PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica II |
0-18293 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Sala de aula como campo de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do projeto de pesquisa, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Reconhecer a escola/educação como espaço privilegiado para a produção do conhecimento científico; 2. Elaborar o projeto de pesquisa na área de intervenção do licenciando em pedagogia, visando à produção e socialização do conhecimento. 3. Utilizar as normas da ABNT para elaboração do projeto de pesquisa; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 - Planejamento da pesquisa |
04 |
2 |
2 - Estrutura do projeto de pesquisa |
32 |
3 |
3- Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos |
04 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de micro escrito. - Trabalho de pesquisa na internet e/ou na biblioteca; - Estudo dirigido; - Seminário. - Estudo de Texto; - Aula em Laboratório. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do projeto de pesquisa. |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; - Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Compreensão e utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração do projeto de pesquisa; - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega das etapas do projeto. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Participação em eventos científicos ofertados pela UNIPLAC; - Sugestões e/ou apontamentos de bibliografias que contribuam na realização das atividades de pesquisa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa 01 |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
18/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 02 - Elaboração do projeto de pesquisa ( versão parcial) |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
02/04/2025 |
x |
09/04/2025 |
||||
Avaliação 03 – Elaboração do referencial teórico (1º capítulo) |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
14/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação 04 - Elaboração do projeto de pesquisa ( versão final) |
2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
21/05/2025 |
x |
28/05/2025 |
||||
Avaliação 05 - formatação de acordo com as normas da ABNT |
2 e 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
28/05/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 26. ed. São Paulo: Loyola, 2014. 102 p. ISBN 978-85-15-01841-3. |
|||||||||||
2 |
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 157 p. (Metodologia e pesquisa do cotidiano). ISBN 85-7490-147-4. |
|||||||||||
3 |
DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003. 255 p. ISBN 85-16-03897-1. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. |
|||||||||||
2 |
O sentido da escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. |
|||||||||||
3 |
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019. |
|||||||||||
4 |
COSTA, M. C. V. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007. |
|||||||||||
5 |
DUBET, F. O que é uma escola justa@p1 a escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008. |
|||||||||||
obs:Outras bibliografias poderão ser incluídas (desde que disponíveis na biblioteca física ou virtual), visando maior fundamentação teórica às unidades de ensino desenvolvidas. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |