UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Lucia Ceccato de Lima, Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, Carlos Alberto Bertaiolli


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II

0-18660

8

160


EMENTA

Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar uma análise acerca dos componentes curriculares História, Geografia, Ciências e Ensino Religioso no documento intitulado BNCC – Base Nacional Comum Curricular – problematizando sua docência no âmbito da Educação Básica, especificamente na Etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ampliar a percepções acerca do campo das Ciências Humanas; Analisar a inserção das Ciências Humanas no cenário social atual; Conhecer a concepção de ciências humanas na BNCC; Identificar como a BNCC preconiza a docência no campo das ciências humanas no Ensino Fundamental anos Iniciais. Conhecer o que a BNCC preconiza como sendo a ciência Geografia e a ciência História, identificando conceitos gerais e situando as unidades temáticas e objetos de conhecimento propostas pela BNCC para estes componentes, bem como identificar e compreender as habilidades inerentes a cada um deles em cada etapa/ano do ensino Fundamental anos iniciais. Refletir sobre as conexões e diálogos dos componentes curriculares História e Geografia com os Componentes Curriculares Ciências e Ensino Religioso. Compreender o processo de produção do conhecimento científico no contexto sócio histórico. Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências. Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências. Elaborar atividades (experimentos e projetos) para o Ensino de Ciências. Identificar a problemática encontrada no ensino de Ensino Religioso nos anos iniciais. Identificar e aprofundar o objeto de estudos das Ciências Humanas e sua importância no processo de aprendizagem dos anos iniciais; Conhecer as categorias de análise e os conteúdos ensinados no ensino de Ensino Religioso nos anos iniciais EF tendo como referência a BNCC e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense; Identificar os processos de ensino e aprendizagem (metodologias e Avaliação) no ensino de Ensino Religioso nos anos iniciais do EF; Conhecer e aplicar as ferramentas tecnológicas para o ensino de Ensino Religioso.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Concepção do Ensino Religioso no Brasil e sua trajetória na educação brasileira.
Políticas Educacionais para o Ensino Religioso.

08

2

Ensino religioso como área de conhecimento (Base Nacional Comum Curricular)

08

3

Unidades temáticas e objetos de conhecimento e habilidades do Componente Curricular Ensino Religioso

08

4

Processos de construção e reconstrução de crenças, práticas e discursos religiosos nas sociedades modernas, pluralistas e multiculturais.

08

5

Critérios didático-metodológicos do Ensino Religioso

08

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; Estudo de Caso; ET – Estudo de Texto; Produção de vídeos referentes aos conteúdos trabalhados.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Elaboração de síntese. Comunicação com clareza. Raciocínio lógico. Utilização da metodologia adequada no objeto pesquisado. Apresentar mínimo conhecimento acerca do assunto. Uso de tecnologias digitais

HABILIDADES

Comunicação eficaz. Entonação de voz e gestos adequados. Apresentação de trabalhos. Dominar recursos de digitação. Senso de investigação. Administrar conflitos. Domínio das tecnologias de comunicação digital.

ATITUDES

Ética. Liderança. Comprometimento. Senso critica. Iniciativa. Autonomia. Pró-atividade. Solidariedade. Capacidade de resolução de problemas. Interatividade. Resiliência.

OUTRAS

...

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Produção de texto

0.5

A definir

Possibilidades didáticas - Ensino Religioso

0.5

A definir

Seminário

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: Da crítica da geografia a uma geografia crítica. 3.ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1986. 236 p. 14193

2

APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre Artes Médicas 2003

3

CIRCE BITTENCOURT. O saber histórico na sala de aula. 12. São Paulo: Contexto, 1997. PDF. ISBN 9788572440714. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788572440714.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAUMANN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002

2

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 364 p. (Coleção docência em formação : ensino superior) ISBN 852490858-0

3

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8

4

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 364 p. (Coleção docência em formação : ensino superior) ISBN 852490858-0

5

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001. 258 p. ISBN 8571105987

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática