PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Mareli Eliane Graupe, Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Didática |
0-20195 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Planejamento escolar. Conteúdos curriculares. Metodologia de ensino e aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da aprendizagem. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os contextos históricos, políticos e sociais em que foram construídos os fundamentos teórico-metodológicos do Planejamento Educacional e compreendê-lo como elemento norteador do ensino e aprendizagem no campo da educação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. 2. Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. 3. Reconhecer a importâncias das políticas de avaliação da aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares |
20 |
2 |
Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. |
|||||||||||
OUTRAS |
Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
ATIVIDADES ONLINE |
1-2 |
|
|
|
3.9 |
09/06/2025 |
x |
30/06/2025 |
||||
AVALIAÇÃO FINAL |
|
|
|
|
5.1 |
13/06/2025 |
|
|
||||
INTEGRATIVA |
|
|
|
|
1 |
29/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Curricularização da extensão universitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. 112 p. ISBN 978658935195-5. |
|||||||||||
2 |
CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 114 p. ISBN 853260093x. |
|||||||||||
3 |
GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. 2.ed. São Paulo: Loyola editora, 2001. 213 p. ISBN 851501154-9 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, c2012. 143. (Magistério: formação e trabalho pedagógico). |
|||||||||||
2 |
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979. |
|||||||||||
3 |
BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. |
|||||||||||
4 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
|||||||||||
5 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014. |
|||||||||||
obs:. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |