PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia - Par781/17 |
PROFESSOR |
Tatiana Telo Marin, Katia Busato Moccelin Derossi, Claudia de Abreu Busato |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Clínica Infantil II |
0-18626 |
9º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Atendimento clínico odontológico integral da criança. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar ao acadêmico a realizar o atendimento infantil integralizado nas áreas da Odontopediatria e Ortodontia preventiva com visão humanista, técnico-científica, ética e social. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Atuar com procedimentos odontológicos com critérios técnico-científicos dentro dos padrões de biossegurança exigidos pelo curso de Odontologia Realizar o atendimento da criança e do adolescente de forma integral, objetivando a melhora da condição de saúde e oclusão. - Realizar o diagnóstico da doença cárie no seu mais amplo a atual conceito, de forma a orientar e preservar e recuperar a dentição do paciente de acordo com suas necessidades. -Identificar o estágio d o desenvolvimento da dentição e avaliar maloclusões na criança. - Distinguir as características de desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social da criança nas diferentes faixas etárias, - Ter entendimento sobre formas de atendimento odontológico do bebê relacionadas a prevenção a doença cárie e doenças bucais da primeira infância, maloclusões e orientações materno-infantis. - Aplicar adequadamente as técnicas de controle de comportamento infantil de acordo com a situação clínica e desenvolvimento da criança, - Perceber sinais de ansiedade e medo no paciente infantil e de sua família durante as consultas odontológicas, - Realizar e interpretar o exame clínico associado ao radiográfico no paciente infantil - Selecionar e aplicar técnicas anestésica para realização de procedimentos clínicos em odontopediatria - Realizar procedimentos cirúrgicos de menor complexidade na esfera da odontopediatria - Realizar isolamento absoluto em odontopediatria - Selecionar, manipular e aplicar adequadamente os materiais restauradores, preventivos (cimento ionômero), selantes em odontopediatria, - Reconhecer situações de emergências odontológicas em odontopediatria, - Diagnosticar manifestações bucais de doenças sistêmicas comuns na infância, - Diagnosticar alterações patológicas e não patológicas bucais e dentais comuns em crianças, - Executar procedimento de prevenção de doenças bucais (cárie e periodontal ) na criança, - Reconhecer hábitos bucais deletérios a saúde bucal, bem como suas causas, consequências e formas de tratamento, - Entender o significado de ortodontia preventiva e interceptativa e sua aplicação nas maloclusões. - Diagnosticar alterações oclusais na criança. - Conhecer e realizar técnicas endodônticas em dentes decíduos, - Diagnosticar e tratar os tipos de traumatismos e sequêlas na dentição decídua e dentadura mista - Realizar a reabilitação bucal do paciente infantil - Realizar diagnóstico e classificar as maloclusões nas diferentes etapas do desenvolvimento das dentições. - Saber classificar e indicar diferentes tipos de aparelhos utilizados na prevenção às maloclusões: mordida aberta, mordida cruzada, recuperadores e mantenedores de espaço. - Compreender a movimentação dental induzida. -Apinhamentos dentais conceitos, classificações e abordagens. - Compreender noções de cefalometria facial no diagnóstico ortodôntico. - Aplicar leituras científicas indicadas para maior compreensão e aprofundamento dos conteúdos. - Compreender a relação dos Maus Tratos na infância e adolescência. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estudo dirigido sobre procedimentos clínicos em odontopediatria e ortodontia |
4 |
2 |
Maus-tratos no infância e adolescência, o papel do cirurgião dentista na identificação e notificação. |
4 |
3 |
Odontologia para bebês |
4 |
4 |
Noções de cefalaometria |
4 |
5 |
Atendimento clínico de odontopediatria e ortodontia no paciente infantil |
64 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:APE – Atividades Práticas Extraclasse; ; LAB – Aula em Laboratório; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Informação, apropriação, compreensão dos conteúdos dos semestres anteriores em odontopediatriaa e Ortodontia Preventiva, Refere-se à capacidade de realizar as atividades de acordo com os princípios técnicos aceitos e referendados pela comunidade científica. Teste descritivo e aplicação dos conhecimentos na prática clínica. |
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HABILIDADES |
Inteligência, capacidade e conhecimento técnico- científico, destreza Lógica na escrita utilizando as principais idéias/conceitos estudados; -uso do padrão lingüistico; -argumentos bem desenvolvidos utilizando vocabulário próprio; -clareza conceitual; -afirmações sobre o assunto discutido, desenvolvendo boa argumentação; -relação das afirmações com prática social; -levantamento de outras problemáticas relacionadas ao tema, utilizando pontos de vista de autores diferentes; -humanização no atendimento à comunidade. INICIATIVA/DESPRENDIMENTO Refere-se à qualidade do estudante assumir-se em relação ao trabalho. Sem esperar ordens ou comandos, mantendo-se, entretanto, nos limites de sua competência e das regras que regem o funcionamento da equipe. Além disso, trata da busca de orientação, colocando o estudante numa postura de se apoderar do que ainda não lhe é totalmente familiar. CRIATIVIDADE E POSTURA CRÍTICA Refere-se à capacidade do estudante de problematizar o serviço, questionando-o em seu fazer e em sua conseqüência. Diz respeito a negar-se à resignação ou a aceitação do que se faz, porque assim está definido que o seja. Refere-se à busca de explicações e ao julgamento da satisfação das respostas que lhe são dadas aos estudantes. Diz respeito à capacidade de pensar e posicionar-se, somando a iniciativa de apresentar sugestões quando considera que alguma situação pode ser corrigida ou melhorada. |
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ATITUDES |
COMPORTAMENTO, RESPEITO, INTERESE, PARTICIPAÇÃO, ÉTICA Espera-se dos acadêmicos do curso, atitudes de respeito e ética para com os pacientes, colegas e professores; participação nas atividades teórico-prática propostas; e, domínio teórico-técnico dos conteúdos exigidos para o semestre. ASSIDUIDADE Diz respeito ao cumprimento da freqüência estabelecida para o desenvolvimento do estágio. PONTUALIDADE Refere-se à observância do horário definido para início e término da jornada de trabalho. DISPONIBILIDADE Traduz a postura do estudante em colocar-se predisposto a atender as demandas durante o atendimento ao paciente infantil, |
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OUTRAS |
Se necessário outras avaliações das atividades práticas e seminários poderão ser incluídas no decorrer do semestre |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Teórica |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
3.0 |
24/03/2024 |
x |
05/05/2025 |
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Avaliação Teórica |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
3.0 |
16/06/2025 |
x |
30/06/2025 |
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Avaliação Clínica |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
3.0 |
30/06/2025 |
|
|
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Avaliação Integrativa |
4 |
x |
x |
x |
1.0 |
10/06/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ASSED, Sada. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica. São Paulo: Artes Médicas, 2005. 1068 p. ISBN 85-367-0026-2. |
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2 |
KRAMER, Paulo Floriani; FELDENS, Carlos Alberto. Traumatismos na dentição decídua: prevenção, diagnóstico e tratamento. São Paulo: Santos, 2005. 311 p. ISBN 8572885188 |
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3 |
CORREA, Maria Salete Nahás Pires. Sucesso no atendimento odontopediátrico: aspectos psicológicos. São Paulo: Santos, 2002. 659 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FEJERSKOV, Ole. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2.ed. São Paulo: Gen, 2011. 615p. ISBN 9788572888608. |
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2 |
IMPARATO, José Carlos Pettorossi et al. Selamento de cárie: uma alternativa para tratamento de lesões de cárie em dentina. São Paulo: Santos, 2010. 131 p. ISBN 978-85-7287-809-7. |
|||||||||||
3 |
TOLEDO, Orlando Ayrton de. Odontopediatria: fundamentos para a prática clínica. 3. ed. São Paulo: Premier, 2005. 390 p. ISBN 85-86067-34-2. |
|||||||||||
4 |
VELLINI-FERREIRA, Flávio. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 8. ed. São Paulo: Santos Publicações, 2021. 567 p. ISBN 978-65-86699-16-6. |
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5 |
MILLET, Declan; WELBURY, Richard. Casos clínicos de ortodontia na odontopediatria. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 213p. ISBN 9788535248548 |
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6 |
GUEDES-PINTO, Antonio Carlos; BONECKER, Marcelo; RODRIGUES, Célia Regina Martins Delgado (org.). Odontopediatria. São Paulo: Santos, 2010. 446p. (Fundamentos de odontologia). ISBN 978-85-728-8755-7. |
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7 |
JANSON, Guilherme et al. Introdução à ortodontia. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013. ISBN 978-85-367-0185-1. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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