PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fundamentos da Educação Infantil e Direitos da Infância |
0-20167 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Concepções de criança, infância e educação infantil. Histórico da educação infantil no Brasil. Política brasileira de atendimento à criança de 0 a 6 anos incompletos. Papel do Estado: políticas públicas em relação às crianças e as infâncias. Instituições educacionais para a infância de 0 a 12 anos, educação infantil, famílias e socialização das crianças. Crianças em contexto de vulnerabilidade social. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar conhecimento acerca dos fundamentos e dos direitos da infância e da educação infantil. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
I. Conhecer as concepções de criança, infância e educação infantil; II. Estudar o histórico da educação infantil no Brasil; III. Reconhecer as politicas brasileiras de atendimento à criança de 0 a 6 anos incompletos; IV. Identificar os marcos normativos dos direitos da criança, com ênfase para o Estatuto da Criança e do Adolescente; V. Tematizar as infâncias no Brasil e suas relações com o contexto educacional; VI. Problematizar diferentes condições de vida da criança em contextos de vulnerabilidade social; VI. Conhecer instituições que desenvolvem ações educativas com crianças na região do Planalto Catarinense; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino do semestre. |
04 |
2 |
Ainvenção da infância. |
04 |
3 |
A invenção da infância. |
04 |
4 |
Histórias de crianças no Brasil. |
12 |
5 |
Educação Infantil. |
04 |
6 |
O pedagógico na Educação Infantil. |
04 |
7 |
Jogos brinquedos e brincadeiras. |
08 |
8 |
Território do brincar. |
08 |
9 |
A construção dos direitos da criança e da Educação Infantil. |
08 |
10 |
Práticas e Direitos da Educação Infantil. |
08 |
11 |
Estudo do ECA. |
16 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos. |
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HABILIDADES |
Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica. |
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ATITUDES |
Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados |
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OUTRAS |
Processual e diagnóstica durante as aulas; na apresentação dos seminários, na participação das oficinas; na análise das produções escritas, na apresentação dos relatórios de pesquisa e, em uma avaliação escrita. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
TODAS |
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2.0 |
A definir |
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Seminários |
TODAS |
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3.0 |
A definir |
|
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Produção Textual |
TODAS |
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|
1 |
A definir |
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Atividades de cada unidade. |
TODAS |
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|
3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ABRAMOWICZ, Anete; WAJSKOP, Gisela. Educação infantil: creches : atividades para crianças de zero a seis anos. 2. ed. rev. São Paulo: Moderna, 1999. 112 p. ISBN 85-16-02341-9. |
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2 |
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1981. 279 p. 10198 ISBN 85-216-1079-3 |
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3 |
ESTATUTO da criança e do adolescente: (lei n.8.069/1990): lei de criação do conanda (lei n. 8242/1991). 2.ed. Brasília: Conand, 2002. 162 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 405 p. ISBN 8532630715 |
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2 |
MARIA A. AZEVEDO. A violência Doméstica na Infância e Adolescência. |
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3 |
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 2.ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2001. 210 p. ISBN 8587063162 |
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4 |
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 711 p. ISBN 8533620004 |
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5 |
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 2019. |
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6 |
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 2019. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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