PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia da Aprendizagem |
0-19427 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Teorias contemporâneas da aprendizagem. Construtivismo e sociointeracionismo. Processos de desenvolvimento humano e construção da linguagem e pensamento. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o entendimento das teorias interacionistas de aprendizagem, levando as acadêmicas a perceberem a relevância desses estudos para a educação contemporânea. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender como se dá a aprendizagem numa abordagem construtivista, concebendo-a a partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget. -Internalizar os pressupostos da abordagem sociointeracionista, a partir da teoria Histórico-Cultural de L. S. Vygotsky. - Relacionar os processos de desenvolvimento humano e construção da linguagem e pensamento em Piaget e Vygotsky, desenvolvendo habilidades na mediação da aprendizagem. - Conhecer algumas teorias contemporâneas de aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Construtivismo |
20 |
2 |
Sociointeracionismo |
20 |
3 |
Processos de desenvolvimento humano e construção da linguagem e pensamento. |
20 |
4 |
Teorias contemporâneas da aprendizagem. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Construção de Narrativa Documentários Estudos de Texto Fórum Temático Mapa-mental Micro-aula Videoaulas |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Internalização dos pressupostos teóricos de Piaget e Vygotsky. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de Mediar a aprendizagem na Zona de Desenvolvimento Proximal/Iminente |
|||||||||||
ATITUDES |
Postura que valorize os conhecimentos prévios dos estudantes, bem como seu contexto social. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Atividade Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Mapa Mental + texto |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Narrativa |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Micro-aula |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Fórum temático |
4 |
x |
x |
x |
0.9 |
A definir |
|
|
||||
Produção Textual |
1, 2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
5.1 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 4. ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2001. 168 p. ISBN 853237620. |
|||||||||||
2 |
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 6.ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1993. 212 p. (Psicologia E Pedagogia) 7 ISBN 85-336-0172-7 |
|||||||||||
3 |
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pesamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. 135 p. (Coleção psicologia e pedagogia) ISBN 8533601921 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1995.Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. 80 p. ISBN 8586661341 Número de Chamada: 371.13 G125b |
|||||||||||
2 |
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1980. |
|||||||||||
3 |
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. |
|||||||||||
4 |
VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, A. R.; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7. ed. São Paulo: Ícone, 2001. |
|||||||||||
5 |
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Vozes, 1989. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |