PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Andressa Alano Alves |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório IV |
0-18662 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar subsídios para inserção na realidade educacional dos Anos Iniciais - Educação Básica |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender a organização do cotidiano do Ensino Fundamental em relação aos tempos e espaços. 2. Observar participando do planejamento e execução de atividades docentes em uma unidade escolar. 3. Planejar e executar intervenção direta em sala de aula, em concordância com professor/a da turma. 4. Elaborar de forma reflexiva relatório à partir da observação participante e da intervenção pedagógica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Contexto escolar. |
12 |
2 |
Campo de estágio |
24 |
3 |
Intervenção na realidade educacional. |
24 |
4 |
Elaboração do Relatório e devolutiva. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Orientações referente ao estágio. Organização dos grupos. Identificação dos campos de estágio. Estudo do PPP da escola. Identificação da população escolar. Observação participante – acompanhamento semanal das atividades de um professor na unidade escolar. Projeto/planejamento e intervenção na sala de aula em uma turma dos Anos Iniciais. Diário de campo on-line; Relatório escrito com fundamentação teórica Seminário on-line – resultados. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Capacidade relacional entre saberes acadêmicos e saberes curriculares das redes de ensino locais. Capacidade de articulação entre os conhecimentos produzidos em sala e a vivência em campo. |
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HABILIDADES |
Consistência teórica nas produções acadêmicas orais e escritas. Atuação participativa e cooperativa. |
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ATITUDES |
Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às atividades individuais e coletivas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais. postura acadêmico-profissional durante todo o processo. |
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OUTRAS |
... |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Orientação |
|
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3.00 |
A definir |
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Planejamento e relatório |
|
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|
3.0 |
A definir |
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Seminário |
|
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|
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2.0 |
A definir |
|
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Autoavaliação |
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|
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|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522112654. |
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2 |
FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 248 p. (Coleção Magistério. Formação E Trabalho Pedagógico) 10021 ISBN 853080394-9 |
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3 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x |
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2 |
OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. 129p ISBN 853080581x. |
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3 |
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704. |
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4 |
PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. ISBN 9788571399532. |
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5 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Proposta curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. 192 p. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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