PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Joseane de Oliveira Luz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Redes Socioassistenciais |
0-19498 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Princípios norteadores da intervenção psicossocial. Intervenções do psicólogo em vulnerabilidades e risco social/pessoal e em grupos, organizações, instituições e comunidade. Instrumentos de medida e avaliação de fatores psicossociais. Redes de apoio social. Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos estudantes condições para compreenderem os princípios básicos da intervenção psicossocial na prática profissional do psicólogo em situações de risco e vulnerabilidade social/pessoal em diferentes contextos de atuação das redes socioassistenciais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apontar os princípios norteadores da intervenção psicossocial; -Conhecer as intervenções do psicólogo em situações de vulnerabilidades e risco social/pessoal e em grupos, organizações, instituições e comunidade; - Apresentar os instrumentos de medida e avaliação de fatores psicossociais; - Contribuir para um maior conhecimento do exercício profissional do psicólogo das redes de apoio social e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; - Identificar a necessidade da atuação do psicólogo em rede/multidisciplinar e interdisciplinar. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I - Redes |
20 |
2 |
Unidade II - PNAS/SUAS |
24 |
3 |
Unidade III – Atuação do psicólogo(a) no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. |
24 |
4 |
Unidade IV – Intervenção Psicossocial |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI n. 447, de 10/11/2020, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Visitas técnicas a equipamentos da rede socioassistencial, elaboração de diário de campo e projetos de intervenção. |
Estratégias:Dinâmica de grupo; Aula Expositiva e Dialogada; Recursos Audiovisuais; Estudo de Texto; Roda de Conversa; Trabalho em Grupo; Estudo de caso; Visitas técnicas; Práticas extraclasse. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual dos tópicos centrais; capacidade de estabelecer relações e comparações sobre os conteúdos abordados; diálogo teórico-prático. |
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HABILIDADES |
Embasamento científico. Criatividade. Capacidade de trabalhar em grupo. Capacidade de sintetizar e refletir criticamente os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo. |
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ATITUDES |
Postura ética e comprometida com os envolvidos no estágio de observação, com as atividades e com os pares. Participação em sala de aula, frequência, pontualidade, assiduidade, elaboração e entrega pontual de trabalhos, leitura da bibliografia indicada. |
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OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Avaliação 1 – Integrativa |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
1.5 |
16/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 2 – Prova |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
07/04/2025 |
x |
05/05/2024 |
||||
Avaliação 3 – Diário de Campo |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
19/05/2025 |
x |
16/06/2025 |
||||
Avaliação 4 – Projeto de Intervenção Psicossocial |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
09/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 5 – Apresentação do Projeto de Intervenção |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
1.5 |
30/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 6 - Postura ética nas atividades extraclasse e em sala de aula |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LACERDA JUNIOR, Fernando; GUZZO, Raquel de Souza Lobo (orgs). Psicologia & Sociedade: interfaces no debate sobre a questão social. 1. Campinas Alinea 2011 ISBN 978-85-7516-391-7 |
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2 |
ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas.. 1. Curitiba CRV 2014 ISBN 978-85-444-0000-5 |
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3 |
SANTOS, Luane Neves. A psicologia na assistência social: convivendo com a desigualdade. São Paulo: Cortez, 2014. 135 p. ISBN 9788524922114. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção Psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiência práticas.. São Paulo Vetor 2010 ISBN 9788575853429 |
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2 |
VERONESE, Marília Veríssimo; GUARESCHI, Pedrinho A. (Org.). Psicologia do cotidiano: representações sociais em ação. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. 311 p. (Psicologia social) ISBN 9788532635358 |
|||||||||||
3 |
CAMPOS, Regina Helena de Freitas (org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. 143 p. (Coleção psicologia social). ISBN 978-85-326-1644-9. |
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4 |
Romagnoli, R. C. (2015). Problematizando as noções de vulnerabilidade e risco social no cotidiano do SUAS. Psicologia Em Estudo, 20(3), 449-459. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.28707 |
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5 |
LEMOS, Flávia Cristina Silveira et al. (org.). Psicologia social e política de assistência social: Territórios, sujeitos e inquietações. Curitiba: Appris, 2022. 284 p. ISBN 978-65-250-1103-5. |
|||||||||||
6 |
ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas.. 1. Curitiba CRV 2014 ISBN 978-85-444-0000-5 |
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7 |
SARAIVA, Luís Fernando de Oliveira. Assistência social e psicologia. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521211679. |
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8 |
FREITAS, M. F. Q de. Inserção na comunidade e análise de necessidades: reflexões sobre a prática do psicólogo. Psicologia: reflexão e crítica. Porto Alegre, 1998, v. 11, n.1, p. 175-189. |
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9 |
SILVA, Amanda Carollo Ramos da. Psicologia e assistência social: uma análise do discurso de psicólogos que atuam em centros de referência de assistência social. Curitiba: Juruá, 2021. 129 p. ISBN 978-65-5605-583-1. |
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10 |
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME (MDS). Conselho Nacional de Assistência Social. Norma Operacional Básica da Assistência Social – NOB/SUAS. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.assistenciasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/arquivos/NOB-SUAS.pdf. |
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obs:Observações: 1. Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. 2. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. 3. Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. 4. Outras bibliografias poderão ser indicadas no decorrer do semestre. 5. Como instrumento didático pedagógico será construído coletivamente um Contrato Didático da turma. |
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