UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Fundamentos da Educação Infantil e Direitos da Infância - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron, Regimari Cristina Rodolfi Beppler


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos da Educação Infantil e Direitos da Infância

0-20198

4

80


EMENTA

Concepções de criança, infância e educação infantil.

Histórico da educação infantil no Brasil. Política brasileira

de atendimento à criança de 0 a 6 anos incompletos. Papel

do Estado: políticas públicas em relação às crianças e as

infâncias. Instituições educacionais para a infância de 0 a

12 anos, educação infantil, famílias e socialização das

crianças. Crianças em contexto de vulnerabilidade social.


OBJETIVO GERAL

 - Promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação infantil e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e para o enfrentamento teórico-prático das principais questões relativas às infâncias brasileiras numa perspectiva crítica e transformadora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar, ao longo da história das sociedades, a concepção de criança e infância e os sentimentos do adulto em relação às infâncias. - Reconhecer a história da Educação Infantil no Brasil, suas funções e objetivos de modo a analisar as ações políticas sociais culturais e pedagógicas de sua organização.- Analisar as conjunturas sócio históricas determinantes da preocupação com as crianças e as infâncias e a institucionalização da infância.- Compreender os fundamentos contextuais do trabalho pedagógico para e com as crianças na Educação Infantil.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 A CRIANÇA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: A CONSTITUIÇÃO DAS INFÂNCIAS 1.1 Concepção de criança e de infância: nos diferentes tempos e espaços históricos 1.2 Contribuições filosóficas e científicas para a compreensão do conceito de infância e de criança 1.3 Mapa Conceitual 1.4 O sentido de cultura da infância na contemporaneidade: cultura do mundo adulto e a cultura do mundo infantil 1.5 Fórum

20

2

2 PERSPECTIVAS E CONTEXTOS DA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INFANTIL NA HISTÓRIA DO BRASIL 2.1 Histórico da infância no Brasil: Perspectivas e Contextos da Constituição do Sujeito Infantil 2.2 História da educação infantil no Brasil 2.3 Elaboração de Tópicos 2.4 O sujeito infantil no contexto da modernidade no Brasil 2.5 Questão dissertativa

20

3

3 POLÍTICAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS E AS INFÂNCIAS 3.1 Conjunturas sócio históricas determinantes da preocupação com as crianças e as infâncias 3.2 A institucionalização da infância: as políticas públicas educacionais 3.3 Questão dissertativa 3.4 As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos 3.5 Crianças em contextos de vulnerabilidade social 3.6 Questionário

20

4

3 POLÍTICAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS E AS INFÂNCIAS 3.1 Conjunturas sócio históricas determinantes da preocupação com as crianças e as infâncias 3.2 A institucionalização da infância: as políticas públicas educacionais 3.3 Questão dissertativa 3.4 As relações étnico-raciais, diversidade de gênero e direitos humanos 3.5 Crianças em contextos de vulnerabilidade social

20

5

4 OS FUNDAMENTOS CONTEXTUAIS DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA E COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 4.1 Crianças e adultos como protagonistas do dia a dia educativo 4.2 Interações e brincadeiras como eixos curriculares 4.3 Tempo, espaço e culturas infantis como elementos constitutivos do planejamento 4.4 Mapa Conceitual 4.5 Documentação pedagógica como ferramenta cotidiana de adultos e crianças: memórias, registros e projeções 4.6 Planejar-fazer-rever-replanejar: a estruturação da rotina diária e das atividades rotineiras em espaços coletivos de Educação Infantil 4.7 Fórum

20

 

TOTAL DE HORAS

100 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo, de acordo com cada Unidade o conhecimento será verificado nos processos individuais e coletivo.

HABILIDADES

Sistematização e produção individual e coletiva em torno da proposta da disciplina. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e metodológicas e de acordo com a realidade da sala de aula. Análise reflexivo-crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos. Autonomia nos trabalhos individuais. Interatividade e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de cooperação e de rede.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

MAPA CONCEITUAL

UNIDADE 1

0.5

04/04/2025

x

21/04/2025

FÓRUM

UNIDADE 1

0.5

04/04/2025

x

21/04/2025

TÓPICOS

2

0.5

04/04/2025

x

21/04/2025

QUESTÕES DISSERTAVTIVAS

2

0.5

04/04/2025

x

21/04/2025

QUESTÕES DISSERTATIVAS

3

0.5

04/04/2025

x

21/04/2025

QUESTIONÁRIO

3

0.5

04/04/2025

x

21/04/2025

MAPA CONCEITUAL

4

0.4

04/04/2025

x

21/04/2025

FÓRUM

4

0.5

04/04/2025

x

21/04/2025

AVALIAÇÃO INTEGRATIVA

1-2-3-4

1

25/05/2025

AVALIAÇÃO FINAL

1-2-3-4

5.1

04/04/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1981. 279 p. 10198 ISBN 85-216-1079-3

2

KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 3.ed. Rio de Janeiro: Dois Pontos Editora Ltda, 1987. 131 p. 5891

3

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998. 210 p. 18732

4

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788584291403.

5

DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. São Paulo: Editora Eventos, 1999. 444p 20967 ISBN 8572441123

6

RIZZINI, Irene. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 335p. ISBN 9788524914935


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CASTELLI

2

CASTELLI, Carilina Machado; DELGADO,Ana Cristina Coll. Entre amas de leite, especialistas, mães e creches: concepções sobre bebês no Brasil. Revista Educação, Porto Alegre,v.40, n. 3, p.375-385, set-dez. 2017.

3

CIVILETTI, Maria Vitória Pardal. O cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 76, p.31-40, fev.1991.

4

donselot

5

DONZELOT, Jacques. A polícia das famílias. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1986. 209 p. (Biblioteca De Filosofia) ISBN 8570380232

6

história da educação infantil

7

coutinho, angela

8

COUTINHO, ângela Maria Acalabrin. Culturas infantis: conceitos e significados no campo da pesquisa e no cotidiano da educação infantil. Revista Zero-a-seis, Florinópolis, v.7, n.12, jul/dez.2005.

9

filho, aristeo

10

FILHO, Aristeo Gonçalves Leite. História da educação infantil-Heloísa Marinho: uma tradição esquecida. Petrópolis, RJ: De petrus, 2011.

11

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 21.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2005. 295 p. ISBN 8570380194

12

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x

obs:

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