UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Regimari Cristina Rodolfi Beppler


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil

0-20197

2

40


EMENTA

Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e

espaço. Proposta e prática pedagógica na Educação

Infantil: currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras.

Planejamento: atividades, registro e avaliação.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos fundamentos, especificidades e diretrizes da Educação Infantil visando à formação docente inicial

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as especificidades da proposta e das práticas pedagógicas na educação infantil e sua efetivação a partir das diretrizes curriculares. Aprofundar conhecimentos sobre a organização dos tempos e espaços e o planejamento pedagógico no cotidiano da educação infantil.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Fundamentos legais, Projeto institucional, proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: documentos legais, currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras.

20

2

Organização do cotidiano e planejamento pedagógico na educação infantil: tempo e espaço, atividades, registro e avaliação

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Fundamentos legais, Projeto institucional, proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: documentos legais, currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica

ATITUDES

Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

ATIVIDADES ONLINE

1-2

3.9

02/05/2024

x

05/05/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CORAZZA, Sandra Mara. Infância e educação. era uma vez.. quer que conte outra vez@p0 Petrópolis: Vozes, 2002. 204 p. (Coleção psicanálise e educação). ISBN 853262761-7.

2

FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. 204 p. (Coleção Fomar). ISBN 978-85-7963-120-7.

3

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

2

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Características do Referencial Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998 vol. 3.

3

FARIA, S. Histórias e políticas de educação infantil. In: FAZOLO, Eliane; CARVALHO, Maria Cristina; LEITE, Maria Izabel; KRAMER, Sonia (org.). Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Rival, 1997.

4

GARCIA, Regina L. Revisitando a pré-escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

5

JUNQUEIRA FILHO, G. Interdisciplinaridade na pré-escola: anotações de um educador “on the road”. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2003.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática