UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Jose Batista da Rosa


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-20168

3

60


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Articular os conhecimentos teóricos e práticos direcionando-os para os pressupostos da Infância em construção.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer o processo de desenvolvimento da Infância em construção. Organizar metodologias intervencionistas com vistas ao desenvolvimento da infância. Gravar vídeo-aula com o tema "Descobrimento do Brasil"


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da Ementa
Consenso das estratégias pedagógicas de trabalho
A Construção Social da Infância: uma outra história.

08

2

Identidade Histórica da Infância.
Pertencimento.
Identidade.
Cultura

08

3

Criança - Ser Pensante.
Zona de desenvolvimento proximal.
Zona de desenvolvimento potencial.
Protagonismo.
Objetividade e subjetividade.

08

4

Concepções de Infância.
Sujeito Histórico.
Sujeito da Educação.
Humanização x Desumanização.

08

5

Mundo da Criança - Família e Escola.

08

6

Articulação do espaço da construção da infância escolar e as reflexões teóricas que embasam a formação pedagógica.

20

undefined

 

TOTAL DE HORAS

60 h


Estratégias:Exposição dialogada Trabalho em Grupo Textos Debates Slides Construção de roteiros extensionistas


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalizados e socializados.

HABILIDADES

Práticas e metodológicas.

ATITUDES

Humanizadoras

OUTRAS

Capacidade de conceituar

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Preparação do material de vídeo-aula

1 2 3

x

x

x

4.0

26/03/2025

x

09/04/2025

Gravação da vídeo-aula

4 5

x

x

x

4.0

21/05/2025

x

18/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: Novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 2.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2000. 143 p. 19468 ISBN 857194702-3

2

SILVA, Girlene Feitosa da. Formação de professores e as tecnologias digitais: a contextualização da prática na aprendizagem. Jundiaí: Paco, 2019. 197 p. ISBN 978-85-462-1989-6.

3

UNIPLAC. ; BORGES, Andréa Cristine; LIZ, Ivone de; OLIVEIRA, Maiura; DABBOUS, Mayessi. Vivenciando um novo olhar na relação professor X aluno. Lages: Ed. do Autor, 2003. 24 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL Base Nacional Comum Curricular

2

BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed.ampl. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 2005. 122 p. ISBN 853461273-0.

3

CRESWELI, John W

4

FREIRA, Paulo. Educação e Medança

5

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática