PLANO DE ENSINO | 2025/1 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Gilberto Borges de Sá, Lucia Ceccato de Lima, Marta Aparecida de Lima Machado Calegari |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - II | 0-18289 | 7º | 8 | 160 |
EMENTA |
Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar uma reflexão teórico/prática do Conhecimento nas áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental, seus dilemas, conteúdos curriculares, processo de ensino e aprendizagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar os dilemas/desafios/dificuldades vivenciados pelos professores no ensino do ensino da Geografia/Historia nos anos iniciais do EF; 2. Aprofundar o objeto de estudos das Ciências Humanas (Geografia/Espaço e Historia/tempo), conceitos e sua relevância no processo de Ensino e Aprendizagem dos anos inicias do E.F; 3. Conhecer os conteúdos ensinados no ensino da Geografia e Historia nos anos iniciais EF. de acordo com a BNCC. 4. Identificar os processos de ensino e aprendizagem (metodologias ativas e Avaliação) no ensino da Geografia e Historia nos anos iniciais do EF e aplicação de tecnologias de informação e comunicação. 5. Obter uma visão ampla da Historiografia da Regional - Serra Catarinense. 6. Compreender o processo de produção do conhecimento no contexto sócio histórico. 7. Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências. 8. Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências. 9. Elaborar atividades (experimentos e projetos) para o Ensino de Ciências. 10. Estudo e análise crítica do Ensino Religioso no Brasil e sua relação com a Educação. 11. Aprofundar o objeto de estudos das Ciências Humanas e sua importância no processo de aprendizagem dos anos inicias. 12. Conhecer as categorias de análise e os conteúdos ensinados no Ensino Religioso nos anos iniciais EF tendo como referência a BNCC e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 13. Identificar os processos de ensino e aprendizagem (metodologias e Avaliação) no ensino de Ensino Religioso nos anos iniciais do EF. 14. Aplicar as ferramentas tecnológicas para o ensino de Ensino Religioso. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Problematização - Identificação e relato dos dilemas/situações/problemas/desafios vivenciados pelos professores no ensino da Geografia e Historia nos Anos iniciais de EF; | 4 |
2 | Estudo do Objeto (Espaço e Tempo) e seus conceitos, bem como a relevância no processo de aprendizagem dos anos inicias EF. no ensino da Geografia/Historia. Identificar as principais categorias de análise da Geografia/Historia nos anos iniciais. | 11 |
3 | Conhecer os conteúdos curriculares ensinados no ensino da Geografia e Historia nos anos iniciais EF de acordo com a BNCC; | 28 |
4 | Conhecer os processos de Ensino e Aprendizagem (metodologias ativas e Avaliação) no ensino da geografia/historia nos anos iniciais do EF; | 16 |
5 | Conhecer a Historiografia da Região da Serra Catarinense | 12 |
6 | Desenvolver Projeto de atividade Pratica Extraclasse – Elaboração de um Dicionário dos termos usados no Ensino Geografia nos anos iniciais do E.F. | 08 |
7 | Fundamentos históricos e filosóficos do ensino de ciências no Brasil: -Produção do conhecimento científico; -Construção dos conceitos científicos e Conteúdos Curriculares; -Análise de livros didáticos de ciências -Metodologias para ensino de Ciências | 40 |
8 | - Concepção do Ensino Religioso no Brasil e sua trajetória na educação brasileira. -Políticas Educacionais para o Ensino Religioso. -Ensino religioso como área de conhecimento (Base Nacional Comum Curricular). -Processos de construção e reconstrução de crenças, práticas e discursos religiosos nas sociedades modernas, pluralistas e multiculturais -Critérios didático-metodológicos do Ensino Religioso. | 40 |
| TOTAL DE HORAS | 159 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; TG - Trabalho em grupo. VT - Visitas tecnicas; EC - Estudo de Caso; TI - Trabalho Individual. SEM - Seminários. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Elaboração de síntese. Comunicação com clareza. Visão sistêmica do conhecimento. Raciocínio lógico. Utilização da metodologia adequada no objeto pesquisado. Apresentar mínimo conhecimento acerca do assunto. Uso de tecnologias digitais. | ||||||||
HABILIDADES | Comunicação eficaz. Entonação de voz e gestos adequados. Apresentação de trabalhos. Dominar recursos de digitação. Senso de investigação. Administrar conflitos. Domínio das tecnologias de comunicação digital. | ||||||||
ATITUDES | Ética. Liderança. Comprometimento. Senso critica. Iniciativa. Autonomia. Pró-atividade. Solidariedade. Capacidade de resolução de problemas. Interatividade. Resiliência. | ||||||||
OUTRAS | Seminário e análise de livros didáticos . - Microaulas: exercitando estratégias para o ensino - Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa |
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| 1 | A definir |
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Avaliação Geografia |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
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Avaliação Historia |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
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Avaliação Ciências |
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| 2.0 | A definir |
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Avaliação Ensino Religioso |
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| 2.0 | A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. ; PISSETTI, Adriana Carla; PILAR, Flávio Roberto; SOUZA, Lúcia Regina Fernandes de; GHIZONI, Maria Lúcia; ROTERS, Sandra Regina. O ensino da história de Lages nas escolas do município. Lages 1995. 124 p. 8604 |
2 | VESENTINI, José William. O ensino da geografia e as mudanças recentes no espaço geográfico mundial. S.L. [19--]. 31 p. 9278 |
3 | OLIVEIRA, Paulo de Salles. Metodologia das ciências humanas. São Paulo: Editora Hucitec, 1998. 219 p. 20782 ISBN 852710465-2 |
4 | MEURER, Daniela. A proposta curricular de Santa Catarina (2014) e a escola unitária de Antonio Gramsci: aproximações e contradições. Lages, 2019. 87 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/0000020f.pdf. Acesso em: 6 nov. 2020. |
5 | DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José Andrade; PIERSON, Alice; CISCATO, Carlos Alberto Mattoso; BELTRAN, Nelson Orlando; SONCINI, Maria Isabel; CASTILHO JR., Miguel. Metodologia do ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 207 p. (Coleção Magistério - 2º Grau. Série Formação Do Professor) ISBN 852490272 |
6 | HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 102 p. ISBN 857490154-7. |
7 | FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005. 213 p. ISBN 8521900058 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 8574902883. |
2 | MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 320 p. ISBN 85-249-0558-1. |
3 | SANTOS, Akiko; SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013. 342 p. ISBN 978-85-205-0645-5. |
4 | VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073. |
5 | PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8 |
6 | MENEGOLLA, Maximiliano; SANT´ANNA, Ilza Martins. Por que planejar@p0 como planejar@p1: currículo, área, aula. 7. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. 159 p. (Escola em debate). ISBN 8532607764. |
7 | MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 320 p. ISBN 85-249-0558-1. |
8 | ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 85-7490-136-9. |
9 | DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 364 p. (Coleção docência em formação : ensino superior) ISBN 852490858-0 |
10 | FERREIRA, Amauri Carlos. Ensino religioso nas fronteiras da ética: subsídios pedagógicos. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 63 p. ISBN 8532625495 |
obs:SANTA CATARINA. Decreto Nº 3882, de 28 de dezembro de 2005. Regulamenta o ensino religioso nas es colas de Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual. Florianópolis, 2005. Disponível em: http://leisesta duais.com.br/sc/decreto-n-3882-2005-santa-catarina-regulamenta-o-ensino-religioso-nas-escolas-de-ensino- -fundamental-da-rede-publica-estadual@p0q=Decreto%20N%C2%BA%203882/2005. DALAZOANA, K. (ORG). Processos e metodologias no ensino de ciências [recurso eletrônico] Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. file:///C:/Users/Cliente/Documents/E-book-Processos-e-Metodologias-no-Ensino-de-Ciencias.pdf |
Para a atenticação do plano de ensino |
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