PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia Par052/22 |
PROFESSOR |
Ana Paula Vieira dos Santos, Ronald Luis Schenkel de Aquino |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Oclusão e Disfunção Temporo-Mandibular (DTM) |
0-20121 |
5º |
3 |
60 |
EMENTA |
|||
Fundamentos de oclusão e posições mandibulares. Movimentos mandibulares. Trauma oclusal. Tipos de oclusão. Oclusão estática e funcional. Diagnóstico e terapêutica oclusal. Articulador semi-ajustável. Dimensão vertical. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar o aluno a compreender a oclusão e integrar seu conhecimento as demais especialidades odontológicas.? |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Manipular corretamente os materiais de uso odontológico utilizados nas etapas moldagem de pacientes; 2) Executar em modelos de gesso os moldes confeccionados; 3) Desenvolver habilidade de gesso os moldagem de ASA. 4) Confeccionar dispositivo interoclusal. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fundamentos de oclusão |
3 |
2 |
Dimensões oclusais, posicionamentos anatômicos ATM . Movimentos bordejantes. Interdisciplinaridade. |
15 |
3 |
Parafunção. DTM. Moldagem. Aparelhos Interoclusais. ASA. |
18 |
4 |
Atividades práticas |
12 |
5 |
Atividades avaliativas |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
60 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno deverá ter o domínio dos conteúdos explanados tanto nas aulas teóricas como nas práticas de Oclusão. |
|||||||||||
HABILIDADES |
aluno deverá ter a habilidade de realizar na pré-clínica os procedimentos fundamentais para a oclusão, tais como: correta manipulação dos materiais odontológicos utilizados em modelos de estudo e trabalho, montagem de articulador semi-ajustável, confecção de JIG, entre outros.? |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno deverá respeitar critérios atitudinais como: Pontualidade e responsabilidade, assiduidade, comprometimento, organização e disponibilidade do material solicitado, postura ética e crítica, biossegurança, entre outros. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação teórica I |
1,2 |
x |
x |
|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação teórica II |
1,2,3 |
x |
x |
|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
|
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
Avaliação prática |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ASH, Major M.; RAMFJORD, Sigurd Peder; SCHMIDSEDER, Josef. Oclusão. 2. ed. São Paulo: Santos, 2001. 195 p. ISBN 8572881441. |
|||||||||||
2 |
CARDOSO, Antônio Carlos. Oclusão: para você e para mim. São Paulo: Santos, 2019. 236 p. ISBN 978-85-7288-364-1. |
|||||||||||
3 |
MACIEL, Roberto Nascimento. Oclusão e atm: Procedimentos clínicos. São Paulo: Santos, 1998. 397 p. 22285 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CARDOSO, Rielson José Alves; GONÇALVES, Elenice Aparecida Nogueira. Oclusão/ATM, prótese: prótese sobre implantes, prótese bucomaxilofacial. São Paulo: Artes Médicas Sul, 2002. 587 p. ISBN 857404057-6 |
|||||||||||
2 |
GROSSMANN, Eduardo; PAIVA, Helson José de; PAIVA, Angela Maria Fernandes Vieira de. Dores bucofaciais: conceitos e terapêutica. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536701943. |
|||||||||||
3 |
OKESON, George P. Tratamento das desordens temporomandibulares e oclusão. 4. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2000. 500 p. ISBN 85-7404-036-3. |
|||||||||||
4 |
MARTINS FILHO, Casimiro Manoel; MOLLERI, Roberto Rogério. Oclusão: uma questão de princípios. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2007. 142 p. |
|||||||||||
5 |
REBELLO, Iêda Margarida Rocha Crusoé; CAMPOS, Paulo Sérgio Flores; RUBIRA, Izabel Regina Fischer; PANELLA, Jurandyr; MENDES, Carlos Maurício Cardeal. Avaliação da relação entre o ângulo horizontal do côndilo e o desarranjo interno da ATM, por meio de ressonância magnéti. Pesquisa Odontológica Brasileira, São Paulo, p.176-182. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |