PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Libras II |
0-18663 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em Contextos. |
OBJETIVO GERAL |
Mediar a apreensão de estruturas gramaticais intermediárias da Libras a fim de desenvolver habilidades de comunicação nesta língua, entendendo-a como meio de interação dentro de uma perspectiva bilíngue de educação de surdos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
> Ampliar vocabulário em Libras; > Estruturar corretamente o discurso em Libras; > Operar com os conceitos trabalhados ao longo do semestre. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Revisão de vocabulário e estruturas gramaticais aprendidas em “Libras I” |
20 |
2 |
2.1 Importância da comunicação em Libras para a comunidade Surda |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Fórum Temático Interpretações Traduções Videoaula |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio do vocabulário e noções gramaticais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Uso da Libras como meio de interação em micro-aula. |
|||||||||||
ATITUDES |
Estabelecimento de comunicação básica em Libras. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
25/06/2025 |
|
|
||||
Fórum |
2 |
x |
x |
x |
0.4 |
31/03/2025 |
x |
21/04/2025 |
||||
Atividades On-line |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3.5 |
31/03/2025 |
x |
21/04/2025 |
||||
AVALIAÇÃO FINAL |
1-2 |
x |
x |
x |
5.1 |
04/04/2025 |
x |
14/07/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. 221p. ISBN 9788536303086 |
|||||||||||
2 |
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte (ed.). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2001. 2 v. ISBN 85-314-0668-4. |
|||||||||||
3 |
GESSER, Audrei. Libras@p0: que língua é essa@p1 crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Série estratégias de ensino, 14). ISBN 978-85-7934-001-7. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Enciclopédia da língua de sinais brasileira : artes e cultura, esportes e lazer / 2009 - ( Referência ) - Acervo 53693 CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Enciclopédia da língua de sinais brasileira: artes e cultura, esportes e lazer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 827 p. ISBN 9788531408496 Número de Chamada: r419.3 C245e |
|||||||||||
2 |
Enciclopédia da língua de sinais brasileira : comunicação, religião e eventos / 2009 - ( Referência ) - Acervo 53695 CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Enciclopédia da língua de sinais brasileira: comunicação, religião e eventos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 1009 p. ISBN 8531408709 Número de Chamada: r419.3 C245e |
|||||||||||
3 |
Enciclopédia da língua de sinais brasileira : família e relações familiares e casa / 2009 - ( Referência ) - Acervo 53694 CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Enciclopédia da língua de sinais brasileira: família e relações familiares e casa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 857 p. ISBN 8531408555 Número de Chamada: r419.3 C245e |
|||||||||||
4 |
Tenho um aluno surdo, e agora@p4 : introdução à Libras e educação de surdos / 2014 - ( Livros ) - Acervo 138512 LACERDA, Cristina Broglia F. de; SANTOS, Lara Ferreira dos. Tenho um aluno surdo, e agora@p5: introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: Editora da Universidade de São Carlos, 2014. ISBN 9788576003074 Número de Chamada: 371.912 T289 |
|||||||||||
5 |
Surdez, cognição visual e libras : estabelecendo novos diálogos / 2010 - ( Livros ) FALCÃO, Luiz Albérico. Surdez, cognição visual e libras: estabelecendo novos diálogos. Recife: Ed. do Autor, 2010. 420 p. ISBN 978859059387 Número de chamada: 371.9 F178s |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |