PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica II |
0-18664 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Sala de aula como campo de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
Fundamentar teórico-metodologicamente os acadêmicos com vistas a continuidade do projeto de pesquisa e a coleta de dados de pesquisa bibliográfica e ou de campo para e na sala de aula e ou na escola. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar o processo construído 6º semestre na disciplina PPP I; 2. Apreender os elementos que constituem a coleta de dados de pesquisa; 3. Elaborar a metodologia de coleta de dados de pesquisa; 4. realizar encaminhamento de projeto de pesquisa ao CEP, conforme resolução 510/ 2016 CONEP; 5. Construir o modelo teórico metodológico da Pesquisa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Continuidade do projeto de pesquisa |
10 |
2 |
Acompanhamento individual ou em grupos do desenvolvimento do projeto de Pesquisa. |
20 |
3 |
Modelo teórico metodológico da pesquisa; |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula expositiva e dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Acompanhamento individual e em grupos; Realização de seminários de pesquisas. Utilização do laboratório de EaD. Leituras. Realização de seminários de pesquisa. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita, produção do conhecimento; investigação; aplicação dos conceitos estudados; relações estabelecidas; objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. |
|||||||||||
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
ATIVIDADE ONLINE |
1 |
x |
x |
x |
3.9 |
16/06/2025 |
|
|
||||
INTEGRATIVA |
|
|
|
|
1 |
25/05/2025 |
|
|
||||
AVALIAÇÃO FINAL |
|
|
|
|
5.1 |
16/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 200-. 277 p. ISBN 9789724415062. |
|||||||||||
2 |
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1989. 207 p. 77 ISBN 85-224-1041-0 |
|||||||||||
3 |
LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2001. 99 p. (Temas Básicos De Educação E Ensino) ISBN 8512303700 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas abnt sobre documentação. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, [19--]. 15001 |
|||||||||||
2 |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Normas abnt sobre documentação. Rio de Janeiro , 19--. |
|||||||||||
3 |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica científica. 2003 |
|||||||||||
4 |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos. 2011 |
|||||||||||
5 |
SAMPIERI; COLLADO E LUCIO. METODOLOGIA DE PESQUISA. 3.ed. MCGRAWHILL 2006 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |