PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Tecnologia da Educação |
0-19425 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Informática e educação. Sala de aula e as tecnologias digitais de informação e comunicação. |
OBJETIVO GERAL |
-Desenvolver reflexões sobre o papel das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo educacional/sala de aula. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Desenvolver reflexões teórico – metodológicas sobre a informática / linguagens digitais na educação; -Analisar o papel das tecnologias digitais de informação e as possibilidades de aplicabilidade na sala de aula; - Desenvolver propostas pedagógicas com o uso de diversos recursos tecnológicos para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO |
15 |
2 |
2 SALA DE AULA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
|
|
TOTAL DE HORAS |
15 h |
|
Estratégias:Aula com exibição de material Audiovisual. Estudo Dirigido; Estudo de Texto e de Webinar; Trabalho Individualizado. Fórum. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação do ensino e da aprendizagem será de acordo com os processos previstos nas Unidades. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Sistematização e produção individual e coletiva em torno da proposta previstas nas Unidades bem como a capacidade de estabelecer relação reflexiva entre as contribuições teóricas e metodológicas de acordo com a realidade da sala de aula. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos. Autonomia nos trabalhos individuais. Interatividade e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de cooperação nas diferentes ambientações de aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Compromisso com as questões educacionais que envolvem a formação integral dos estudantes. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
ATIVIDADES ONLINE |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
2.9 |
18/04/2025 |
x |
05/05/2025 |
||||
AVALIAÇÃO FINAL |
1-2-3-4 |
|
|
|
5.1 |
18/06/2025 |
x |
02/05/2025 |
||||
INTEGRATIVA |
|
|
|
|
1 |
29/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 203 p. (Coleção trans.). ISBN 85-85490-15-2. |
|||||||||||
2 |
LEVY, Pierre. Cibercultura. 3.ed. São Paulo: Ed. 34, 2011. 260 p. (Coleção-trans). ISBN 978-85-7326-126-4. |
|||||||||||
3 |
SANTAELLA, Lucia; FEITOZA, Mirna (org.). Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788522127276. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BARRETO, Maria Angela de Oliveira Champion; BARRETO, Flávia de Oliveira Champion. Educação inclusiva: contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. 1. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. (Eixos). ISBN 9788536510231. |
|||||||||||
2 |
COSTA, Marisa Vorraber Costa. A educação na cultura da mídia e do consumo. Ed. Lamparina, 2009 |
|||||||||||
3 |
Santaella, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. |
|||||||||||
4 |
SANTA CATARINA, Governo do Estado. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino do Território Catarinense. Estado de Santa Catarina, Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019. https://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/curriculo-base-do-%20territorio-catarinense/1620-curriculo-base-ed-infantil-e-ens-fundamental-de-sc/file |
|||||||||||
5 |
FUZA, Ângela Francine; Flávia MIRANDA, Danielle Sordi Silva. Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 25 e 250009, 2020, p. 1-26. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |