PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Jaime Farias Dresch |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil |
0-20166 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. Planejamento: atividades, registro e avaliação. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos fundamentos, especificidades e diretrizes da Educação Infantil visando à formação docente inicial. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar as especificidades da proposta e das práticas pedagógicas na educação infantil e sua efetivação a partir das diretrizes curriculares. 2. Aprofundar conhecimentos sobre a organização dos tempos e espaços no cotidiano da educação infantil. 3. Reconhecer os principais aspectos envolvidos no planejamento pedagógico na educação infantil. 4. Relacionar os conhecimentos teóricos com a prática no contexto educacional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, |
12 |
2 |
Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. |
12 |
3 |
Planejamento: atividades, registro e avaliação. |
12 |
4 |
Prática como Componente Curricular. |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho em grupo – Proposta Pedagógica na Educação Infantil (4 h). |
Estratégias:Aulas expositivas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, leituras individuais e em grupos, dinâmicas em grupos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
A forma de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova Escrita |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalho em grupo: Proposta Pedagógica |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário em grupo |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Participação em aula e sínteses das aulas |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CORAZZA, Sandra Mara. Infância e educação. era uma vez.. quer que conte outra vez@p0 Petrópolis: Vozes, 2002. 204 p. (Coleção psicanálise e educação). ISBN 853262761-7. |
|||||||||||
2 |
FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. 204 p. (Coleção Fomar). ISBN 978-85-7963-120-7. |
|||||||||||
3 |
KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRASIL.Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
|||||||||||
2 |
BRASIL. Características do Referencial Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998. |
|||||||||||
3 |
FARIA, Sonimar C. História e política da educação infantil. In: FAZOLO, Eliane; CARVALHO, C. M. P.; LEITE, M. I. F. P.; KRAMER, Sônia (org.) Educação infantil em curso. Rio de Janeiro: Ravil, 1997. |
|||||||||||
4 |
GARCIA, Regina Leite (org.). Revisitando a pré-escola. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 167p |
|||||||||||
5 |
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Interdisciplinaridade na pré-escola: Anotações de um educador "on the road". 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1996. 100 p. (Série A Pré-escola Brasileira) 18739 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |