PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Alfabetização e Numeralização I |
0-19420 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Metodologias de alfabetização e fundamentos da numeralização. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar compreensão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e dos fundamentos da numeralização e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e construção do número na educação básica. 2) Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. 3) Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. 4) Identificar, no processo histórico as diferentes etapas que precedem a aquisição do sistema decimal de numeração. 5) Desenvolver o pensamento numérico, relacionado à capacidade de contar, quantificar, julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. 6) Pesquisar brincadeiras e jogos como instrumento de construção e de regras para observar, contar e operar |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Método e metodologia |
40 |
2 |
2.1 História dos números: A construção do Número, invenções e convenções; Fontes históricas e cotidianas da construção do conceito de número. |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:Unidade 1: Leitura individual e coletiva, elaboração de conceitos, pesquisa de campo, filmes, vídeos, registros, comentários escritos, síntese, produção individual, seminários, problematização. Relatório de aulas. Unidade 2: Exposição dialogada; produção de texto; trabalhos em grupo. Pesquisas. Linha do tempo. Problematização. Oficinas e seminários de conteúdos e de metodologias de ensino de matemática. Uso de recursos audiovisuais; Produção de materiais pedagógicos. Apresentação de trabalhos utilizando as metodologias ativas: Sala de aula invertida, GO, GV. Elaboração de jogos e resolução de exercícios utilizando tecnologias digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos em questões apresentadas nas avaliações |
|||||||||||
HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. Relatório de aulas |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens. Conduta ética. Participação em sala de aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
seminários |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
1. Integrativa |
todas |
|
|
|
|
A definir |
x |
A definir |
||||
1. Alfabetização |
01 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
2. Alfabetização: Trabalho de pesquisa |
01 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
3.Textos e exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção de análise do pensamento numérico com uso de materiais didáticos |
02 |
x |
x |
x |
2.0 |
20/06/2025 |
x |
A definir |
||||
4.Pesquisas e participação em oficinas de jogos e de material didático pedagógico. |
02 |
x |
x |
x |
2.0 |
30/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: Como doís e doís a construção de matemática. São Paulo: Editora FTD S/a, 1997. 335 p. 23144 ISBN 853223548-4 |
|||||||||||
2 |
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2022. 377 p. ISBN 978-85-7244-958-8. |
|||||||||||
3 |
RAPOPORT, Andrea; SARMENTO, Dirléia Fanfa; NÖRNBERG, Marta; PACHECO, Suzana Moreira. A criança de 6 anos no ensino fundamental. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. 109p. ISBN 9788577060405. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KAMII, Constance; DECLARK, Geórgia. Reinventando á aritmética: implicações da teoria de piaget. 16. ed. Campinas: Papirus, 2001. 308 p. ISBN 85-308-0117-2. |
|||||||||||
2 |
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2001. 149 p. 6288 |
|||||||||||
3 |
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo; OLIVEIRA. LÓLIO LOURENÇO. Alfabetização: leitura do mundo : leitura da palavra. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002. 167 p. ISBN 852190525-4 |
|||||||||||
4 |
LOYO, Tiago et al. Fundamentos e metodologias de matemática. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029781. |
|||||||||||
5 |
ALSINA I PASTELLS, Àngel. Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdico-manipulativos: para crianças de 6 a 12 anos: metodologia. Curitiba: Base Editorial, 2009. 152 p. ISBN 978-85-7905-229-3. |
|||||||||||
obs:BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE 2017.Fonte: http://portal.mec.gov.br BNCC NA PRÁTICA Tudo que você precisa saber sobre Matemática. Fonte: www.BNCC.NOVAESCOLA.ORG.BR BARROS, Rubem. “É preciso ter vários métodos para alfabetizar", afirma especialista. Entrevista com Magda Soares 18 DE OUTUBRO DE 2016 - https://revistaeducacao.com.br/2016/10/18/e-preciso-ter-varios-metodos-para-alfabetizar-afirma-especialista CANDIDO, Patrícia Terezinha. O Ensino das quatro operações aritméticas a serviço de uma matemática com significado: Módulo II - 1.ed.. – São Paulo: Cidadela Comunicações: Interação Urbana, 2020. GIACOMIN, Letícia Melo. Alfabetização em destaque: resenha do livro alfabetização: a questão dos métodos |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |