PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Alfabetização e Numeralização IV |
0-18661 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas fundamentais para o processo de Alfabetização e Numeralização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1.Analisar a prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo. 2. Reconhecer histórias plurais e práticas singulares de alfabetização. 3. Compreender os aspectos específicos da pesquisa em alfabetização e sua interface com a educação. 4. Desenvolver a capacidade de leitura da realidade escolar a partir de práticas de alfabetização. 5.Conhecer práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com objetos de conhecimento descritos nos eixos da BNCC e Currículo Base do Território Catarinense. 6. Retomar as cinco Unidades Temáticas que divide a área do conhecimento de Matemática. 7. Identificar os objetos de conhecimento na BNCC e no Currículo Base do Território Catarinense para cada Unidade Temática. 8.Elaborar plano de ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1.A prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e práticas singulares de alfabetização. |
40 |
2 |
Retomada das Unidades Temática da área de Matemática |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Leitura de textos e slides. Debates no fórum (AVA) Links de vídeos. Resenhas. Produção de vídeos. Construção de materiais didáticos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens e participação dos fóruns. Conduta ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
Acesso ao AVA com frequência. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
ATIVIDADES ONLINE |
1-2-3-4 |
|
|
|
3.9 |
02/06/2025 |
x |
12/06/2025 |
||||
AVALIAÇÃO FINAL |
|
|
|
|
5.1 |
16/06/2025 |
x |
28/06/2025 |
||||
INTEGRATIVA |
|
|
|
|
1 |
29/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017. |
|||||||||||
2 |
GOULART, Cecília M. A; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; FERREIRA, Norma Sandra de A (org.). A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788524926402. |
|||||||||||
3 |
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582179277. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GARCIA, Regina Leite. A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2015. |
|||||||||||
2 |
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2019 |
|||||||||||
3 |
SARMENTO, Manuel & GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes 2008. |
|||||||||||
4 |
SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo. 8.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1999. 135 p.:il (Passando A Limpo) 5887 ISBN 85260111-2 |
|||||||||||
5 |
VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584290284. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |