UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Literatura Infanto Juvenil - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner, Danusia Apparecida Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Literatura Infanto Juvenil

0-19422

2

40


EMENTA

Literatura infanto-juvenil: teoria, prática e pesquisa. Literatura infanto-juvenil brasileira Contemporânea.

Literatura infanto-juvenil catarinense.


OBJETIVO GERAL

Formar o professor de literatura infanto-juvenil com capacidade de comunicação, abstração, análise e valorização da leitura literária como experiência estética e cultural, e para atuar de forma crítica e autocrítica na formação do leitor na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Abordar a literatura infanto-juvenil em seu contexto histórico e social. -Refletir sobre os conceitos e práticas relacionados ao ensino de literatura infanto-juvenil. -Orientar a escolha de obras literárias e abordagens de trabalho para propiciar um ensino democrático


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução: História da literatura infanto juvenil conceitos e funções; teoria da literatura

20

2

Conceitos e funções da literatura infanto-juvenil

10

3

Prática, didática e pesquisa em literatura infanto-juvenil

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas; leituras e discussões em sala; seminários; produções textuais; pesquisa e utilização de ferramentas digitais.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento do panorama histórico da literatura infanto juvenil e abordagem crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos e sociais das produções literárias, crítico do campo, bem como de metodologias de ensino e pesquisa de literatura infanto-juvenil

HABILIDADES

Leitura e interpretação; elaboração de resumos, sínteses críticas e textos autorais de acordo com o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício da profissão docente; leitura e interpretação de textos multimodais; aplicação prática dos conhecimentos adquiridos

ATITUDES

Engajamento no processo de aprendizagem e na construção de um repertório teórico-metodológico; dedicação nas produções escritas e orais; participação nas atividades em grupo: interesse, proatividade, colaboração, respeito à opinião dos colegas e capacidade de resolução de conflitos; respeito à diversidade; cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e qualidade do material finalizado; Responsabilidade e compromisso com os horários de chegada e saída.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Av1 - Grandes nomes da Literatura infantil e juvenil mundial

1

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Av2 - Leitura e interpretação - A importância do ato de ler - Paulo Freire

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Av3 - Atividades em sala

todas

x

x

x

0

A definir

Av4 - Seminário/síntese: Da primeira infância à leitura autônoma de histórias

2 e 3

x

x

x

1.0

A definir

x

x

x

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 15. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001. 366 p. (Literatura e teoria literária). ISBN 852190069-4.

2

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7.ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2005. 287 p. ISBN 8516026310

3

ZILBERMAN, Regina; CADEMARTORI, Lígia. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3.ed. São Paulo: Editora Ática, 1987. 160 p. (Ensaios) 11247 ISBN 8508004869


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

COLMER, Teresa. Introdução a literatura infantil e juvenil atual. São Paulo, Global; 2017

2

GALIARDI, Eliana. Contos de fadas. São Paulo: FTD, 2001

3

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1991. 189 p. (Pioneira-manuais De Estudo) 2410

4

GREGORIM FILHO, A literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. 2011

5

SILVA, Danusia. Representação da criança nas obras de Maria de Lourdes e Werner Zotz, 2003.

obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

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