PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Literatura Infanto Juvenil |
0-19428 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Literatura infanto-juvenil: teoria, prática e pesquisa. Literatura infanto-juvenil brasileira Contemporânea. Literatura infanto-juvenil catarinense. |
OBJETIVO GERAL |
Formar o professor de literatura infanto-juvenil com capacidade de comunicação, abstração, análise e valorização da leitura literária como experiência estética e cultural, e para atuar de forma crítica e autocrítica na formação do leitor na educação básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Abordar a literatura infanto-juvenil em seu contexto histórico e social. Refletir sobre os conceitos e práticas relacionados ao ensino de literatura infanto-juvenil. Orientar a escolha de obras literárias e abordagens de trabalho para propiciar um ensino democrático |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução: conceitos e funções |
20 |
2 |
Prática, didática e pesquisa |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Trabalhos individuais. Leitura individual da bibliografia recomendada. Elaboração de mapas mentais e produções escritas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimento histórico crítico do campo e de metodologias de ensino e pesquisa de literatura infanto-juvenil |
|||||||||||
HABILIDADES |
Atuar de acordo com o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício da profissão docente |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos e estratégias adquiridos. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação nas discussões propostas nas diversas plataformas propostas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
ATIVIDADES ONLINE |
1-2 |
x |
x |
x |
3.9 |
02/05/2025 |
x |
19/06/2025 |
||||
AVALIAÇÃO FINAL |
|
|
|
|
5.1 |
02/06/2025 |
x |
16/06/2025 |
||||
INTEGRATIVA |
|
|
|
|
1 |
29/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2017. 329p. ISBN 9788526023284. |
|||||||||||
2 |
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7.ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2005. 287 p. ISBN 8516026310 |
|||||||||||
3 |
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 14.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2000. 366 p. (Literatura E Teoria Literária) 259 ISBN 85-219-0064-4 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GAGLIARDI, Eliana; AMARAL, Heloísa. Conto de fadas. São Paulo: Editora FTD S/a, 2001. (Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso). |
|||||||||||
2 |
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1991. 189 p. (Pioneira-manuais De Estudo) 2410 |
|||||||||||
3 |
COLOMER, Teresa; SANDRONI, Laura. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2003. ISBN 85260801-3 |
|||||||||||
4 |
SILVA, Danusia Apparecida; BIFFI, Darcy de Liz. Ler para conhecer a literatura infantil e juvenil catarinense. Lages: Ed. do Autor, 2004. |
|||||||||||
5 |
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-européias ao Brasil contemporâneo. 4.ed. São Paulo: Editora Ática, 1991. 285 p. (Fundamentos) 10386 ISBN 850803781-3 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |