PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Alfabetização e Numeralização IV |
0-18290 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Analisar a prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo. Reconhecer histórias plurais e práticas singulares de alfabetização. Compreender os aspectos específicos da pesquisa em alfabetização e sua interface com a educação. Desenvolver a capacidade de leitura da realidade escolar a partir de práticas de alfabetização. Conhecer práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com objetos de conhecimento descritos nos eixos da BNCC e Currículo Base do Território Catarinense. Retomar conceitos de números e operações, grandezas e medidas, geometria, álgebra e probabilidade e estatística. Identificar os objetos de conhecimento na BNCC e no Currículo Base do Território Catarinense. Elaborar práticas pedagógicas de numeralização a partir da literatura infantil. Elaborar plano de ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superação desses obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e práticas singulares de alfabetização. |
15 |
2 |
Pesquisa em alfabetização e sua interface com a educação. |
15 |
3 |
Leitura da realidade escolar a partir de práticas de alfabetização. |
10 |
4 |
4.1 NUMEROS E OPERAÇÕES: Números naturais e racionais (representação fracionária e decimal). Operações com números naturais e racionais contemplando os tipos: exato, aproximado, mental e escrito. |
20 |
5 |
5.1. ALGEBRA: padrões; sequencias numérica e em imagens, pensamento algébrico, generalizações e representação. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Unidade 1: Problematização. Exposição dialogada; leitura e interpretação coletivas; produção de textos individual e coletivo; trabalhos em grupo. Pesquisa bibliográfica. Unidade 2: Problematização: Leituras de textos previamente selecionados para debate em sala de aula. Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino na alfabetização. Unidade 3: Exposições dialogadas; Leituras; Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates; Problematização; leitura e interpretação coletivas; produção de recursos didáticos individuais e coletivos; trabalhos em grupo. Pesquisa bibliográfica Unidade 4: Estudo e leitura de texto. Elaboração de mapa textual. Pesquisa, Elaboração de exercícios e material didático, Seminário utilizando metodologias ativas para apresentação. Unidade 5: Estudo de texto. (Artigos e e-book) Vídeos produzidos pelos acadêmicos(as) e seleção dos disponíveis no YOUTUBE. Elaboração e resolução de exercícios utilizando tecnologias digitais. Elaboração de plano de ensino. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. |
|||||||||||
OUTRAS |
1- Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. 2- Em todas as unidades temáticas serão apresentados oficinas de práticas pedagógicas de alfabetização e de numeralização, envolvendo a literatura infantil. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
1. Seminário da leitura da realidade escolar a partir de práticas de alfabetização. |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
30/06/2025 |
|
|
||||
2.Pesquisa na escola sobre alfabetização. |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
30/06/2025 |
x |
30/06/2025 |
||||
3.Trabalhos individuais e coletivos em todas as unidades temáticas com elaboração de material didático. |
4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
30/06/2025 |
x |
30/06/2025 |
||||
4.Seminários de práticas pedagógicas e plano de ensino para os anos iniciais do ensino Fundamental. |
4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
13/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017. |
|||||||||||
2 |
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162 |
|||||||||||
3 |
TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1996. 293 p. ISBN 8508059515. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. Matemática: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. |
|||||||||||
2 |
LAGES, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação do Município de Lages, Conselho Municipal de Educação – CME. Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação De Lages/SC – DCSMEL. Educação Infantil Ensino Fundamental. Conforme Parecer 261/2021 em 14/05/2021. |
|||||||||||
3 |
SARMENTO, Manuel & GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. |
|||||||||||
4 |
SMOLKA, Ana Luiza. A dinâmica discursiva no ato de escrever: relações oralidade-escritura. In: SMOLKA, Ana Luiza B.; GOES, Maria Cecília Rafael de. A linguagem e o outro no espaço escolar. Vygotsky e a construção do conhecimento. 9. ed. Campinas: Papirus, 1993. |
|||||||||||
5 |
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 2019. |
|||||||||||
6 |
SMOLE, Kátia Stocco & Outros. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. |
|||||||||||
obs:Outras referências: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular- BNCC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br CARNEIRO, Reginaldo Fernando; SOUZA, Antonio Carlos de; BERTINI, Luciane De Fatima. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico]:práticas de sala de aula e de formação de professores / organização: Reginaldo Fernando Carneiro, Antonio Carlos de Souza, Luciane de Fatima Bertini. -- Brasília, DF : SBEM, 2018. -- (Coleção SBEM ; 11) 5 Mb ; PDF- ISBN 978-85-98092-52-2 |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |