UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Didática - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Didática

0-20164

4

80


EMENTA

Planejamento escolar. Conteúdos curriculares. Metodologia

de ensino e aprendizagem. Políticas de avaliação e

avaliação da aprendizagem.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as abordagens sobre educação e ensino, suas bases epistemológicas com rigorosidade acadêmica, desafiando o/a licenciando/a a problematizar, compreender, e analisar e, que gradualmente, se posicione sobre o ofício docente, em condições para o delineamento da prática educativa escolar com elementos técnicos e dados do contexto social, cultural, histórico e político.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. 2) Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. 3) Reconhecer a importância das políticas de avaliação da aprendizagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares.

40

2

Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula expositivo/ dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

. Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

. Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

1ª Avaliação -Plano de aula

1

x

x

x

2

20/03/2025

x

15/04/2025

2ª Avaliação - Análise de filme

1 e 2

x

x

x

3

24/04/2025

x

14/05/2025

3ª Avaliação - Prova Objetiva

1 e 2

x

x

3

12/06/2025

4ª Avaliação integrativa

1 e 2

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. 114 p. ISBN 85-326-0093-X.

2

ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 8574902883.

3

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CANDAU, V. M. Reinventar a escola. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

2

MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento. SÃO PAULO: CORTEZ. 2000.

3

MENEGOLLA, M. SANT’ ANNA, I. M. Por que planejar@p0 Como planejar@p1 SÃO PAULO: VOZES, 1999.

4

COMÉNIOS, João Amós. Didática magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1957. 525 p. 5205

5

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000.

6

SAVIANI, D. Escola e democracia. 37. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática