PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Andressa Alano Alves |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Alfabetização e Numeralização I |
0-19426 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Metodologias de alfabetização e fundamentos da numeralização. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar compreensão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e constru-Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e construção do número na educação básica. -Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares.ção do número na educação básica. -Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Metodologia de Alfabetização Abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento. |
40 |
2 |
2. Construção do Número. |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Leitura de textos e slides; Debates no fórum (AVA); Links de vídeos expositivos; Resenhas; Produção de vídeos; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens. Conduta ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
Acesso ao AVA periodicamente. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
ATIVIDADES ONLINE |
1-2-3-4 |
|
|
|
3.9 |
13/06/2025 |
x |
30/06/2025 |
||||
AVALIAÇÃO FINAL |
1-2-3-4 |
|
|
|
5.1 |
13/06/2025 |
x |
27/06/2025 |
||||
AVALIAÇÃO INTEGRATIVA |
|
|
|
|
1 |
29/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PIAGET, Jean. A gênese do número na criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. 331 p 17410 |
|||||||||||
2 |
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2022. 377 p. ISBN 978-85-7244-958-8. |
|||||||||||
3 |
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582179277. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KAMII, Constance; DECLARK, Geórgia. Reinventando á aritmética: implicações da teoria de piaget. 16. ed. Campinas: Papirus, 2001. 308 p. ISBN 85-308-0117-2. |
|||||||||||
2 |
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2010. 1 recurso online. (Tendências em educação matemática). ISBN 9788551301463. |
|||||||||||
3 |
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. 300 p. ( Biblioteca Artmed). ISBN 9788573075724. |
|||||||||||
4 |
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005. |
|||||||||||
5 |
SMOLE, Kátia Stocco; MUNIZ, Cristiano Alberto. A matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788563899842. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |