UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia e Processos Educacionais I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia e Processos Educacionais I

0-17568

2

40


EMENTA

Planejamento, intervenção psicológica e registro em contextos educacionais.


OBJETIVO GERAL

Projetar procedimentos para intervenção em processos educacionais de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos psicológicos em foco na intervenção a ser realizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar a reflexão sobre problemas, objetivos, procedimentos e ferramentas para intervenção psicológica na área da educação; Estabelecer relações entre processos psicológicos e as dificuldades encontradas na prática educacional; Apresentar as principais variáveis que mais frequentemente dificultam ou impedem o sucesso escolar de modo geral; Apresentar conceitos, teorias, ferramentas e procedimentos que possibilitem intervir na escolha de carreira e no projeto de vida na área da educação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Psicologia Educacional e Escolar: História e desafios atuais

8

2

Princípios, conceitos, fundamentação teórica e ética profissional em Psicologia Educacional e Escolar

8

3

A psicologia aplicada no contexto educacional

16

4

Projeto de vida e escolha de carreira no contexto educacional

8

5

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminário sobre a experiência de estágio em psicologia escolar e educacional na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e/ou ensino superior.


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Leitura dirigida - LD.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre conhecimentos teóricos e práticos em Psicologia educacional e da aprendizagem, propondo intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas.

HABILIDADES

Utilizar na prática conceitos sobre psicologia escolar, educacional, da aprendizagem em variados âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor intervenções; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de planejar uma intervenção.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas;

OUTRAS

Atividade Prática Extraclasse: Seminário sobre o papel da psicologia escolar e educacional na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

1,2,3,4

x

x

x

1.5

10/01/2025

Avaliação 02 – Referencial teórico do relatório de estágio

1,2,3,4

x

x

x

3.0

05/06/2025

x

12/06/2025

Avaliação 03 – Seminário

1,2,3,4

2.0

20/02/2025

x

20/03/2025

Avaliação 1 – Atividade escrita sobre livro

1,2,3,4

2.0

03/04/2025

Avaliação 05 – Participação e comprometimento

1,2,3,4

x

x

x

1.5

10/04/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves (org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. v.1, 288p. (Série ABEP formação). ISBN 9788580401288.

2

COLL, Cesar; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesus; MORAES, Daisy Vaz. Desenvolvimento psicológico e educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 470 p. (Psicologia Evolutiva) ISBN 853630227-5

3

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. 477 p. ISBN 8536306831


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARGENTI, Patrícia Wolffenbüttel; ESCOTT, Clarice Monteiro. A formação em psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional: uma construção teórico-prática. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2001.

2

CARO, Sueli M. P.; GUZZO, Raquel S. L. Educação social e psicologia. São Paulo: Alínea, 2004.

3

CATANIA, A. Charles; SOUZA, Deisy das Graças de. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

4

ARAÚJO, Aloísio C. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011.

5

STERNBERG, Robert J.; BORGES-OSÓRIO, Maria Regina. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

obs:Avaliação Integrativa: avaliação interdisciplinar, na perspectiva operatória e individual, cujo conceito numérico será registrado em todas as disciplinas em que o(a) aluno(a) esteja matriculado (a).

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