UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Tecnologia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Madalena Pereira da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Tecnologia da Educação

0-19419

2

40


EMENTA

Informática e educação. Sala de aula e as tecnologias digitais de informação e comunicação.


OBJETIVO GERAL

Mobilizar os(as) acadêmicos(as) para que utilizem as tecnologias educacionais como ferramentas de construção e meio de expressão dos diferentes saberes e fazeres na prática educativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir sobre o papel das tecnologias educacionais no contexto histórico, político e cultural; - Promover o ensino interativo e dinâmico, apoiados pelas tecnologias, numa perspectiva interdisciplinar, considerando o contexto sociocultural do aluno; - Identificar a possibilidade do uso de recursos computacionais disponíveis em unidades escolares com vistas ao desenvolvimento de novas competências e habilidades; - Discutir de que forma as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) e a inteligência artificial generativa podem ser abordadas no currículo da educação básica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Informática e educação: Tecnologias Sociais; objetos de aprendizagem; mídias na educação; modelo conceitual para aplicação das tecnologias na educação.

8

2

Informática e educação: Tecnologias Digitais; ambientes virtuais de aprendizagem; recursos digitais aplicados à educação; bioética.

8

3

Internet: redes sociais de educação; portais de busca sistemática na literatura; ferramentas de busca.

8

4

Sala de aula e as tecnologias digitais de informação e comunicação: letramento digital; sala de aula digital; recursos digitais para uso em sala de aula; tecnologias digitais – um olhar para o currículo da educação básica (educação infantil e fundamental).

8

5

Ferramentas de interação, colaboração e construção de objetos virtuais de aprendizagem. Inteligência artificial generativa na educação.

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX, DG, ARM; LAB. AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação será contínua no decorrer do processo.

HABILIDADES

A avaliação ocorrerá no desencadear da disciplina em relação a apropriação e construção do conhecimento em torno dos trabalhos compartilhados.

ATITUDES

As atitudes serão avaliadas no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposto na disciplina

OUTRAS

Não há

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1, 2, 3, 4, 5

x

x

x

2

A definir

Avaliação Prática com Tecnologias Sociais

1

x

x

x

2

A definir

Avaliação Prática com Tecnologias Digitais

1, 2, 3

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Trabalho Prático

1, 2, 3, 4, 5

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Atividades Práticas em Laboratório

1, 2, 3, 4, 5

x

x

x

1

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: como se transformar no profissional digital do futuro. 2. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597028140.

2

RAABE, André; ZORZO, Avelino F; BLIKSTEIN, Paulo (org.). Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Rio de Janeiro: Penso, 2020. 1 recurso online. (Tecnologia e inovação na educação brasileira). ISBN 9786581334048.

3

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. São Paulo: Erica, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788536522265.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARRETO, Flavio Chame. Informática descomplicada para educação: aplicações práticas para sala de aula. São Paulo: Erica, 2014.

2

CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello (org.). Língua brasileira de sinais e tecnologias digitais. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584291687.

3

DIAS-TRINDADE, Sara; MILL, Daniel. Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/336222798_Educacao_e_humanidades_digitais_aprendizagens_tecnologias_e_cibercultura.

4

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10. São Paulo: Erica, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788536530246.

5

TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais: mídias e tecnologias. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536522203.

obs:3a. Obra da Bibliografia Básica DIAS-TRINDADE, Sara; MILL, Daniel. Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2019.

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