UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Princípios em Psicologia Clínica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Glaucia Machado Moreira Domingues


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Princípios em Psicologia Clínica

0-17567

4

80


EMENTA

Surgimento da clínica. Psicologia clínica em diversos contextos. Método clínico de pesquisa e tratamento. Abordagens em Psicologia Clínica.


OBJETIVO GERAL

- Elaborar procedimentos de intervenção em processos psicoterapêuticos, fundamentados em conceitos, princípios e conhecimentos teóricos e práticos, visando a construção de uma base sólida para a prática clínica

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Descrever o surgimento da Psicologia Clínica - Compreender a Psicologia Clínica e possibilidades de atuação em diferentes contextos sociais e institucionais. - Identificar as abordagens psicoterápicas - Compreender método clínico de pesquisa e tratamento - Analisar as fases, objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica. - Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado à prática clínica - Empregar formas de registro em processos psicoterapêuticos


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Surgimento da Psicologia Clínica e possibilidades de atuação em diferentes contextos sociais e institucionais.

12

2

Etapas do processo psicoterapêutico.

4

3

Compreender método clínico de pesquisa e tratamento

12

4

Objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica.

8

5

Registro em processos psicoterapêuticos e condições éticas

8

6

Compreender método clínico de pesquisa e tratamento

8

7

Abordagens em Psicologia Clínica

24

8

Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado à prática clínica

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias: Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Leitura dirigida - LD.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre o conhecimentos teóricos e práticos ligados as suas práticas clínicas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas

HABILIDADES

Utilizar na prática conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas;

OUTRAS

Atividade Prática Extraclasse: visita técnica a clínica psicológica, além de observações a atendimentos clínicos no SE (Serviço escola).

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

todas

x

x

x

1.5

10/06/2025

Atividade de estudo de caso

todas

x

x

x

1.5

27/05/2025

x

03/06/2025

Apresentação Artigo

x

x

x

0.5

A definir

x

A definir

Mini Escrito

todas

x

x

x

2.0

29/04/2025

Referencial Teórico

3.0

17/06/2025

Seminário das Abordagens

x

x

x

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CORDIOLI, Aristides Volpato; GREVET, Eugenio Horacio (org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715284.

2

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Gestalt-terapia: refazendo um caminho. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1985. 140 p. ISBN 8532302246

3

AGUIRRE ANTÚNEZ, Andrés Eduardo; SILVA, Nara Helena Lopes Pereira da. Consultas terapêuticas on-line na saúde mental. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555762327.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AFFONSO, Rosa Maria Lopes (org.). Ludodiagnóstico: investigação clínica através do brinquedo. Porto Alegre: ArtMed, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788536326962.

2

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico, v.5: edição revisada e ampliada. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536307787.

3

LIPP, Marilda E. Novaes. Psicoterapias breves: nos diferentes estágios evolutivos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. 273p. ISBN 9788580400038

4

LUCCA, Fernando J. de. A estrutura da transformação: teoria, vivência e atitude em Gestalt-terapia à luz da sabedoria organística. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2012. 253p. ISBN 9788532308047

5

MARRA, Marlene Magnabosco; COSTA, Liana Fortunato. Temas da clínica do adolescente e da família. São Paulo: Ágora, 2010. 239p. ISBN 9788571830691

6

PAYÁ, Roberta. Intercâmbio das psicoterapias. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732130.

7

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Conceito de mundo e de pessoa em gestalt-terapia: revisitando o caminho. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2011. 125p. ISBN 9788532307187

8

WRIGHT, Jesse H et al. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715420.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática