PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Odontologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Odontologia Par052/22 |
PROFESSOR |
Michelle Cristina Erckmann |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Terapêutica |
0-19418 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Introdução à terapêutica odontológica. Vias de administração dos fármacos. Legislação e receituários. Anestésicos locais. Analgésicos. Antiinflamatórios esteroidais e não esteroidais. Antibióticos. Protocolos medicamentosos em odontologia. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar conhecimentos teórico/práticos a respeito da terapêutica medicamentosa, sua prescrição e uso na odontologia. Estudar a forma correta de prescrição e os principais fármacos usados em odontologia. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver o aprendizado quanto à prescrição terapêutica em odontologia; Propiciar o domínio das formas de prescrição e os tipos de receita; Promover a aquisição de conhecimentos que permitam um bom aproveitamento perante as disciplinas do círculo profissional; Identificar a compreensão dos aspectos históricos e evolutivos da Terapêutica odontológica; Contextualizar os conhecimentos de terapêutica à prática odontológica; Proporcionar correta aplicação de medicamentos nas diversas práticas odontológicas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino. |
02 |
2 |
Vias de Administração dos Fármacos |
04 |
3 |
Prescrição e Legislação em Odontologia |
06 |
4 |
Dor. |
6 |
5 |
Antiinflamatórios Esteroidais e Não Esteroidais |
06 |
6 |
Antibióticos |
06 |
7 |
Protocolos terapêuticos em Odontologia |
06 |
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TOTAL DE HORAS |
36 h |
*Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 04 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminários sobre Terapêutica Odontológica. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEXS - Aula expositiva dialogada síncrona; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Serão avaliados através de provas teóricas, atividades individuais e em grupos, relatórios, participação e exposição em seminário, qualidade das atividades, avaliando a capacidade de correlação entre teoria e prática profissional, levando em consideração a assimilação, reflexão, participação e interesse dos acadêmicos. |
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HABILIDADES |
Correta aplicação dos medicamentos em odontologia nas suas diversas áreas de ação e a interação com outros medicamentos. |
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ATITUDES |
Capacidade de participação e aplicação dos conhecimentos adquiridos (análise e síntese dos conhecimentos) raciocínio crítico, participação em debates, contribuições relevantes, pontualidade e assiduidade nas aulas e na entrega de trabalhos solicitados; interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo; frequência, responsabilidade, manifestações, iniciativa e atitudes éticas. |
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OUTRAS |
Participação em eventos e cursos relacionados a área, criatividade e desempenho na disciplina. Não uso de celular e/ou qualquer dispositivo eletrônico. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Teórica I |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Prática |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Participação nas Atividades Propostas |
|
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Teórica II |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ANDRADE, Eduardo Dias de. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 3.ed. São Paulo: Artes Médicas Divisão Odontológica, 2014. ISBN 9788536702131 |
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2 |
FONTOURA, Renato Aló da. Terapêutica e protocolos medicamentosos em odontologia. São Paulo: Napoleão, 2013. 223p. ISBN 9788560842520 |
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3 |
YAGIELA, John A.; NEIDLE, Enid A.; DOWD, Frank J. Farmacologia e terapêutica para dentistas. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 717 p. ISBN 85-277-0527-3. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA. Manual de terapêutica: pediatria. Florianópolis , 1999. |
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2 |
BRUNTON, Laurence L; DANDAN, Randa Hilal; KNOLLMANN, Bjorn C. As bases farmacológicas da terapêutica Goodman e Gilman. 13. Porto Alegre: AMGH, 2018. Recurso online. |
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3 |
FREITAG, Jeffrey; MILLER, Leslie. Manual de terapêutica clínica. 23. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1983. |
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4 |
GOODMAN, Louis Sanford; GILMAN, Alfred; BRUNTON, Laurence L.: As bases farmacológicas da terapêutica. 11. ed. Rio de Janeiro: Mcgraw-Hill do Brasil , 2006. |
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5 |
LIMA, Darcy Roberto. Manual de farmacologia clínica, terapêutica e toxicologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. |
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6 |
NEDER, Antonio Carlos. Farmacoterapia para cirurgiões-dentistas. 5. ed. São Paulo: A. C. Nader, 1976. |
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obs:De acordo como Art º 2, parágrafo único, da resolução nº 435/2020, (...) o(a) aluno(a) ao ingressar na sala de aula aceita a gravação e que esta será disponibilizada no Google Classroom, e que sua reprodução fora deste ambiente é vedada. Email: erckmann@uniplaclages.edu.br |
Para a atenticação do plano de ensino |
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