PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Mayara Haveroth Vandresen, Leilane Vieira de Souza, Cleide Denise Waskievicz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho I |
0-17570 |
9º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do Psicólogo em processos organizacionais e do trabalho. |
OBJETIVO GERAL |
Intervir sobre os processos básicos de gestão de pessoas, com práticas de recrutamento e seleção, entrevista, dinâmica de grupo, treinamento entre outros, desde que norteados pelos parâmetros éticos e técnicos da profissão e de maneira relevante para a sociedade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Observar o local de estágio a fim de conhecer a organização, as pessoas que ali trabalham, a cultura organizacional e demais processos locais; - Identificar, caracterizar e intervir sobre processos existentes em gestão de pessoas, como triagem de currículos, entrevista por competências, entrevista de desligamento, treinamento, entre outros. - Realizar diagnóstico das demandas do local de estágio; - Planejar intervenções, sob supervisão local e orientação acadêmica, a partir do diagnóstico realizado; - Registrar percepções e atividades realizadas em vista garantir a permanência das informações para o andamento de futuras intervenções. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de trabalho. |
20 |
2 |
Realização das intervenções nos locais de estágio |
40 |
3 |
3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto do trabalho. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliação sistemática da elaboração e utilização dos conceitos teóricos na prática no decorrer do estágio. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de planejamento, organização, proatividade, capacidade de análise, criatividade. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, comprometimento com a instituição concedente do estágio, feedback do (a) supervisor (a) local. |
|||||||||||
OUTRAS |
Avaliação das atividades realizadas relatadas semanalmente na orientação, elaboração dos diários de campo. Avaliação supervisor local. Atividades de Estudo Orientado. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação I – Supervisor Local de Estágio |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação II – Estágio e Orientador de Estágio. |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação III – Diários de Campo |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação IV – Relatório Final de Estágio ou Artigo Final. |
|
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário de Estágios |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BORGES, Livia de Oliveira; MOURÃO, Luciana. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788565852753. |
|||||||||||
2 |
ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246. |
|||||||||||
3 |
ZANELLI, José Carlos (org). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2. Porto Alegre Artmed 2014 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CRP - Conselho Federal de Psicologia (2010) Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea. Brasília: CFP edição on-line: disponível em http://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2010/05/psic_trabalhofinal.pdf |
|||||||||||
2 |
FERREIRA, P. I. Atração e seleção de talentos. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. |
|||||||||||
3 |
HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007. 378p. |
|||||||||||
4 |
ROBBINS, S. R. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12 ed., Pearson, 2014. |
|||||||||||
5 |
SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Psicologia Positiva - Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009. |
|||||||||||
obs:. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |