PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia - Par781/17 |
PROFESSOR |
Jean Gell Pires |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Aplicada à Odontologia |
0-18617 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Psicologia e ciência. Psicologia no contexto da odontologia. Humanização do atendimento aos pacientes. Aspectos psicológicos do atendimento odontopediátrico. Crescimento e desenvolvimento psicológico infantil. Aspectos psicológicos do atendimento a pessoas com deficiência e sistematicamente comprometidas. |
OBJETIVO GERAL |
Aprofundar conhecimentos da psicologia no âmbito odontologia, para assegurar o processo de humanização do atendimento em todas as etapas do desenvolvimento humano. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Diferenciar psicologia ciência de senso comum; - Contextualizar a psicologia no contexto da odontologia; - Reconhecer principais eixos sobre a humanização do atendimento; - Identificar crescimento e desenvolvimento psicológico infantil; - Caracterizar aspectos psicológicos do atendimento odontopediátrico; - Compreender as especificidades das pessoas com deficiência e sistematicamente comprometida para o atendimento odontológico; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Psicologia e Senso Comum |
02 |
2 |
Psicologia no contexto da odontologia |
04 |
3 |
Principais eixos sobre a humanização do atendimento |
8 |
4 |
Crescimento e desenvolvimento psicológico infantil |
8 |
5 |
Aspectos psicológicos do atendimento odontopediátrico |
8 |
6 |
Especificidades das pessoas com deficiência e sistematicamente comprometida para o atendimento odontológico |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimentos avaliados conforme participação nas aulas, busca de leituras complementares e avaliações escritas, relacionados aos aspectos psicossociais no âmbito das pessoas com deficiência/altas habilidades e suas especificidades. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Habilidades para trabalhos em grupos. Articulação da teoria com a prática relacionada à atuação da psicologia e pessoas com deficiência/altas habilidades. |
|||||||||||
ATITUDES |
Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, trabalho em grupo, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. Leitura sistemática dos textos trabalhados em aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos individuais e em grupos, seminários e participações; |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – ED - Estudo Dirigido |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
10/03/2025 |
x |
17/03/2025 |
||||
Avaliação 03 – EC – Estudo de Caso |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
07/04/2025 |
|
|
||||
Avaliação 04 – Avaliação teórica |
4,5 |
x |
x |
x |
2.0 |
05/05/2025 |
x |
15/05/2025 |
||||
Avaliação 05 – Seminário; |
6 |
x |
x |
x |
2.0 |
26/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação 06 - Participação e Frequência; Atividade Prática Extraclasse; mini Escritos; |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
02/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 1997. 319 p. ISBN 85-02-01212-6. |
|||||||||||
2 |
CORREA, Maria Salete Nahás Pires. Sucesso no atendimento odontopediátrico: aspectos psicológicos. São Paulo: Santos, 2002. 659 p. |
|||||||||||
3 |
SEGER, Liliana. Psicologia e odontologia: uma abordagem integradora. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Santos, 1998. 424 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires. Odontopediatria na primeira infância. São Paulo: Santos, 1998. 679 p. |
|||||||||||
2 |
FELDMAN, Robert S. Introdução à psicologia. 10. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788580554892. |
|||||||||||
3 |
MYERS, David G. Introdução à psicologia geral. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 533 p. ISBN 85-216-1186-2. |
|||||||||||
4 |
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo Martins Fontes 2003 |
|||||||||||
5 |
WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia: temas e variações. 7.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 605p. ISBN 9788522107049 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |