UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Andressa Alano Alves


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório II

0-20196

4

80


EMENTA

Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação

Infantil. Reflexão como fundamento das práticas

pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de

ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e

desenvolvimento do projeto de estágio.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar as/aos acadêmicas/os subsídios para a compreensão crítica reflexiva referente ao cotidiano educativo como ambiente educacional para a emancipação humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer, observar e intervir o contexto educativo. 2. Observar participando do planejamento e execução de atividades docentes em uma unidade de ensino. 3. Identificar e compreender as concepções de ensino e aprendizagem que fundamentam as práticas pedagógicas na unidade de ensino observada. 4. Descrever de forma reflexiva as atividades de observação participante e das intervenções em turmas de Educação Infantil a partir do olhar, da escuta e da experiência do registro diário.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE 1 - CONTEXTO EDUCATIVO
Realizar observações em turmas da Educação Infantil, problematizando as observações a partir dos documentos orientadores Projeto Político Pedagógico - PPP da Unidade de Ensino e Diretrizes Curriculares do Sistema de Ensino Municipal ou Estadual.

2

UNIDADE 2 - ATIVIDADES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES
Observação participante (acompanhamento semanal das
atividades do cotidiano educativo) e Intervenções em turma da Educação Infantil.

3

UNIDADE 3 - CONCEPÇÕES DE ENSINO e APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS E ESTUDANTES NO COTIDIANO EDUCATIVO
Acessar ao planejamento e realizar intervenções a partir dos encaminhamentos previstos no plano de atividades da instituição.

4

UNIDADE 4 - RELATÓRIO REFLEXIVO E DEVOLTIVA DOS RESULTADOS
Diário de campo online;
Relatório escrito com fundamentação teórica;
Seminário online partilha de resultados

80

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio dos conceitos básicos relacionados aos Ambientes Educacionais.

HABILIDADES

Comunicação oral e escrita de forma clara, coerente, acessível e reflexiva.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades propostas. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade diante dos seus compromissos acadêmicos e posteriormente inerentes a profissão. Disposição ética, afetiva e resolutiva diante das diferenças inerentes as relações interpessoais.

OUTRAS

Postura dinâmica, ética e pesquisadora diante das mudanças exigidas pela profissão docente.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Relatório reflexivo da Observação Participante

I

2.5

A definir

Autoavaliação 2,0

II

2.0

A definir

Orientação

III

3.0

A definir

Seminário

IV

2.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 14.ed. São Paulo: Libertad, 2002. 141 p. ISBN 8585819014

2

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598.

3

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. SãoPaulo: Cortez, 2000.

2

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015

3

PIMENTA; LIMA, Maria S. Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

4

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. PropostaCurricular de Santa Catarina. Florianópolis: Cogen. 1998.

5

WARSHAUER, C. A roda é o registro: uma parceria entre professor, alunos econhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática