PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Schayla Letyelle Costa Pissetti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-20199 |
5º |
3 |
60 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Elaborar um roteiro para elaboração de vídeo, com execução no próximo semestre. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Propiciar os conhecimentos necessários para a elaboração e execução de projetos extensionistas articulados e integradores, com o intuito de atender demandas comunitárias, a partir de suas experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Conceitos de extensão universitária; 1.2 Práticas de ensino, pesquisa e extensão; 1.3 Tipos de práticas extensionistas – programas, projetos, cursos, eventos ou prestação de serviços ou produtos; 1.4 Análise da função acadêmica e social dos projetos de extensão; 1.5 Embasamento teórico. |
15 |
2 |
2.1 Estudo de caso de práticas extensionistas exitosas; 2.2 Mapeamento do contexto comunitário e levantamento de demandas sociais passíveis de intervenção; 2.3 A estrutura dos projetos de extensão acadêmica da Uniplac; 2.4 Elaboração de projetos de extensão a partir das demandas previamente observadas; 2.5 Orientações direcionadas às equipes. |
15 |
3 |
3.1 Apresentação dos projetos elaborados; 3.2 Seleção dos projetos a serem executados no semestre posterior; 3.3 Avaliação crítica dos projetos com possibilidades de melhoria e reflexão acerca das potencialidades e dos resultados esperados. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino- aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
ATIVIDADES ONLINE |
1-2-3 |
|
|
|
3.9 |
16/06/2025 |
|
|
||||
AVALIAÇÃO FINAL |
1-2-3 |
|
|
|
5.1 |
16/06/2025 |
|
|
||||
INTEGRATIVA |
|
|
|
|
1 |
29/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Curricularização da extensão universitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. 112 p. ISBN 978658935195-5. |
|||||||||||
2 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 16.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. 125 p. ISBN 8532600182 |
|||||||||||
3 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1995. 193 p. (Coleção Magistério) 10762 ISBN 853080307-8 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, c2012. 143. (Magistério: formação e trabalho pedagógico). |
|||||||||||
2 |
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979. |
|||||||||||
3 |
BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. |
|||||||||||
4 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
|||||||||||
5 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |