PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Lucia Ceccato de Lima, Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, Carlos Alberto Bertaiolli |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II |
0-18660 |
7º |
8 |
160 |
EMENTA |
|||
Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar uma análise acerca dos componentes curriculares História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso no documento intitulado BNCC – Base Nacional Comum Curricular – problematizando sua docência no âmbito da Educação Básica, especificamente na Etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Ampliar a percepções acerca do campo das Ciências Humanas; Analisar a inserção das Ciências Humanas no cenário social atual; Conhecer a concepção de ciências humanas na BNCC; Identificar como a BNCC preconiza a docência no campo das ciências humanas no Ensino Fundamental anos Iniciais. Conhecer o que a BNCC preconiza como sendo a ciência Geografia e a ciência História, identificando conceitos gerais e situando as unidades temáticas e objetos de conhecimento propostas pela BNCC para estes componentes, bem como identificar e compreender as habilidades inerentes a cada um deles em cada etapa/ano do ensino Fundamental anos iniciais. Refletir sobre as conexões e diálogos dos componentes curriculares História e Geografia com os Componentes Curriculares Ciências e Ensino Religioso. Compreender o processo de produção do conhecimento científico no contexto sócio histórico. Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências. Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências. Elaborar atividades (experimentos e projetos) para o Ensino de Ciências. Identificar a problemática encontrada no ensino de Ensino Religioso nos anos iniciais. Identificar e aprofundar o objeto de estudos das Ciências Humanas e sua importância no processo de aprendizagem dos anos iniciais; Conhecer as categorias de análise e os conteúdos ensinados no ensino de Ensino Religioso nos anos iniciais EF tendo como referência a BNCC e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense; Identificar os processos de ensino e aprendizagem (metodologias e Avaliação) no ensino de Ensino Religioso nos anos iniciais do EF; Conhecer e aplicar as ferramentas tecnológicas para o ensino de Ensino Religioso. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Concepção do Ensino Religioso no Brasil e sua trajetória na educação brasileira. |
08 |
2 |
Ensino religioso como área de conhecimento (Base Nacional Comum Curricular) |
08 |
3 |
Unidades temáticas e objetos de conhecimento e habilidades do Componente Curricular Ensino Religioso |
08 |
4 |
Processos de construção e reconstrução de crenças, práticas e discursos religiosos nas sociedades modernas, pluralistas e multiculturais. |
08 |
5 |
Critérios didático-metodológicos do Ensino Religioso |
08 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; Estudo de Caso; ET – Estudo de Texto; Produção de vídeos referentes aos conteúdos trabalhados. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Elaboração de síntese. Comunicação com clareza. Raciocínio lógico. Utilização da metodologia adequada no objeto pesquisado. Apresentar mínimo conhecimento acerca do assunto. Uso de tecnologias digitais |
|||||||||||
HABILIDADES |
Comunicação eficaz. Entonação de voz e gestos adequados. Apresentação de trabalhos. Dominar recursos de digitação. Senso de investigação. Administrar conflitos. Domínio das tecnologias de comunicação digital. |
|||||||||||
ATITUDES |
Ética. Liderança. Comprometimento. Senso critica. Iniciativa. Autonomia. Pró-atividade. Solidariedade. Capacidade de resolução de problemas. Interatividade. Resiliência. |
|||||||||||
OUTRAS |
... |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Produção de texto |
|
|
|
|
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Possibilidades didáticas - Ensino Religioso |
|
|
|
|
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Seminário |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: Da crítica da geografia a uma geografia crítica. 3.ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1986. 236 p. 14193 |
|||||||||||
2 |
APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre Artes Médicas 2003 |
|||||||||||
3 |
CIRCE BITTENCOURT. O saber histórico na sala de aula. 12. São Paulo: Contexto, 1997. PDF. ISBN 9788572440714. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788572440714. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BAUMANN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 |
|||||||||||
2 |
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 364 p. (Coleção docência em formação : ensino superior) ISBN 852490858-0 |
|||||||||||
3 |
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8 |
|||||||||||
4 |
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 364 p. (Coleção docência em formação : ensino superior) ISBN 852490858-0 |
|||||||||||
5 |
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001. 258 p. ISBN 8571105987 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |