UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Fundamentos da Educação Infantil e Direitos da Infância - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos da Educação Infantil e Direitos da Infância

0-20167

4

80


EMENTA

Concepções de criança, infância e educação infantil.

Histórico da educação infantil no Brasil. Política brasileira

de atendimento à criança de 0 a 6 anos incompletos. Papel

do Estado: políticas públicas em relação às crianças e as

infâncias. Instituições educacionais para a infância de 0 a

12 anos, educação infantil, famílias e socialização das

crianças. Crianças em contexto de vulnerabilidade social.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar conhecimento acerca dos fundamentos e dos direitos da infância e da educação infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I. Conhecer as concepções de criança, infância e educação infantil; II. Estudar o histórico da educação infantil no Brasil; III. Reconhecer as politicas brasileiras de atendimento à criança de 0 a 6 anos incompletos; IV. Identificar os marcos normativos dos direitos da criança, com ênfase para o Estatuto da Criança e do Adolescente; V. Tematizar as infâncias no Brasil e suas relações com o contexto educacional; VI. Problematizar diferentes condições de vida da criança em contextos de vulnerabilidade social; VI. Conhecer instituições que desenvolvem ações educativas com crianças na região do Planalto Catarinense;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do plano de ensino do semestre.
Educando o olhar.

04

2

Ainvenção da infância.

04

3

A invenção da infância.

04

4

Histórias de crianças no Brasil.

12

5

Educação Infantil.

04

6

O pedagógico na Educação Infantil.

04

7

Jogos brinquedos e brincadeiras.

08

8

Território do brincar.

08

9

A construção dos direitos da criança e da Educação Infantil.

08

10

Práticas e Direitos da Educação Infantil.

08

11

Estudo do ECA.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos.

HABILIDADES

Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica.

ATITUDES

Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados

OUTRAS

Processual e diagnóstica durante as aulas; na apresentação dos seminários, na participação das oficinas; na análise das produções escritas, na apresentação dos relatórios de pesquisa e, em uma avaliação escrita.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

TODAS

2.0

A definir

Seminários

TODAS

3.0

A definir

Produção Textual

TODAS

1

A definir

Atividades de cada unidade.

TODAS

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ABRAMOWICZ, Anete; WAJSKOP, Gisela. Educação infantil: creches : atividades para crianças de zero a seis anos. 2. ed. rev. São Paulo: Moderna, 1999. 112 p. ISBN 85-16-02341-9.

2

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1981. 279 p. 10198 ISBN 85-216-1079-3

3

ESTATUTO da criança e do adolescente: (lei n.8.069/1990): lei de criação do conanda (lei n. 8242/1991). 2.ed. Brasília: Conand, 2002. 162 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 3.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 405 p. ISBN 8532630715

2

MARIA A. AZEVEDO. A violência Doméstica na Infância e Adolescência.

3

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 2.ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2001. 210 p. ISBN 8587063162

4

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 711 p. ISBN 8533620004

5

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 2019.

6

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 2019.

obs:

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