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Articulação teórico-prática (leituras realizadas sobre os temas e sobre as práticas vivenciadas no estágio, análise e interpretação dos fenômenos psicológicos no campo de estágio).

HABILIDADES

Diários de Campo – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Projeto/Relatório de Estágio – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Linguagem científica (norma culta); Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Utilização de técnicas e instrumentos do exercício profissional do psicólogo (o estagiário demonstrou organização, sistematização e competências técnicas em Psicologia nas atividades de estágio); Cumprimento e desempenho dos planos de trabalho do estágio combinados entre o estagiário e o professor-orientador.

ATITUDES

Diários de Campo – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Projeto/Relatório de Estágio – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Assiduidade e pontualidade no local de estágio e orientações; estabelecimento de vínculo profissional e relação interpessoal assertiva, afetiva e adequada; Manejo e dissociação instrumental com os pacientes (capacidade de autoconhecimento, entendimento das motivações inconscientes, ansiedades e mecanismos de defesa, capacidade de enfrentamento das situações adversas e manejo adequado das próprias ansiedades); Postura ético-profissional (trato das informações, responsabilidade com a tarefa e com a instituição, respeito à equipe e clientela, devoluções, comunicação formal, disposição em aprender coisas novas, flexibilidade etc.); manejo adequado das próprias ansiedades; Criatividade e autonomia no planejamento das atividades; Cumprimento dos procedimentos burocráticos solicitados (formulários, fichas, recibos...); cumprimento dos prazos.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Processo de Estágio e Orientações

1,2,3

x

x

x

3.0

27/06/2025

Diários de Campo

1,2,3

x

x

x

2.0

A definir

Estágio Supervisão Local

1,2,3

1.0

27/06/2025

Projeto/Relatório Parcial de Estágio ou TC

1,2,3

x

x

x

4.0

30/05/2025

Projeto/Relatório Parcial de Estágio ou TC

1,2,3

x

x

x

4.0

13/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MIOTTO, Eliane Correa. Reabilitação neuropsicológica e intervenções comportamentais. Rio de Janeiro: Roca, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-2722-8.

2

RODRIGUES, Avelino Luiz et al. Psicologia da saúde – hospitalar: abordagem psicossomática. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788520463536.

3

BAPTISTA, Makilim Nunes; BAPTISTA, Rosana Righetto Dias; BAPTISTA, Adriana Said Daher. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788527733557.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ZURBA, M. C. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011.

2

CAMPOS, Elisa Maria Parahyba; VILAÇA, Anali Póvoas Orico. Cuidados paliativos e psico-oncologia. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555766660.

3

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Bem-estar e saúde mental. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958255.

4

MORENO, André Luiz; MELO, Wilson Vieira (org.). Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidências. Porto Alegre: ArtMed, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786558820536.

5

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 2. ed. Brasília: CFP, 2019.

6

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no CAPS. ISBN: 978-65-89369-15-8 Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia, Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. ed. rev. Brasília: CFP, 2O22.

7

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. Brasília: CFP, 2019.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática