PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Jose Batista da Rosa |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-20168 |
5º |
3 |
60 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Articular os conhecimentos teóricos e práticos direcionando-os para os pressupostos da Infância em construção. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer o processo de desenvolvimento da Infância em construção. Organizar metodologias intervencionistas com vistas ao desenvolvimento da infância. Gravar vídeo-aula com o tema "Descobrimento do Brasil" |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da Ementa |
08 |
2 |
Identidade Histórica da Infância. |
08 |
3 |
Criança - Ser Pensante. |
08 |
4 |
Concepções de Infância. |
08 |
5 |
Mundo da Criança - Família e Escola. |
08 |
6 |
Articulação do espaço da construção da infância escolar e as reflexões teóricas que embasam a formação pedagógica. |
20 |
undefined |
|
|
|
TOTAL DE HORAS |
60 h |
|
Estratégias:Exposição dialogada Trabalho em Grupo Textos Debates Slides Construção de roteiros extensionistas |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Internalizados e socializados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Práticas e metodológicas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Humanizadoras |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de conceituar |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Preparação do material de vídeo-aula |
1 2 3 |
x |
x |
x |
4.0 |
26/03/2025 |
x |
09/04/2025 |
||||
Gravação da vídeo-aula |
4 5 |
x |
x |
x |
4.0 |
21/05/2025 |
x |
18/06/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: Novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 2.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2000. 143 p. 19468 ISBN 857194702-3 |
|||||||||||
2 |
SILVA, Girlene Feitosa da. Formação de professores e as tecnologias digitais: a contextualização da prática na aprendizagem. Jundiaí: Paco, 2019. 197 p. ISBN 978-85-462-1989-6. |
|||||||||||
3 |
UNIPLAC. ; BORGES, Andréa Cristine; LIZ, Ivone de; OLIVEIRA, Maiura; DABBOUS, Mayessi. Vivenciando um novo olhar na relação professor X aluno. Lages: Ed. do Autor, 2003. 24 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRASIL Base Nacional Comum Curricular |
|||||||||||
2 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed.ampl. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 2005. 122 p. ISBN 853461273-0. |
|||||||||||
3 |
CRESWELI, John W |
|||||||||||
4 |
FREIRA, Paulo. Educação e Medança |
|||||||||||
5 |
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |