PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia - Par781/17 |
PROFESSOR |
Christopher Corbellini |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Trabalho de Curso |
0-18629 |
9º |
1 |
20 |
EMENTA |
|||
Apresentação de trabalhos científicos. Apresentação do Trabalho de Curso. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar aos alunos as condições necessárias para a elaboração de um estudo teórico, prático e/ou trabalho de campo, dentro das normas técnicas que caracterizam a pesquisa científica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Propiciar aos acadêmicos a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e ao aprimoramento da capacidade de interpretação e de crítica. Oportunizar ao aluno a vivência das problemáticas do trabalho na área de Odontologia e a aquisição de experiência no processo de pesquisa científica. Aprofundar os conhecimentos na área de interesse do aluno. Atender, durante o processo de elaboração do TC, o Regulamento do Trabalho de Curso de Odontologia, aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUNI, na Câmara de Ensino, sob parecer 207/2012/CONSUNI e revisado em 2017. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação de trabalhos científicos |
4 |
2 |
Apresentação dos trabalhos de curso em banca |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
20 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 4 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: elaboração do trabalho de curso. |
Estratégias:Aula expositiva presencial e seminários |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento, conclusão e apresentação do trabalho de curso. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de desenvolver, supervisionar, avaliar e concluir uma pesquisa científica baseada em um projeto de pesquisa. Compreender o trabalho de curso como processo de produção do conhecimento. Relacionar os fundamentos metodológicos científicos com a formação acadêmica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação nas atividades da disciplina nos prazos estipulados Responsabilidade com procedimentos de pesquisa Organização nas informações coletadas e redigidas Curiosidade científica |
|||||||||||
OUTRAS |
____ |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Trabalho de Curso |
|
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Cumprimento das normas da disciplina |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Apresentação do Trabalho de Curso |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
OTANI, Nilo; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. TCC: métodos e técnicas. 2. ed., rev. atual. Florianópolis: Visual Books, 2011. 160 p. ISBN 978-85-7502-273-3. |
|||||||||||
2 |
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 133 p. ISBN 978-85-7605-156-5. |
|||||||||||
3 |
ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ensino e pesquisa em odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2001. 483 p. ISBN 85-7404-046-0. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BASTOS, Lília da Rocha et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 222 p. ISBN 9788521613565. |
|||||||||||
2 |
KOLLER, Sílvia Helena. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. ISBN 9788565848916 |
|||||||||||
3 |
SANTOS, Clovis Roberto dos. Trabalho de conclusão de curso: tcc. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 62p. ISBN 9788522108008 |
|||||||||||
4 |
ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. São Paulo: Artes Médicas, 2018. 707 p. ISBN 978-85-367-0273-5. |
|||||||||||
5 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 354 p. ISBN 978-85-97-02656-6. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |