PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório IV |
0-18291 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar o processo de inserção na realidade profissional através de vivências cotidianas da escola com foco na sala de aula da Educação Básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Descrever a realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais. 2- Levantar temáticas a partir do diagnóstico para o desenvolvimento do estágio. 3- Elaborar o projeto de estágio, assim como o relatório dessa etapa. 4- Desenvolver atividades de práticas pedagógicas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais. |
10 |
2 |
Definição do campo de estágio |
40 |
3 |
Diagnóstico da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio. |
20 |
4 |
Elaboração do projeto de estágio e do relatório dessa etapa. |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Conversas iniciais. Orientações. Organização dos grupos.Definição dos campos de estágio. Observação participante nos campos de estágio. Estudo da realidade e suas expectativas (sala de aula - atuação direta). Escrita do relatório dessa etapa. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. |
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HABILIDADES |
Coerência e correção nos trabalhos escritos. Comunicação ativa no grupo. Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas. |
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ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva. |
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OUTRAS |
Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. Seminário. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Assiduidade, participação e responsabilidade. |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
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Trabalhos realizados em aula presencial e de pesquisa |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
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Projeto de estágio/Planejamento |
2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
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Seminário |
2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório dessa etapa |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522112654. |
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2 |
FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 248 p. (Coleção Magistério. Formação E Trabalho Pedagógico) 10021 ISBN 853080394-9 |
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3 |
STELA C. BERTHOLO PICONEZ (COORD). Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. 15ª. Papirus |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x |
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2 |
OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. 129p ISBN 853080581x. |
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3 |
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704. |
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4 |
PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. ISBN 9788571399532. |
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5 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Proposta curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. 192 p. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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