PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Libras II |
0-18292 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em Contextos. |
OBJETIVO GERAL |
Mediar a apreensão de estruturas gramaticais intermediárias da Libras a fim de desenvolver habilidades de comunicação nesta língua, entendendo-a como meio de interação dentro de uma perspectiva bilíngue de educação de surdos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
> Ampliar vocabulário em Libras; > Estruturar corretamente o discurso em Libras; > Operar com os conceitos trabalhados ao longo do semestre. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Libras: Vocabulário.
|
12 |
2 |
Aspectos gramaticais do discurso em Libras:
|
14 |
3 |
Uso da Libras em Contextos (PCC).
|
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Traduções Libras-Português de sentenças que estarão disponibilizadas no Google ClassRoom |
Estratégias:Apresentação de sentenças em Libras. Aula expositiva-dialogada. Diálogos. Traduções e Interpretaçõe s. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio do vocabulário e noções gramaticais |
|||||||||||
HABILIDADES |
Uso da Libras como meio de interação em micro-aula |
|||||||||||
ATITUDES |
Estabelecimento de comunicação básica em Libras |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Apresentação de um texto (diálogo) em Libras |
Todas |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Tradução de um texto Libras/Português |
Todas |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Tradução de um texto Português/Libras |
Todas |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Microaula em Libras |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Tradução de frases no Google ClassRoom |
Todas |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536311746. |
|||||||||||
2 |
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte (ed.). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2001. 2 v. ISBN 85-314-0668-4. |
|||||||||||
3 |
GESSER, Audrei. Libras@p0: que língua é essa@p1 crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Série estratégias de ensino, 14). ISBN 978-85-7934-001-7. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Enciclopédia da língua de sinais brasileira : artes e cultura, esportes e lazer / 2009 - ( Referência ) - Acervo 53693 CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Enciclopédia da língua de sinais brasileira: artes e cultura, esportes e lazer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 827 p. ISBN 9788531408496 Número de Chamada: r419.3 C245e |
|||||||||||
2 |
Enciclopédia da língua de sinais brasileira : comunicação, religião e eventos / 2009 - ( Referência ) - Acervo 53695 CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Enciclopédia da língua de sinais brasileira: comunicação, religião e eventos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 1009 p. ISBN 8531408709 Número de Chamada: r419.3 C245e |
|||||||||||
3 |
Enciclopédia da língua de sinais brasileira : família e relações familiares e casa / 2009 - ( Referência ) - Acervo 53694 CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Enciclopédia da língua de sinais brasileira: família e relações familiares e casa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. 857 p. ISBN 8531408555 Número de Chamada: r419.3 C245e |
|||||||||||
4 |
Tenho um aluno surdo, e agora@p4 : introdução à Libras e educação de surdos / 2014 - ( Livros ) - Acervo 138512 LACERDA, Cristina Broglia F. de; SANTOS, Lara Ferreira dos. Tenho um aluno surdo, e agora@p5: introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: Editora da Universidade de São Carlos, 2014. ISBN 9788576003074 Número de Chamada: 371.912 T289 |
|||||||||||
5 |
Surdez, cognição visual e libras : estabelecendo novos diálogos / 2010 - ( Livros ) FALCÃO, Luiz Albérico. Surdez, cognição visual e libras: estabelecendo novos diálogos. Recife: Ed. do Autor, 2010. 420 p. ISBN 978859059387 Número de chamada: 371.9 F178s |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |