PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Madalena Pereira da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Tecnologia da Educação |
0-19419 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Informática e educação. Sala de aula e as tecnologias digitais de informação e comunicação. |
OBJETIVO GERAL |
Mobilizar os(as) acadêmicos(as) para que utilizem as tecnologias educacionais como ferramentas de construção e meio de expressão dos diferentes saberes e fazeres na prática educativa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Refletir sobre o papel das tecnologias educacionais no contexto histórico, político e cultural; - Promover o ensino interativo e dinâmico, apoiados pelas tecnologias, numa perspectiva interdisciplinar, considerando o contexto sociocultural do aluno; - Identificar a possibilidade do uso de recursos computacionais disponíveis em unidades escolares com vistas ao desenvolvimento de novas competências e habilidades; - Discutir de que forma as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) e a inteligência artificial generativa podem ser abordadas no currículo da educação básica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Informática e educação: Tecnologias Sociais; objetos de aprendizagem; mídias na educação; modelo conceitual para aplicação das tecnologias na educação. |
8 |
2 |
Informática e educação: Tecnologias Digitais; ambientes virtuais de aprendizagem; recursos digitais aplicados à educação; bioética. |
8 |
3 |
Internet: redes sociais de educação; portais de busca sistemática na literatura; ferramentas de busca. |
8 |
4 |
Sala de aula e as tecnologias digitais de informação e comunicação: letramento digital; sala de aula digital; recursos digitais para uso em sala de aula; tecnologias digitais – um olhar para o currículo da educação básica (educação infantil e fundamental). |
8 |
5 |
Ferramentas de interação, colaboração e construção de objetos virtuais de aprendizagem. Inteligência artificial generativa na educação. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX, DG, ARM; LAB. AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação será contínua no decorrer do processo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
A avaliação ocorrerá no desencadear da disciplina em relação a apropriação e construção do conhecimento em torno dos trabalhos compartilhados. |
|||||||||||
ATITUDES |
As atitudes serão avaliadas no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposto na disciplina |
|||||||||||
OUTRAS |
Não há |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1, 2, 3, 4, 5 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Prática com Tecnologias Sociais |
1 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Prática com Tecnologias Digitais |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalho Prático |
1, 2, 3, 4, 5 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Atividades Práticas em Laboratório |
1, 2, 3, 4, 5 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: como se transformar no profissional digital do futuro. 2. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597028140. |
|||||||||||
2 |
RAABE, André; ZORZO, Avelino F; BLIKSTEIN, Paulo (org.). Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Rio de Janeiro: Penso, 2020. 1 recurso online. (Tecnologia e inovação na educação brasileira). ISBN 9786581334048. |
|||||||||||
3 |
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. São Paulo: Erica, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788536522265. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BARRETO, Flavio Chame. Informática descomplicada para educação: aplicações práticas para sala de aula. São Paulo: Erica, 2014. |
|||||||||||
2 |
CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello (org.). Língua brasileira de sinais e tecnologias digitais. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584291687. |
|||||||||||
3 |
DIAS-TRINDADE, Sara; MILL, Daniel. Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/336222798_Educacao_e_humanidades_digitais_aprendizagens_tecnologias_e_cibercultura. |
|||||||||||
4 |
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10. São Paulo: Erica, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788536530246. |
|||||||||||
5 |
TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais: mídias e tecnologias. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536522203. |
|||||||||||
obs:3a. Obra da Bibliografia Básica DIAS-TRINDADE, Sara; MILL, Daniel. Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2019. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |