PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Andressa Alano Alves |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório II |
0-20196 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil. Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar as/aos acadêmicas/os subsídios para a compreensão crítica reflexiva referente ao cotidiano educativo como ambiente educacional para a emancipação humana. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer, observar e intervir o contexto educativo. 2. Observar participando do planejamento e execução de atividades docentes em uma unidade de ensino. 3. Identificar e compreender as concepções de ensino e aprendizagem que fundamentam as práticas pedagógicas na unidade de ensino observada. 4. Descrever de forma reflexiva as atividades de observação participante e das intervenções em turmas de Educação Infantil a partir do olhar, da escuta e da experiência do registro diário. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE 1 - CONTEXTO EDUCATIVO |
|
2 |
UNIDADE 2 - ATIVIDADES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES |
|
3 |
UNIDADE 3 - CONCEPÇÕES DE ENSINO e APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS E ESTUDANTES NO COTIDIANO EDUCATIVO |
|
4 |
UNIDADE 4 - RELATÓRIO REFLEXIVO E DEVOLTIVA DOS RESULTADOS |
80 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio dos conceitos básicos relacionados aos Ambientes Educacionais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Comunicação oral e escrita de forma clara, coerente, acessível e reflexiva. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nas atividades propostas. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade diante dos seus compromissos acadêmicos e posteriormente inerentes a profissão. Disposição ética, afetiva e resolutiva diante das diferenças inerentes as relações interpessoais. |
|||||||||||
OUTRAS |
Postura dinâmica, ética e pesquisadora diante das mudanças exigidas pela profissão docente. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Relatório reflexivo da Observação Participante |
I |
|
|
|
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Autoavaliação 2,0 |
II |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Orientação |
III |
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário |
IV |
|
|
|
2.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 14.ed. São Paulo: Libertad, 2002. 141 p. ISBN 8585819014 |
|||||||||||
2 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598. |
|||||||||||
3 |
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. SãoPaulo: Cortez, 2000. |
|||||||||||
2 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015 |
|||||||||||
3 |
PIMENTA; LIMA, Maria S. Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. |
|||||||||||
4 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. PropostaCurricular de Santa Catarina. Florianópolis: Cogen. 1998. |
|||||||||||
5 |
WARSHAUER, C. A roda é o registro: uma parceria entre professor, alunos econhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |