PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil |
0-20197 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. Planejamento: atividades, registro e avaliação. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos fundamentos, especificidades e diretrizes da Educação Infantil visando à formação docente inicial |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar as especificidades da proposta e das práticas pedagógicas na educação infantil e sua efetivação a partir das diretrizes curriculares. Aprofundar conhecimentos sobre a organização dos tempos e espaços e o planejamento pedagógico no cotidiano da educação infantil. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fundamentos legais, Projeto institucional, proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: documentos legais, currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. |
20 |
2 |
Organização do cotidiano e planejamento pedagógico na educação infantil: tempo e espaço, atividades, registro e avaliação |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Fundamentos legais, Projeto institucional, proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: documentos legais, currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. |
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HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica |
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ATITUDES |
Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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ATIVIDADES ONLINE |
1-2 |
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3.9 |
02/05/2024 |
x |
05/05/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CORAZZA, Sandra Mara. Infância e educação. era uma vez.. quer que conte outra vez@p0 Petrópolis: Vozes, 2002. 204 p. (Coleção psicanálise e educação). ISBN 853262761-7. |
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2 |
FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. 204 p. (Coleção Fomar). ISBN 978-85-7963-120-7. |
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3 |
KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
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2 |
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Características do Referencial Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998 vol. 3. |
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3 |
FARIA, S. Histórias e políticas de educação infantil. In: FAZOLO, Eliane; CARVALHO, Maria Cristina; LEITE, Maria Izabel; KRAMER, Sonia (org.). Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Rival, 1997. |
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4 |
GARCIA, Regina L. Revisitando a pré-escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. |
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5 |
JUNQUEIRA FILHO, G. Interdisciplinaridade na pré-escola: anotações de um educador “on the road”. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2003. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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