PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Altamir Guilherme Wagner, Danusia Apparecida Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Literatura Infanto Juvenil |
0-19422 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Literatura infanto-juvenil: teoria, prática e pesquisa. Literatura infanto-juvenil brasileira Contemporânea. Literatura infanto-juvenil catarinense. |
OBJETIVO GERAL |
Formar o professor de literatura infanto-juvenil com capacidade de comunicação, abstração, análise e valorização da leitura literária como experiência estética e cultural, e para atuar de forma crítica e autocrítica na formação do leitor na educação básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-Abordar a literatura infanto-juvenil em seu contexto histórico e social. -Refletir sobre os conceitos e práticas relacionados ao ensino de literatura infanto-juvenil. -Orientar a escolha de obras literárias e abordagens de trabalho para propiciar um ensino democrático |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução: História da literatura infanto juvenil conceitos e funções; teoria da literatura |
20 |
2 |
Conceitos e funções da literatura infanto-juvenil |
10 |
3 |
Prática, didática e pesquisa em literatura infanto-juvenil |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas; leituras e discussões em sala; seminários; produções textuais; pesquisa e utilização de ferramentas digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimento do panorama histórico da literatura infanto juvenil e abordagem crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos e sociais das produções literárias, crítico do campo, bem como de metodologias de ensino e pesquisa de literatura infanto-juvenil |
|||||||||||
HABILIDADES |
Leitura e interpretação; elaboração de resumos, sínteses críticas e textos autorais de acordo com o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício da profissão docente; leitura e interpretação de textos multimodais; aplicação prática dos conhecimentos adquiridos |
|||||||||||
ATITUDES |
Engajamento no processo de aprendizagem e na construção de um repertório teórico-metodológico; dedicação nas produções escritas e orais; participação nas atividades em grupo: interesse, proatividade, colaboração, respeito à opinião dos colegas e capacidade de resolução de conflitos; respeito à diversidade; cumprimento de prazos de entrega de trabalhos e qualidade do material finalizado; Responsabilidade e compromisso com os horários de chegada e saída. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Av1 - Grandes nomes da Literatura infantil e juvenil mundial |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Av2 - Leitura e interpretação - A importância do ato de ler - Paulo Freire |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Av3 - Atividades em sala |
todas |
x |
x |
x |
0 |
A definir |
|
|
||||
Av4 - Seminário/síntese: Da primeira infância à leitura autônoma de histórias |
2 e 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
|
|
x |
x |
x |
|
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 15. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001. 366 p. (Literatura e teoria literária). ISBN 852190069-4. |
|||||||||||
2 |
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7.ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2005. 287 p. ISBN 8516026310 |
|||||||||||
3 |
ZILBERMAN, Regina; CADEMARTORI, Lígia. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3.ed. São Paulo: Editora Ática, 1987. 160 p. (Ensaios) 11247 ISBN 8508004869 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
COLMER, Teresa. Introdução a literatura infantil e juvenil atual. São Paulo, Global; 2017 |
|||||||||||
2 |
GALIARDI, Eliana. Contos de fadas. São Paulo: FTD, 2001 |
|||||||||||
3 |
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1991. 189 p. (Pioneira-manuais De Estudo) 2410 |
|||||||||||
4 |
GREGORIM FILHO, A literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. 2011 |
|||||||||||
5 |
SILVA, Danusia. Representação da criança nas obras de Maria de Lourdes e Werner Zotz, 2003. |
|||||||||||
obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013). |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |