UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Didática - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe, Regimari Cristina Rodolfi Beppler


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Didática

0-20195

4

80


EMENTA

Planejamento escolar. Conteúdos curriculares. Metodologia

de ensino e aprendizagem. Políticas de avaliação e

avaliação da aprendizagem.


OBJETIVO GERAL

Conhecer os contextos históricos, políticos e sociais em que foram construídos os fundamentos teórico-metodológicos do Planejamento Educacional e compreendê-lo como elemento norteador do ensino e aprendizagem no campo da educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. 2. Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. 3. Reconhecer a importâncias das políticas de avaliação da aprendizagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares

20

2

Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

ATIVIDADES ONLINE

1-2

3.9

09/06/2025

x

30/06/2025

AVALIAÇÃO FINAL

5.1

13/06/2025

INTEGRATIVA

1

29/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Curricularização da extensão universitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. 112 p. ISBN 978658935195-5.

2

CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 114 p. ISBN 853260093x.

3

GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. 2.ed. São Paulo: Loyola editora, 2001. 213 p. ISBN 851501154-9


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, c2012. 143. (Magistério: formação e trabalho pedagógico).

2

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.

3

BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

4

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

5

BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014.

obs:.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática