PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Jose Batista da Rosa |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19424 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Articular Práticas Extensionistas com o Ensino e a Pesquisa de modo que as vivências possibilitem o protagonismo aos acadêmicos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Construir um Projeto de Intervenção capaz de oportunizar conhecimento pedagógico. Levar para a comunidade estudantil do Ensino Básico a reflexão da história da educação. Contextualizar através da contação de histórias educacionais o sentido social da construção do sujeito aprendente e ensinante. Adotar a metodologia da ação-reflexão-ação - "pensar, executar e avaliar". |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da Ementa e do contrato de trabalho |
02 |
2 |
Apresentação da proposta de construção do Projeto de Extensão para intervenção |
04 |
3 |
Elementos importantes para a construção de um projeto de extensão: título, objetivos (geral e específicos), justificativa, metodologia. avaliação. cronograma. |
06 |
4 |
Formação de grupos de trabalho para a construção coletiva do projeto de extensão |
06 |
5 |
Validação e consenso do projeto de extensão para a intervenção |
02 |
6 |
Definição de atores e personagens para a contação de histórias. |
06 |
7 |
Apresentação do projeto de extensão para a realidade educacional, seja no âmbito municipal, estadual ou particular. |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Apresentação inicial do componente |
Estratégias:Exposição dialogada. Projeção de material ilustrativo para a composição do projeto de extensão. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer conexões dos conceitos trabalhados e as prerrogativas das práticas extensionistas. |
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HABILIDADES |
Entender a importância da formação docente articulada com as práticas extensionistas. |
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ATITUDES |
Interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. |
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OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender a lógica do processo extensionista focado na realidade educacional. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Preparação e elaboração de vídeo-aula |
4, 5, 6 |
x |
x |
x |
4.0 |
25/03/2025 |
x |
08/04/2025 |
||||
Gravação da vídeo-aula |
7 |
x |
x |
x |
4.0 |
17/06/2025 |
x |
08/07/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Perfil da extensão universitária no Brasil. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, [19__]. 74 p. 6549 |
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2 |
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. Catálogo das atividades de extensão: UNIPLAC. Lages: SN Ltda, 1998. 23 p. |
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3 |
PENTEADO, Miriam Godoy; BORBA, Marcelo de Carvalho. A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olho Dágua, 2000. 79 p. ISBN 8585428694 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. |
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2 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
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3 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014. |
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4 |
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. |
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5 |
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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