UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório II

0-20165

4

80


EMENTA

Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação

Infantil. Reflexão como fundamento das práticas

pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de

ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e

desenvolvimento do projeto de estágio.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar conhecimentos acerca da profissão docente na Educação Básica, com enfoque no exercício da pratica profissional da Educação Infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Compreender o estágio curricular obrigatório nas dimensões da prática docente no cotidiano da Educação Infantil. 2- Identificar o cotidiano da Educação Infantil, sua organização e as relações estabelecidas com as possibilidades da prática pedagógica. 3- Estabelecer relações com a docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender 4- Reconhecer a necessidade e importância do planejamento, registro, reflexão, socialização e avaliação para a intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1-Dimensões da prática docente no cotidiano da Educação Infantil
1.1- Dimensão profissional/institucional
1.2- Dimensão cognitiva
1.3- Dimensão filosófica
1.4- Dimensão política
1.5- Dimensão ética
1.6- Dimensão afetiva
1.7- Dimensão estética
1.8- Dimensão técnica
1.9- Dimensão pedagógica

10

2

Fundamento das práticas pedagógicas
Filosóficos
Sociológicos
Epistemológicos
Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender
Relações de ensino e aprendizagem
O trabalho docente
A prática pedagógica
Relações interpessoais em sala de aula

20

3

Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender
Relações de ensino e aprendizagem
O trabalho docente
A prática pedagógica
Relações interpessoais em sala de aula

40

4

Relatório de Estágio
Escrita do relatório dessa etapa do estágio curricular obrigatório e seminário para devolutiva da atuação em campo de estágio.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Problematização, trabalhos individuais e em grupos, pesquisa bibliográfica. pesquisa de campo , estudo dirigido, seminário. Intervenção na realidade, discussão em grupos. Observações participantes na realidade campo de estágio. Escrita do relatório dessa etapa do estágio curricular obrigatório.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil.

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades.

OUTRAS

Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Assiduidade, pontualidade e responsabilidade nas atividades.

Todas

2.0

A definir

Construção da proposta pedagógica/Projeto de estágio.

3

1.5

A definir

3

A definir

Atuação em campo de estágio (Observação participante e intervenção na Educação Infantil)

4

3.0

A definir

Relatório dessa etapa do estágio.

5

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536314761.

2

HELM, Judy Harris. O poder dos projetos. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788536312781.

3

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online.

2

CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Educação infantil: pra que te quero@p0. Porto Alegre: Artmed, 2018. Número de chamada: 372.21 C886e

3

OSTETTO, Luciana E. Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: 372.4 E21

4

OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. Número de chamada: 372.21 E56

5

PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. Número de chamada: 371.12 F723

obs:

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