UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Pedagogia - Currículos e Saberes - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Naiara Gracia Tibola, Juares da Silva Thiesen


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Currículos e Saberes

0-19423

2

40


EMENTA

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade.

Propostas curriculares alternativas.


OBJETIVO GERAL

Analisar a construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo, compreendendo as interrelações entre currículo, escola e sociedade, e investigando propostas curriculares alternativas que promovam uma educação transformadora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Compreender os fundamentos históricos, culturais e epistemológicos que sustentam a construção do currículo. b) Identificar as influências sociais e ideológicas presentes no desenvolvimento e na implementação dos currículos escolares. c) Estabelecer relações entre currículo, escola e sociedade, destacando os impactos mútuos no processo educacional. d) Investigar propostas curriculares alternativas, avaliando suas contribuições para uma educação mais equitativa e contextualizada. e) Promover reflexões críticas sobre a função social do currículo no fortalecimento de uma educação transformadora.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo.

14

2

Currículo, escola e sociedade.

12

3

Propostas curriculares alternativas.

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas; leituras de artigos e capítulos de livros; mesa redonda; debates; seminários e outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

2.0

A definir

Avaliação 01  - Trabalho escrito em grupo

1

2.0

2/20/2025

x

3/6/2025

Avaliação 02 – Seminário

1 e 2

2.0

4/17/2025

x

5/15/2025

Avaliação 03

2 e 3

2.0

5/29/2025

x

6/26/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998. 176 p. ISBN 858658421-5.

2

MACEDO, Elizabeth; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; MANHÃES, Luiz Carlos; ALVES, Nilda (org.). Criar currículo no cotidiano. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 101 p. (Série cultura, memória e currículo, v. 1). ISBN 978-85-249-0892-7.

3

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. 237 p. (Cultura, memória e currículo, 2). ISBN 8524908939.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

2

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2 ed, 9º reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

3

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

4

MENDONÇA, S. G. L. – A Crise de Sentidos e Significados na escola: A Contribuição do Olhar Sociológico. Cad. Cedes, Campinas, vol.31,n.85, p.341-357, set-dez.2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/LZRF5sQXq7cjb9SPxkWVgsz/abstract/@p0lang=pt Acesso em: 28 jan. 2025.

5

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2014.

6

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis, SC: Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense Acesso em: 28 jan. 2025.

7

THIESEN, Juares da Silva. O que há no “entre” teoria curricular, políticas de currículo e escola@p1. Educação, [S. l.], v. 35, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/7407. Acesso em: 28 jan. 2025.

obs:Outras bibliografias serão indicadas para leitura e atividades e estarão disponíveis no Google Sala de Aula. Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

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